A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Atividades Alternativas e Meio Ambiente - AV1

Pré-visualização | Página 1 de 2

1)
A Compensação Ambiental é um mecanismo legal para que as empresas retornem e minimizem os impactos que podem ser causados no ambiente a partir de “atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como os capazes sob qualquer forma, de causar degradação ambiental[1]”, de forma financeira, identificados no processo de licenciamento ambiental. Isto é, para cada ação x de uma empresa em determinada região, eles precisam recompensar um número y para aquele ambiente.
A Compensação Ambiental funciona com o princípio Poluidor-Pagador, uma espécie de indenização perante a Natureza: você utiliza-se de determinados recursos naturais e retorna isso para o ambiente, como uma forma de prevenção ao dano ambiental.
Num sentido mais amplo, a diretriz funciona como um incentivo para que as empresas pensem e realizem seus projetos já imaginando os possíveis danos ambientais e, com isso, reflitam sobre a posterior compensação. Essa demanda futura faz com que os projetos sejam pensados num cenário que evite e minimize os danos causados ao meio ambiente.
Disponível em: http://www.corredorecologico.com.br/imprensa/artigos/12/entenda-como-funciona-a-compensacao-ambiental-no-brasil
 
Acerca do tema, julgue as assertivas abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F):
 
( ) A metodologia de Compensação Ambiental apresenta uma espécie de objetivação ou valoração dos recursos naturais.
( ) A Compensação Ambiental trata-se de uma compensação financeira por um dano ocasionado por uma empresa ou empreendimento a uma determinada comunidade.
( ) Os impactos inevitáveis de grandes empreendimentos também são um exemplo de causas de Compensação Ambiental.
( ) Tal Compensação Ambiental trata-se de um pagamento voluntário por parte do empreendedor, sabendo de sua geração de impacto naquela localidade.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
· V - V - F - F
· b)
· V - F - F - F
· c)
· F - F - F- V
· d)
· V - V- V- F
· e)
· F - F- V - V
2)
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, tem como finalidade chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A data foi instituída na a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se todas as esferas da sociedade se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
A pesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples de sustentabilidade. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras. E o papel da escola nessa tarefa é fundamental. Dentro dos projetos possíveis dentro da escola há as opções mais simples de realização e consolidação da educação ambiental, quais sejam: criação de uma horta comunitária na escola, projeto de compostagem, projeto de compostagem, programa de reciclagem dos resíduos, programa de arborização, conscientização sobre o uso racional da energia elétrica e água.
 
Disponível em: http://www.olimpiada.fiocruz.br/educacao-ambiental-para-trabalhar-nas-escolas-educacaomg (com adaptações).
 
Acerca do tema, analise as assertivas abaixo:
 
I. Os programas citados na matéria são ótimas opções de práticas de educação ambiental dentro de escolas.
II. As ações de educação ambiental se restringem à idade infantil.
III. Tais práticas não são permitidas no ambiente educacional por não incentivarem a interdisciplinariedade da educação ambiental.
IV. As datas comemorativas ambientais são elaboradas de forma a possibilitar a intensa conscientização de toda a população com relação a preservação dos recursos ambientais.
São corretas as informações:
Alternativas:
· a)
· Contidas nas assertivas I e II
· b)
· Contidas nas assertivas II e III
· c)
· Contidas nas assertivas III e IV
· d)
· Contidas nas assertivas II e IV
· e)
· Contidas nas assertivas I e IV
3)
Conceitua-se Ecoturismo, o deslocamento de pessoas a espaços naturais delimitados e protegidos pelo Estado, iniciativa privada ou controlados em parceria com associações locais e ONGs. Pressupõe sempre uma utilização controlada da área com planejamento de uso sustentável de seus recursos naturais e culturais, por meio de estudos de impacto ambiental, estimativas da capacidade de carga e suporte do local, monitoramento e avaliação constantes, com plano de manejo e sistema de gestão responsável. É claro que todas as atividades previstas no turismo ecológico podem, em geral, ser realizadas, desde que rigorosamente observadas as restrições de uso desses espaços.
No Brasil, o ecoturismo, além de ser comumente confundido com o turismo ecológico, está até o momento circunscrito a poucos casos, levando em conta que as nossas áreas de conservação e proteção ambiental ainda não dispõem de uma política integrada e de um planejamento estratégico de uso e ocupação voltados especificamente para o turismo.
 
MINISTÉRIO DO TURISMO. "Glossário do Turismo". Disponível em: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/gloss%C3%A1rio-do-turismo/886-e.html. Acesso em 01 de dezembro de 2018.
 
Em relação ao ecoturismo e às áreas protegidas, julgue as assertivas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F):
 
( ) As áreas protegidas brasileiras formais são os únicos ambientes que podem ser explorados pelo ecoturismo.
( ) As atividades ecológicas, tais como trilhas, saltos de rapel, tirolesas são uma ótima oportunidade para os profissionais de estabelecer seu primeiro negócio, estimulando a preservação ambiental, a sustentabilidade, a economia local e o empreendedorismo.
( ) As atividades recreativas e de contemplação da natureza não são tão rentáveis quanto as atividades recreativas em espaços confinados, assim como não há regulamentação para as mesmas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
· V - V - V
· b)
· F - F - F
· c)
· V - F - V
· d)
· F - V - V
· e)
· V - V - F
4)
O Clube de Roma era formado por um grupo de trinta especialistas de várias áreas para discutir a crise atual (da época) e futura da humanidade. O relatório apresentava modelos globais baseados nas técnicas de análise de sistemas projetados para predizer como seria o futuro caso houvesse modificações ou ajustes nos modelos de desenvolvimento adotados. O documento condenava a busca incessante do crescimento econômico a qualquer custo.
Os resultados da análise desse documento foram levados à Conferência de Estocolmo, em julho de 1972. Ali estiveram reunidos representantes de 113 países para a Conferência da ONU sobre o Ambiente Humano. A Conferência de Estocolmo gerou a Declaração sobre o Ambiente Humano, que estabeleceu o Plano de Ação Mundial e recomendou que deveria ser desenvolvido um Programa Internacional de Educação Ambiental com o propósito de educar o cidadão comum para a compreensão dos mecanismos de sustentação da vida na Terra.
Cabe ressaltar que anteriormente a esses eventos e convenções, a questão ambiental era incipientemente ou nada discutida.
Com base no contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
· O movimento ambientalista, iniciado em 1970, em decorrência dos eventos supracitados não tem ligação alguma com as práticas de sustentabilidade atuais.
· b)
· As décadas que se sucederam não promoveram ampliação da discussão da questão ambiental mundialmente.
· c)
· A realidade de urbanização atual apresenta uma aliada ao convívio com a natureza, sendo essa inserção no ambiente natural algo muito comum nas cidades brasileiras.
· d)
· Ao se tornar uma bandeira da virada “crítica”, o “alternativo” cria uma associação direta entre a concepção crítica e a necessidade subversiva da contestação dos