Buscar

SLIDE AULA 5

Prévia do material em texto

Teoria de Vygotsky
AULA nº 05
Prof. Ms. Cintia Marques
PROFESSOR AQUI
Enumere os estágios pelos quais, segundo PIAGET, passamos em nosso desenvolvimento cognitivo.
2. Em que estágio e após que idade as operações mentais se realizam sobre ideias, independente da percepção ou da manipulação de objetos?
3. Que nome PIAGET deu a impossibilidade da criança colocar-se no ponto de vista do outro quando este for diferente do seu?
RELEMBRANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA AULA ANTERIOR 
4. Descreva cada uma das fases propostas por PIAGET.
5. Em que idade, aproximadamente, e em que estágio, as operações da inteligência infantil se referem a objetos que necessitam ser manipulados?
RELEMBRANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA AULA ANTERIOR 
INTRODUZINDO O AUTOR 
Ao falarmos de desenvolvimento humano, hoje, não podemos deixar de citar o autor soviético Vygotsky. Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896, na Bielo-Rus, e faleceu prematuramente aos 37 anos de idade.
 O DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM VYGOTSKY
As crianças, desde o nascimento, estão em constante interação com os adultos, que ativamente procuram incorporá-las a suas relações e a sua cultura.
No início, as respostas das crianças são dominadas por processos naturais, especialmente aqueles proporcionados pela herança biológica.
 O DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM VYGOTSKY
É através da mediação dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tomam forma.
Inicialmente, esses processos são interpsíquicos (partilhados entre pessoas), isto é, só podem funcionar durante a interação das crianças com os adultos. À medida que a criança cresce, os processos acabam por ser executados dentro das próprias crianças — intrapsíquicos.
 O DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM VYGOTSKY
O desenvolvimento está alicerçado sobre o plano das interações.
Assim, a criança que deseja um objeto inacessível apresenta movimentos de alcançá-lo, e esses movimentos são interpretados pelo adulto como “desejo de obtê-lo”, e então lhe dá o objeto.
 O DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM VYGOTSKY
Todos os movimentos e expressões verbais da criança, no início de sua vida, são importantes, pois afetam o adulto, que os interpreta e os devolve à criança.
 APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY
Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não tivermos o outro, aquele que nos fornece os significados que permitem pensar o mundo a nossa volta.
APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY
O desenvolvimento não é pensado como algo natural nem mesmo como produto exclusivo da maturação do organismo, mas como um processo em que estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.
 APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY
O desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro. É no processo de ensino-aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura e o consequente desenvolvimento do indivíduo.
Para ele as influências sociais são mais importantes que o biológico.
 APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY
A aprendizagem da criança inicia-se muito antes de sua entrada na escola, isto porque desde o primeiro dia de vida, ela já está exposta aos elementos da cultura e à presença do outro, que se torna o mediador entre ela e a cultura.
 APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY
A criança vai aprendendo a falar e a gesticular, a nomear objetos, a adquirir informações a respeito do mundo que a rodeia, a manusear objetos da cultura; ela vai se comportando de acordo com as necessidades e as possibilidades.
 APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY
O aprendizado, quando adequadamente organizado, resulta em desenvolvimento mental, pondo em movimento processos que seriam impossíveis de acontecer.
Esses princípios diferenciam-se de visões que pensam o desenvolvimento como um processo que antecede à aprendizagem, ou como um processo já completo, que a viabiliza.
 APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY
A aprendizagem é, portanto, um processo essencialmente social, que ocorre na interação com os adultos e os colegas. O desenvolvimento é resultado desse processo, e a escola, o lugar privilegiado para essa estimulação. A Educação passa, então, a ser vista como processo social sistemático de construção da humanidade.
 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL 
Refere-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.
Nível de desenvolvimento real.
Nível de desenvolvimento potencial.
 NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL
O nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.
 NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL
Corresponde a tudo aquilo que a criança já consegue realizar sozinha. 
 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
É o lugar específico onde o professor necessita atuar. 
 INTERNALIZAÇÃO
Na internalização todos os processos intrapsiquicos- as formas de funcionamento cognitivo dentro do sujeito- constroem-se a partir dos processos interpsiquicos, ocorridos pela vivencia entre os sujeitos do mesmo grupo cultural. 
Internalizar a cultura, o conhecimento acumulado que o homem traz ao longo da sua história fazendo uma transformação para si. 
 PRESSUPOSTO DA OBRA DE VYGOTSKI
Um pressuposto básico da obra de Vygotsky é que as origens das formas superiores de comportamento consciente — pensamento, memória, atenção voluntária etc. Diferenciam o homem dos outros animais, devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém.
 FUNÇÕES SUPERIORES EM VYGOTSKI
A funções superiores pode ser caracterizadas como ações consequentemente controladas como atenção voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato e linguagem.
Esses processos são especialmente humanos, já que são historicamente e socialmente construídos. 
 PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES 
Vygotsky faz diferenciação entre os processos superiores classificando-os em :
Processos psicológicos superiores Avançados;
Processos psicológicos superiores Rudimentares;
PROCESSOS PSCICOLÓGICOS SUPERIORES RUDIMENTARES
Processos superiores rudimentares: São aqueles adquiridos na vida social mais ampla. 
EX: Linguagem Oral
PROCESSOS SUPERIORES AVANÇADOS 
Possuem um maior grau de uso do instrumento de mediação e são adquiridos em processos de instituídos de socialização específicos.
Exs:
-Os processos de escolarização não são aprendidos nós processos de socialização genéricos 
- Aquisição da leitura e da escrita.
O PAPEL DO OUTRO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM 
Em todas essas atividades está o “outro”. Parceiro de todas as horas, é ele que lhe diz o nome das coisas, a forma certa de se comportar; é ele que lhe explica o mundo, que lhe responde aos “porquês”, enfim, é o seu grande intérprete do mundo.
O PAPEL DO OUTRO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM 
A teria de Vygotsky de ZDP reforça a ideia de interação e dá ao professor a responsabilidade sobre o processo de ensino-aprendizagem .
As crianças aprendem não por soluções dadas pelos adultos, mas por uma construção sua, sob a orientação do professor. 
O PAPEL DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO
A escola surgirá, então, como lugar privilegiado para este desenvolvimento, pois é o espaço em que o contato com a cultura é feito de forma sistemática, intencional e planejada.
O professor e os colegas formam um conjunto de mediadores da cultura que possibilita um grande avanço no desenvolvimento da criança.
 VIGOTSKI E PIAGET
A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico;
Vygotsky, por outro lado, enfatiza o aspecto interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo,isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem as funções mentais superiores.
QUESTÕES PARA ESTUDO
Dentro da perspectiva de Vygotsky o docente exerce o papel de:
Quais são os tipos de níveis de desenvolvimento propostos por VYGOTSKY?
Para VYGOTSKY qual o papel da escola no processo de aprendizagem?
LEITURA COMPLEMENTAR
BEE, Helen; BOYD, Denise. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. Cap. 6. Desenvolvimento cognitivo I: estrutura e processo. 
REFERÊNCIAS
BOCK, A. FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

Continue navegando