Buscar

Teste de Conhecimento 07- História do Brasil Republicano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: 
	04/05/2021
	
	2021.1 EAD
	Disciplina:  - HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 
	
	
	 
		1
          Questão
	
	
	Estudos mais recentes sobre a predominância das oligarquias de São Paulo e Minas Gerais na política nacional durante a Primeira República, relativizam a supremacia destes dois estados afirmando, entre outras coisas:
		
	
	A importância da Política dos Governadores como elemento de integração entre os chefes locais, os governadores estaduais e o Executivo, porém, apontam o papel decisório do Rio de Janeiro, capital da República.
	 
	A inexistência de solidez do pacto entre SP e MG, mesmo sendo a Política dos Governadores importante elemento de integração entre oligarquias. Em algumas conjunturas o Rio Grande do Sul se apresentou como parceiro preferencial para os mineiros.
	
	Com a Política dos Governadores houve uma redistribuição de poder político entre as oligarquias do Norte e Nordeste, embora ainda preponderassem as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais.
	
	A Política dos Governadores funcionou de forma precária. Na verdade houve uma subordinação total dos estados brasileiros aos interesses da oligarquia rural de São Paulo.
	
	O Rio Grande Sul teve papel preponderante na política nacional, tornando-se importante aliado dos paulistas, em detrimento dos mineiros.
	Respondido em 04/05/2021 11:01:58
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Devido a grave crise econômica na qual o Brasil se encontrava, o recém eleito presidente Campos Sales viajou para a Inglaterra para negociar a dívida brasileira e assinou, em 1898, um acordo com os principais credores do Brasil. Segundo os termos do acordo, o governo brasileiro adquiria um novo empréstimo no valor de 10 milhões de libras e em troca se comprometia a adotar uma rígida política de austeridade econômica, o que na prática significava o controle dos gastos públicos e a elevação dos impostos. Tal acordo ficou conhecido como:
		
	
	Política de Valorização do Café
	 
	Funding Loan
	
	Convênio de Taubaté
	
	Degola
	
	Política dos Governadores
	Respondido em 09/05/2021 21:45:42
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	A respeito das primeiras décadas da indústria no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. os negócios bem sucedidos do café geraram a ideia de que o Brasil tinha uma vocação agrícola e sua economia devia se basear na exportação dos produtos primários levando os governos da Primeira Republica a dificultar extremamente qualquer atividade industrial.
II. os próprios excedentes de capital produzidos pela agro exportação de produtos primários possibilitaram o desenvolvimento da atividade industrial. O Estado brasileiro não foi um adversário da indústria em suas origens, mas não se empenhou em promover uma política deliberada de incentivo;
III. a Primeira Guerra Mundial foi um período de crescimento industrial, pois a guerra naval provocou escassez de importados, incentivando fortes investimentos na criação de fábricas;
IV. a nascente indústria brasileira tinha um perfil bem claro, sendo especializada principalmente no ramo dos bens de consumo não duráveis, como o têxtil e o alimentar, voltados basicamente para o mercado interno.
São corretas, SOMENTE, as opções:
		
	
	I, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	II e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	Respondido em 09/05/2021 21:47:11
	
Explicação:
A resposta correta é aquela apresentada pela letra "c". Podemos perceber, por exclusão, que a primeira afirmativa não é verdadeira porque uma parte da aula online 7 nos ensina, entre outras coisas, que ¿não se pode dizer que o governo tenha adotado um comportamento antiindustrialista.¿ (tela 11). O restante das afirmativas corretas pode ser verificado e aprofundado na tela 10, na continuação da tela 10 e na tela 11, todas da aula online 7.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Durante a Primeira República a imigração europeia para o Brasil foi bastante volumosa e exerceu um grande impacto na formação do Brasil contemporâneo. Sobre as condições de vida e trabalho desses imigrantes, apenas NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	A relação entre os imigrantes e os proprietários era lucrativa para ambos os grupos, o que tornou essa relação harmoniosa e duradoura por todo o período, deixando de existir apenas em 1930.
	
	O incentivo à imigração não foi uma novidade estabelecida pelos governos republicanos, já fazia parte dos planos das elites proprietárias desde o início da década de 1870, com o fortalecimento do movimento abolicionista.
	
	No sistema de colonato não havia a divisão de lucros entre o proprietário e o trabalhador, os colonos praticamente não recebiam salários, mas poderiam utilizar a terra para produzir gêneros de interesse próprio, que poderiam ser destinados tanto à subsistência quanto ao comércio local.
	
	No sistema de parceria, o fazendeiro fornecia pequenos lotes de terra aos colonos, que podiam cultivar também alguns gêneros alimentícios e os imigrantes se responsabilizavam pelo cultivo do cafezal.
	
	A principal função dos imigrantes seria ocupar o lugar dos escravos e garantir que a abolição do trabalho compulsório não prejudicasse demasiadamente a economia brasileira.
	Respondido em 09/05/2021 21:48:29
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Em 1907, foi realizado o primeiro censo industrial no Brasil. O Censo registrou aexistência de 3.258 indústrias no nosso país: 33% estavam na capital federal, 16,5 no Estado de S. Paulo e 14,9 no Rio Grande do Sul. A grande maioria era ainda manufatura (...) A produção era bem variada. Havia fabricação de sapatos, chapéus, roupas, massas e alimentos, bebidas, carpintarias, serrarias, olarias, vidros, ferragens, velas e sabão, graxas, tintas e óleos... Mas já tínhamos também
grandes indústrias, principalmente no ramo de tecidos.
(RIBEIRO, Marcus et.al Brasil Vivo. vol. 2- A República. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 91)
A partir da leitura do documento acima e dos estudos que a História nos oferece sobre a industrialização brasileira no início do século XX, podemos dizer que:
		
	 
	a maioria das indústrias brasileiras se concentrava no sudeste brasileiro e era predominantemente voltada para a fabricação de tecidos e alimentos, sendo os nossos primeiros industriais emergentes da aristocracia cafeeira.
	
	as indústrias brasileiras eram, na sua maioria, pequenas fábricas de tecidos que se concentravam no sudeste do país e tinham como proprietários imigrantes europeus e brasileiros, esses últimos enriquecidos pela lavoura e comércio cafeeiro.
	
	 as indústriais no Brasil se concentravam na região sul do país, com uma fabricação diversificada de produtos e os primeiros industriais eram brasileiros que haviam enriquecido com fazendas de café.
	
	pelo primeiro censo, as indústrias brasileiras se espalhavam pelas diversas regiões do país e sua produção concentrava-se em tecidos, sendo os jovens industriais provenientes de Portugal e da Itália.
	
	foi uma iniciativa pessoal do Barão de Mauá, contando para isso com grande aporte de capitais ingleses.
	Respondido em 09/05/2021 21:50:41
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Sobre a relação entre o desenvolvimento industrial e a economia cafeeira durante a Primeira República podemos afirmar que:
		
	
	A principal fonte de mão-de-obra da indústria paulista teve origem nos antigos escravos libertos das áreas rurais.
	
	A burguesia industrial organizada questionava a política de proteção do café implementada pelo governo executivo
	
	A indústria beneficiou-se do capital gerado pela economia cafeeira reinvestindo-o na produção de bens de capital.
	
	A economia cafeeira foi o principal empecilho para o desenvolvimento da indústria.
	 
	A indústria brasileira, principalmente na área de São Paulo, teve seu desenvolvimento atrelado e subordinado ao capital gerado na economia cafeeira.
	Respondido em 09/05/202121:51:41
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	A política do café, durante a Primeira República:
		
	
	Atendeu exclusivamente aos interesses dos grandes grupos internacionais, através dos Planos de Defesa
	
	Chegou ao auge do protecionismo com o Convênio de Taubaté, passando depois a reger-se pelas leis do mercado
	 
	Procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto
	
	Pode ser equiparada à de outras produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa
	
	Foi dirigida pelo governo do Estado de São Paulo, enquanto o poder federal mantinha uma atitude distante e neutra
	Respondido em 09/05/2021 21:52:23
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	O chamado Convênio de Taubaté foi uma reunião entre os presidentes dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo para resolver problemas relacionados:
		
	
	À negociação do presidente da República, Campos Sales, com esses estados para obter deles apoio político.
	
	Ao apoio dos presidentes desses três estados, dentro do espírito da Politica de Governadores, à celebração do empréstimo (funding loan) com a Inglaterra.
	 
	A um plano para Valorização do Café cujas cotações estavam em queda devido à superprodução.
	
	A Política dos Governadores idealizada pelo presidente Campos Sales.
	
	Ao armistício para acabar com a revolta envolvendo Federalistas e Republicanos no Rio Grande do Sul..

Outros materiais