Buscar

Estratégias de Leitura prova 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:676428) ( peso.
	1. Diante do ato de leitura, um dos fatores que lhe atribuem grande valor é a existência de um leitor atento aos problemas apresentados pelo texto: falhas, detalhes, pormenores, incoerências, fatos estes que, normalmente, não fariam diferença ao dito leitor comum. Mais do que isso, questões subjetivas também são percebidas por um leitor mais versado, que seja detentor de um conhecimento mais aguçado dos livros e dos textos, capaz de formular hipóteses a partir do que lê, um leitor que consiga compreender a essência do texto. Esse é o dito leitor crítico, o qual lê e, a partir do que lê, consegue construir significado. O leitor é capaz de criar o seu novo texto, tomando por base o que já leu, podendo, inclusive, manter discordância ou concordância com a ideia central do texto lido. Esta leitura diferencia-se da decodificação de sinais, a dita leitura mecânica. Tomando por base as informações acerca do leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ler criticamente significa ir além do significado primeiro, aparente, das palavras.
	
	b) O leitor crítico está despreocupado com o que está omitido nas palavras e nas frases do texto.
	
	c) Ao se efetuar uma leitura crítica, a preocupação ausenta-se do processo de construção de significados sobre o texto.
	
	d) A leitura crítica preocupa-se com aquilo que está aparente, com o significado visível das palavras.
	 
	 
	2.
	A leitura é utilizada em diversos locais e com diferentes finalidades. A formação do leitor inicia-se também na escola e se processa a longo prazo com a mediação do professor. O leitor crítico estabelece uma relação com a linguagem e suas significações, diferenciando-se do leitor que lê de maneira mecanizada. Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Para desenvolver a criticidade, a leitura não pode ser delegada somente à escola, deve ser uma parceria entre escola e família.
	
	b) A leitura crítica de um texto é a decodificação de sinais e a reprodução de informações.
	
	c) Para ler com criticidade, não há a necessidade de dominar as habilidades de estratégias que nos fazem compreender, basta decodificar as palavras.
	
	d) O leitor crítico lê as entrelinhas, sem estabelecer uma conexão com o autor do texto.
	3.
	Para Isabel Solé (1998, p. 49) "a leitura por prazer associa-se à leitura de literatura" e "é natural que isso aconteça, pois os textos literários, cada um em seu nível e no nível adequado dos alunos poderão 'enganchá-los' com maior probabilidade". No entanto, segundo a autora, "também é muito frequente que a leitura de um texto literário seja associada ao trabalho sobre esses textos - questionários de comentário de textos, análise da prosa etc. - que, por outro lado, é totalmente necessário". Nesse sentido, podemos perceber que a autora propicia uma discussão acerca das práticas de leitura de textos que, no âmbito escolar, estão relacionadas:
FONTE: SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
	
	a) Ao reducionismo interpretativo e facilitador da leitura dos textos literários.
	
	b) Ao prazer estético resultante do contato do leitor com os textos literários.
	
	c) Às estratégias de decodificação do texto literário que levam à construção de uma interpretação.
	
	d) Aos níveis contraditórios das atividades de leitura e escrita sobre os textos literários.
	4.
	A compreensão, a interpretação e os gêneros textuais são elementos que fundamentam o ensino e a aprendizagem da leitura. Essa construção é o grande desafio dos professores perante a formação de alunos leitores competentes. Sobre a leitura e a comparação entre textos, analise as seguintes afirmativas:
I- Para alcançar êxito perante as técnicas de leitura, é necessária a pesquisa, que fomenta a recriação do texto antigo para o novo, por exemplo.
II- A leitura em sala de aula deve focar a produção de sentido.
III- A leitura de livros literários desestimula os alunos, pois é carregada de significados antigos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa III está correta.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	5.
	Para Marcuschi "[...] é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente ao não ser por algum texto. Por isso,  "[...] para a noção de gênero textual, predominam os critérios de ação prática, circulação sócio-histórica, funcionalidade, conteúdo temático, estilo e composicionalidade [...]. Sendo assim, "é importante é perceber que os gêneros não são entidades formais, mas sim entidades comunicativas." Nesse sentido, a partir da concepção de gêneros textuais exposta pelo autor, analise as sentenças a seguir:
I- Todas as manifestações verbais da língua se realizam através de textos.
II- Os gêneros textuais são processos sociais de textualização rígidos e imutáveis.
III- Os gêneros textuais têm o mesmo grau de estabilidade e de identificação autoral.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros Textuais & Ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 22-36.
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	6.
	Aprender a ler não é só uma das maiores experiências da vida escolar. É uma vivência única para todo ser humano. Ao dominar a leitura, abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo. Baseado no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As atividades de leitura devem ser planejadas com objetivos definidos.
(    ) Levantar hipóteses, antecipar previsões e acontecimentos a respeito do texto a ser lido, baseado no gênero, título, subtítulo etc.
(    ) Selecionar sempre textos complexos, para estimular o senso crítico dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, Heloísa Cerri. Compreender, eis a questão! Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa/praticapedagogica/compreendereisquestao423576.shtml>. Acesso em: 26 set. 2013.
	
	a) V - V - F.
	
	b) F - V - V.
	
	c) V - F - V.
	
	d) F - F - V.
	7.
	Leia o poema a seguir:
não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino.
Segundo Kleiman, "a inferência se dá em decorrência do conhecimento de mundo e que é motivado pelos itens lexicais no texto". Sendo assim, a partir da leitura do poema de Paulo Leminsk, é possível inferir que:
I- No poema, o eu lírico demonstra estar inquieto com relação às surpresas do destino.
II- Nos últimos versos, a palavra pintar foi empregada no sentido conotativo, remetendo à ideia de aparecer.
III- A palavra assinar sugere concordância do eu lírico com os fatos inesperados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LEMINSKI, Paulo. Toda Poesia. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2013.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2000, p. 25.
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	A comparação de textos é uma atividade comumente aplicada em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Comparar textos similares, sejam eles paródias ou simplesmente textos que tratem do mesmo assunto, é uma estratégia bastante eficaz para auxiliar a desenvolver nos leitores a habilidade da argumentação e da criticidade. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comparar textos valoriza a leiturade textos literários. As intervenções do professor auxiliam na percepção de aspectos como recursos linguísticos, contexto e tema.
(    ) Antes da leitura dos textos que serão comparados, o professor pode fomentar nos alunos a curiosidade e, a partir da estratégia de previsão e antecipação, fazer com que eles conversem acerca do que ambos os textos tratarão.
(    ) A atividade de comparação de textos deve ocorrer somente nas séries finais, mais especificamente no Ensino Médio, pois os alunos, nesta etapa, já são proficientes.
(    ) A partir da comparação de textos, os alunos conseguem perceber a maneira como os acontecimentos são narrados nos textos. Neste caso, o professor pode questionar os alunos acerca das intenções do autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - V - F.
	9.
	A estratégia de comparação textual tem uma conexão direta com a intertextualidade, já que o leitor, quando lê um texto, faz relações com informações que vão além daqueles escritos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estímulo e a pesquisa são essenciais para que a comparação entre textos se efetive.
(    ) As comparações textuais não precisam ser planejadas pelo professor, elas devem acontecer espontaneamente na leitura em sala de aula.
(    ) Estratégias como a intertextualidade e a comparação entre textos facilitam a interpretação textual e a percepção de recursos linguísticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V.
	
	b) F - V - V.
	
	c) V - V - F.
	
	d) V - F - V.
	10.
	Para Mikhail Bakhtin, "cada enunciado é pleno de ecos e ressonâncias de outros enunciados com os quais está ligado pela identidade da esfera de comunicação discursiva. Cada enunciado deve ser visto antes de tudo como uma resposta aos enunciados precedentes de um determinado campo: ela os rejeita, confirma completa, baseia-se neles, subentende-os como conhecidos, de certo modo os leva em conta". Sobre a concepção de enunciado, proposta pelo autor, analise as sentenças a seguir:
I- O enunciado é uma atividade social, ou seja, uma unidade da comunicação discursiva e da interação entre os sujeitos.
II- O enunciado é constituído por um sistema linguístico formal abstrato, separado das ligações precedentes que o determinam.
III- O enunciado provoca atitudes responsivas e uma relação dialógica com outros enunciados da esfera da comunicação discursiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução do francês por Maria Ermantina Galvão; revisado por Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 297.
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As questões II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.

Continue navegando