Buscar

etica e democracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEMOCRACIA E ÉTICA NAS DIFERENTES CULTURAS
DUQUE DE CAXIAS
2020
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
A ética é muito importante pois desde a infância estamos sujeitos a influência de nosso meio social, por intermédio da família, da escola, dos amigos, dos meios de comunicação de massa, etc. 
Vamos adquirindo, aos poucos, ideias morais. É o aspecto social da moral se manifestando e, mesmo ao nascer, o homem já se defronta com um conjunto de regras, normas e valores aceitos em seu grupo social. 
É a forma com que o indivíduo age e m sociedade , determina se ele é uma pessoa ética ou anti ética. A pessoa é considerada ética quando possui um modo de vive r considerado social me n te bom. Para que tenhamos um convívio social harmonioso é imprescindível respeitarmos certas normas preestabelecidas pela sociedade na qual estamos inseridos. 
O comportamento ético é esperado tanto na vida pessoal, quanto na profissional. A postura ética é considerada, atualmente, como um dos quesitos mais importantes para que m almeja o sucesso Profissional.
 As escolhas feitas pelos indivíduos definem o sucesso ou o fracasso da imagem da pessoa no mercado de trabalho. Maus hábitos ou escolhas impensadas podem aniquilar ou edificar qualquer imagem profissional.
A toda hora os meios de comunicação anunciam que é preciso mais ética nas relações humanas, na política, na ciência, nas empresas, e em todos os âmbitos da vida.
Ética deve ser entendida como reflexão, estudo, moral dos se res humanos cuja legitimação se baseia na sua racionalidade, já que é impossível uma v ida social sem normas preestabelecidas para um convívio e m harmonia. Através da discussão democráticas de princípios da convivência humana, poderá ser estabelecida boas ou más condutas sociais e individuais, normas validas para todos que vive e m sociedade afim de alcançar a harmonia e felicidade humana. 
A ética é parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito dos fundamentos da v ida moral. Essa reflexão pode segui r as mais variadas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida.
A ética é importante para a boa estruturação de uma a sociedade, a sua falta p ode provocar autodestruição de uma sociedade. Hoje, a comunicação em massa, principalmente à televisão, é responsável por u m processo de degradação social com a transformação de vários valores ligados à vida, e ao modo como as pessoas se relacionarem.
A televisão tornou-se mais influente na transmissão de conceitos éticos e formação das pessoas, principalmente das crianças, do que a escola ou mesmo a família. Interessante perceber como tudo na tele visão é banal, banaliza-se a vida, a violência, o sexo, casamento, provocando assim, uma inversão de valores, que é prejudicial ao indivíduo e à sociedade.
Faz- se necessário, não uma censura, mas um maior controle, para que se já vinculada uma programação de qual idade na televisão, pois ela tem servido como um grande potencial de formador de opinião. Não é difícil perceber que os grandes apresentadores de programas em horários nobres, têm muito mais f orça política, social de influência, do que, os próprios políticos naturais e leitos, para não dizer os pais.
Democracia é o regime político e m que a sobe rani a é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta podemos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o p ode r é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas es tão com o p ovo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.
Democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou n o sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia- se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidade s de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos te m os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.
O conceito d e democracia foi evoluindo com o passar d o tempo, e a partir de 1688, em Inglaterra, a democracia era baseada na liberdade de discussão dentro do parlamento. 
De acordo com alguns filósofos e pensadores do século XVIII, a democracia era o direito do povo de escolher e controlar o governo de uma nação.
A democracia é uma forma de governo que se caracteriza pela soberania popular, ou seja, o poder emana do povo.
Há três tipos de democracia: democracia direta, representativa e participativa.
A democracia no Brasil possui um caminho tortuoso, mas passou a ser efetiva a partir de 1945.
Todo cidadão brasileiro tem direito à garantia dos direitos civis, políticos e sociais, descritos na Constituição de 1988.
Hoje a democracia no Brasil é plena, mas ainda está em construção, tendo em vista seu passado de autoritarismo e a dificuldade em conceder os direitos previstos da Constituição para todos os seus cidadãos.
Todo ser humano, por natureza é um ser social; pressupõem-se então o convívio em sociedade. Porém para se organizar uma sociedade é necessário a existência da política para se ter minimamente uma ordem social, após vários tipos de formas de governos, chegou-se à conclusão de que a democracia era a melhor de todas. Muitos dos indivíduos gostam e querem fazer parte das decisões sociais, fazendo parte da política; muitos se afastam e deixam que outros tomem decisões em seu nome, são os chamados marginalizados.
Todos, porém, constituem a gama de cidadãos de toda sociedade e para ter uma participação política efetiva, os cidadãos devem se organizar para a defesa de interesses comuns, adquirindo vez e voz. Estamos nos referindo à passagem do servilismo para o exercício da autêntica destinação da vida.
Pela associação de todos os cidadãos, manter-se-á viva a noção de que o ser humano convive e far-se-á a defesa da democracia como a forma de governo que permite essa efetiva participação. E, com ela, os membros da sociedade não esperarão o chamamento, pois estarão participando por livre e espontânea vontade.
Referencias:
https://www.sbcoaching.com.br/blog/etica/
https://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm
https://www.politize.com.br/democracia-o-que-e/
https://www.todamateria.com.br/democracia/
https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/etica-na-democracia-brasileira/

Continue navegando