Buscar

APS- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO (Alterado 1)

Prévia do material em texto

15
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
AISLAN DE JESUS
BARBARA VIEIRA MORSCHEL
GABRIEL SANTANA SIMAS
STEFANY RITHIELY SANTOS FERREIRA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
Atividade 1
Salvador- BA
2021
AISLAN DE JESUS
BARBARA VIEIRA MORSCHEL
GABRIEL SANTANA SIMAS
STEFANY RITHIELY SANTOS FERREIRA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
Atividade 1
Atividade prática supervisionada da matéria Fundamentos da Administração, apresentado à Universidade Salvador, como complementação da nota.
Orientador: Prof. Dr. Jair Nascimento Santos
Salvador- BA
2021
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	DESCRITIVO	5
2.1	LOGÍSTICA	5
2.2	COMPRAS	6
2.3	COMERCIAL	7
2.4	FINANCEIRO	9
2.5	PRODUÇÃO	10
2.6	COMERCIAL	11
2.7	QUALIDADE	13
2.8	RECURSOS HUMANOS	14
2.9	MARKETING	15
3.	CONCLUSÃO	16
4.	BIBLIOGRAFIA	17
INTRODUÇÃO
Para um funcionamento eficiente de uma empresa, a divisão de tarefas em setores, torna-se uma ferramenta ideal para alcançar bons resultados. De acordo com os recursos e o tamanho do negócio, as organizações podem adotar diversos tipos de funcionalidades (cabe a elas, analisar e escolher o tipo que mais favorece a instituição). 
É de extrema importância que estes setores estejam organizados e bem integrados, pois, isso acarreta nas possibilidades de alcançar seus objetivos. Nessa pesquisa, abordamos os principais setores da gestão comercial, entre eles: logística, marketing, comercial, compras, recursos humanos. Por fim, visando explorar as diferentes áreas funcionais em uma empresa, buscamos pontuar as principais funções de cada setor, dentro de uma organização.
DESCRITIVO
LOGÍSTICA 
O setor de logística de uma empresa tem a responsabilidade de organizar, direcionar e executar todo o processo de fluxo de informações e objetos, sejam eles físicos ou digitais.
Lucas Nogueira, é empregado da empresa Mercado Livre e executa a função de Gerente de Envios, no Centro de Distribuição, localizado na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Ele tem como obrigação: Realizar a conferência de remessas e encaminhar pacotes para as devidas colocações, a modo de manter a estrutura e a eficiência logística que é orientada pela empresa. 
No ponto de vista dele, a função que desempenha, é essencial para o funcionamento do setor, visto que, é extremamente importante que haja um profissional com a tarefa de intermediar a relação da empresa com os clientes. 
A atuação deste profissional vai muito além da lógica de encomendas, segundo Lucas, a empresa tem uma visão de qualidade de serviço e aproximação dos clientes, necessitando que haja uma série de cuidados e aperfeiçoamentos na programação da logística que normalmente é aplicada à maioria das empresas. Lucas, exemplifica o discurso anterior citando a seguinte frase: A logística do negócio nos ensina, a qualidade é que nos move. 
Após o turno de trabalho, a sensação de dever cumprido é o principal motivador para a realização das tarefas com um bom desempenho. “Todo o envolvimento com a equipe, que tem o dever de atender melhor e suprir a necessidade dos clientes gera uma sensação de confiança e parceria, não só com os colegas de trabalho, mas também com quem utiliza o serviço, isso me deixa muito feliz. ”
Trabalhar com logística é algo incrível para Lucas, além de levar para casa, todos os dias, a condição de organização, ele também leva a felicidade de realizar um “processo vitorioso”
COMPRAS
Responsável pelo abastecimento do estoque e das lojas, a principal função desse profissional é conferir o estoque e comprar de acordo com a demanda do produto evitando assim prejuízos, além disse o mesmo é responsável pelas negociações de compras.
José Erivelter, proprietário de uma rede de farmácias compartilhou um pouco sobre a sua função como comprador. O mesmo, diz que essa é uma das principais funções da sua loja, tão importante, que ele mesmo prefere realizar por tamanha responsabilidade. José como comprador tem contato com todos os seus fornecedores e sempre busca as opções mais acessíveis. Ele fala que, não adianta só comprar, precisa comprar produtos que tem rotatividade e menciona que no ramo da sua empresa, existem muitos prejuízos por conta de mal compras. Ele também, conta que a negociação é essencial para que seja uma boa compra. José costuma comprar diretamente com os fabricantes e vem tendo sucesso. As principais atribuições dele, é garantir que a sua loja esteja sempre com o estoque em dia, pois, a falta de produto, é uma péssima para a visibilidade para empresa perante ao cliente.
COMERCIAL
A área comercial é bastante competitiva, não só por conta da concorrência e, mas também, da capacitação de cada profissional que faz parte desse seguimento. O crescimento dessa função, na atualidade, é muito significativo. É notável uma grande quantidade de pessoas indo para esse ramo não só pela dificuldade de se empregar no mercado de trabalho, mas como também muitos utilizam dessa profissão para ter uma renda extra.
Para um profissional da área comercial é necessário se reinventar a cada dia, pois, o mercado exige que o mesmo seja capacitado, que saiba como atrair clientes para o seu seguimento, e ainda tenha um grande gozo em trabalhar com pessoas.
Um cliente quando vai adquirir qualquer que seja o produto ele não busca apenas preço. Ele busca qualidade, estar num ambiente em que te agrade, que se sinta o melhor possível e atraído ao entrar ali.
A fidelização tem se tornado uma pratica constante na área comercial. Uma grande parte de comerciantes visam trazer os seus consumidores o mais perto possível do ramo comercial em que eles estejam. São diversas as técnicas utilizadas para os consumidores se sentirem tentados e atraídos em comprar determinados produtos e, a estar naquele local.
A fidelização é tão importante que existem clientes mesmo sem precisão alguma de determinado serviço ou produto que a empresa oferte se deslocam até o local pelo simples fato de se sentirem acolhidos e bem atendidos naquele lugar.
Lucielen Oliveira, de 20 anos está no mercado comercial há alguns meses. A mesma, dentro de suas atribuições diárias visa atender os clientes da melhor maneira possível. A entrevistada fez os seguintes relatos: a sua rotina se inicia às 8:30h da manhã com a limpeza da loja, onde varre passa pano e mantém o espaço agradável e limpo para a recepção dos clientes às 9:00h, a loja é aberta. Realiza as vendas, administra o atendimento virtual através do WhatsApp, e alimenta a loja virtual no Instagram, com storys dos produtos, fotos abusando das ferramentas que a rede social oferta para expandir o seu negócio. Criando diversos conteúdos, que ensinam as clientes como utilizar os produtos, conservar, informa sobre a qualidade dos mesmos, e é claro fazer todo o marketing do seu negócio, contando também com a parceria de digitais influencers para a publicidade.
Na entrega dos produtos ela prepara tudo com muito carinho: embalagem organizada, cartinha e lembranças para os seus clientes. Além de, atendê-los com calma, paciência e carisma. Ela também realiza cursos on-line para a melhor administração do seu negócio, e sempre está em busca de melhores fornecedores.
Afirma que a área comercial requer estudo e criatividade, e acima de tudo inovação. Deve-se estar sempre em busca do que a difere da concorrência, saber articular o investimento, os gastos e o lucro sem dispensar o investimento do marketing. Por esse motivo, ela busca sempre atrair seus clientes não só pelos melhores preços e promoções, mas, sim por toda uma dinâmica bem elaborada para melhor satisfaze-los.
FINANCEIRO
As finanças de uma empresa precisam ser controladas para que haja uma organização na gestão do caixa, nesse momento, o setor financeiro entra com os seus atributos e realiza as ações necessárias.
Amanda, trabalha no setor de contabilidade da empresa Ghisolfi que atua no setor de logística e transportes. No seu cargo, de Contadora, é responsável pelo movimento do caixa, realizando os cálculos de contas a pagar, a receber, superávit ou déficit e folha de pagamento.
Paraela, um dos setores essenciais para o funcionamento correto da empresa é o setor financeiro, pois lá, “iremos descobrir se estamos no caminho certo e se todas as nossas ações estão sendo aproveitadas pela empresa e pelo mercado em que atua”.
Segundo a profissional, o setor financeiro local da sua empresa conta com funcionários específicos para cada atividade interna, possibilitando uma agilidade maior na contabilidade da empresa, apresentando maior precisão nos resultados obtidos. Ela informa também que não encontra adversidades na rotina, pois já possui os moldes gerados pela empresa, retirando a necessidade de criar um objetivo e podendo focar na realização da contabilidade.
PRODUÇÃO
O setor produtivo, também conhecido como setor técnico, é responsável pela elaboração dos insumos oferecidos ao cliente. Nele, é controlado a entrada e saída de mercadorias e a sua função, é garantir que a operação ocorra de forma eficiente e padronizada, com o menor uso possível de recursos.
Juliana Pereira, de 38 anos, atua no ramo de produção de doces, em uma confeitaria de Salvador, onde trabalha há 8 anos. Em sua entrevista, relatou que para o ramo alimentício, a produção é considerada a parte essencial para uma boa visão da empresa. Ela diz que, trabalhar nesta área, exige um grande cuidado e atenção, pois, a manipulação com alimentos (em especial, doces) deve ser feita de forma cautelosa e delicada. Além de, afirmar que o trabalho em equipe é extremamente fundamental para este setor, pois, o produto final, é uma soma de várias etapas dentro do processo produtivo. Ela também relata que, a inovação, deve estar sempre presente, afinal, a competitividade é realmente muito forte e se manter sempre com o mesmo cardápio, prejudica quanto a fidelização dos clientes. Por fim, ela diz que, é muito importante manter o padrão de qualidade elevado dentro deste setor, pois, na confeitaria, os doces, são o contato direto dos clientes com a empresa. E finaliza dizendo: “fazer doces é uma arte, que demanda muita técnica e dedicação. ”
COMERCIAL
A área comercial é bastante competitiva, não só por conta da concorrência e, mas também, da capacitação de cada profissional que faz parte desse seguimento. O crescimento dessa função, na atualidade, é muito significativo. É notável uma grande quantidade de pessoas indo para esse ramo não só pela dificuldade de se empregar no mercado de trabalho, mas como também muitos utilizam dessa profissão para ter uma renda extra.
Para um profissional da área comercial é necessário se reinventar a cada dia, pois, o mercado exige que o mesmo seja capacitado, que saiba como atrair clientes para o seu seguimento, e ainda tenha um grande gozo em trabalhar com pessoas.
Um cliente quando vai adquirir qualquer que seja o produto ele não busca apenas preço. Ele busca qualidade, estar num ambiente em que te agrade, que se sinta o melhor possível e atraído ao entrar ali.
A fidelização tem se tornado uma pratica constante na área comercial. Uma grande parte de comerciantes visam trazer os seus consumidores o mais perto possível do ramo comercial em que eles estejam. São diversas as técnicas utilizadas para os consumidores se sentirem tentados e atraídos em comprar determinados produtos e, a estar naquele local.
A fidelização é tão importante que existem clientes mesmo sem precisão alguma de determinado serviço ou produto que a empresa oferte se deslocam até o local pelo simples fato de se sentirem acolhidos e bem atendidos naquele lugar.
Lucielen Oliveira, de 20 anos está no mercado comercial há alguns meses. A mesma, dentro de suas atribuições diárias visa atender os clientes da melhor maneira possível. A entrevistada fez os seguintes relatos: a sua rotina se inicia às 8:30h da manhã com a limpeza da loja, onde varre passa pano e mantém o espaço agradável e limpo para a recepção dos clientes às 9:00h, a loja é aberta. Realiza as vendas, administra o atendimento virtual através do WhatsApp, e alimenta a loja virtual no Instagram, com storys dos produtos, fotos abusando das ferramentas que a rede social oferta para expandir o seu negócio. Criando diversos conteúdos, que ensinam as clientes como utilizar os produtos, conservar, informa sobre a qualidade dos mesmos, e é claro fazer todo o marketing do seu negócio, contando também com a parceria de digitais influencers para a publicidade.
Na entrega dos produtos ela prepara tudo com muito carinho: embalagem organizada, cartinha e lembranças para os seus clientes. Além de, atendê-los com calma, paciência e carisma. Ela também realiza cursos on-line para a melhor administração do seu negócio, e sempre está em busca de melhores fornecedores.
Afirma que a área comercial requer estudo e criatividade, e acima de tudo inovação. Deve-se estar sempre em busca do que a difere da concorrência, saber articular o investimento, os gastos e o lucro sem dispensar o investimento do marketing. Por esse motivo, ela busca sempre atrair seus clientes não só pelos melhores preços e promoções, mas, sim por toda uma dinâmica bem elaborada para melhor satisfaze-los.
QUALIDADE
Qualidade, é a área responsável pela eficiência, excelência e pelo comprometimento de que demandas sejam atendidas atuando em indústrias, atendimento, financeiro e até mesmo saúde, o profissional desse setor tem a responsabilidade de garantir a satisfação através de correções e monitoramentos.
O objetivo do profissional de qualidade, é entregar os melhores resultados, mas para isso o mesmo percorre um longo percurso, os profissionais precisam agir continuamente e é necessário está sempre inovando com atividades, monitorias, estudos, comparações e plano de ações.
O nosso entrevistado, Jonathas Wesley, supervisor de qualidade na empresa Atento que presta serviço ao banco Itaú, atuando na área há 7 anos, compartilhou que atualmente cuida de 5 setores, Chat varejo, Chat Contestação, Chat VIP, Chat Credicard e o Chat Clássicos que atualmente fica no site de Madureira no Rio de Janeiro. John (como ele prefere ser chamado), comentou que as suas principais atribuições é liderar a sua equipe de monitores onde os mesmo monitoram as interações dos analistas, hoje eles possuem 3 indicares que são: Nota de satisfação do cliente, retenção e tempo médio interação, o trabalho da equipe de monitores dele para garantir a entrega desses indicadores é a monitoria para localizar os ofensores sinalizando o seu líder para feedback e correção, em casos de reincidência medidas disciplinares são aplicadas, ele também falou um pouco das suas atribuições como líder onde contou que diariamente participa de reuniões e calibrações com líderes de operações, clientes do banco onde ele precisa apresentar os planos de ações para os seus ofensores, John fala que costuma levar também em suas calibrações exemplos de bons resultados disse que gosta de fazer ações com quem teve um bom resultado, uma forma de incentivar aqueles que ainda não conseguem entregar.
RECURSOS HUMANOS
O setor de recursos humanos é o equilíbrio entre a empresa e o colaborador, o profissional da área tem um papel extremamente importante e de grande responsabilidade.
Quando iniciamos um processo de entrada em um novo emprego o profissional de RH é o grande responsável desse momento, pois, ele cuida da seleção, admissão, treinamento e remuneração. O papel desse profissional é um ciclo que se inicia quando a empresa passa para ele o que busca onde junto com a equipe de seleção realizam os processos e encontram os candidatos onde, de acordo com o perfil do colaborar e o que empresa busca realizam etapas até chegar na admissão, após esse processo o profissional de RH tem função de orientar o colaborador sobre os seus pagamentos e benefícios, atividades motivacionais em prol do engajamento e melhorias de resultados também são executas por esses profissionais, quando chega o fim da jornada desse colaborador na empresa o mesmo é responsável pela parte da demissão onde cuida de todos os direitos e deveres do funcionário. É importante destacarque área não se resume apenas a um cargo, e sim a leque de opções como por exemplo: Recrutamento e seleção, definição de cargos e salários, desenvolvimento social e corporativo, gerenciamento de performance, treinamentos o objetivo é cuidar das pessoas de formas diretas e indiretas.
A entrevistada Edgley dos Santos de 41 anos formada na área a 2 anos e atuando na empresa, onde prefere não divulgar o nome, compartilhou que atualmente exerce sua função nas partes de recrutamento e seleção e gestão de pessoas. A mesma, nos contou que atua principalmente na melhoria de resultados onde precisa desenvolver ações motivacionais, reciclagens com novos treinamentos, ela menciona que também a parte mais difícil da sua profissão é ter que realizar demissões, principalmente quando é por motivos totais da empresa.
MARKETING
Marketing é área que cuida da divulgação de serviços e produtos. Atualmente é indispensável a presença desse profissional nas empresas.
O profissional desse departamento precisa ter um olhar analítico e estudar bem sobre o mercado de seus clientes. Monitorar as oportunidades, planejar as estratégias, se reinventar e construir matérias divulgações com a capacidade de atrair e fidelizar os consumidores são as suas principais atribuições. Com a expansão da área digital, essa categoria ganhou um grande espaço. Hoje, para a maioria das empresas, as redes socais é forma mais eficaz de encontrar consumidores para os seus produtos e serviços.
A Luciana Conceição Silva de 42 anos, nossa entrevistada, entrou no mercado há pouco tempo, onde deixou o seu emprego de Analista de relacionamento digital para se especializar na área e seguir carreira como assistente virtual de mídias sociais, atuando com empresas de pequeno porte e empreendedores individuais. Sua principal ferramenta de trabalho são as redes socias, onde, diariamente exerce a sua função com criação de templates, anúncios, enquetes e outros diversos tipos de propaganda, adequando de acordo com o perfil das empresas e seus clientes. Suas estratégias de marketing, atraem o público para o serviço ou produto. Em seu comentário sobre a sua profissão, ela diz que tudo é questão de saber como o público se sentirá atraído pelo o que é divulgado, e menciona que os anúncios nas redes sociais são extremamente importantes, para alavancar os resultados e converter anúncios em vendas.
CONCLUSÃO
Conclui-se que, mediante a pesquisas e relatos, fica evidente que as diversas áreas dentro das organizações, possuem suas funções e peculiaridades distintas e que a divisão de tarefas de forma organizada e eficiente, é a chave para o sucesso comercial de qualquer empresa. Em tese, todos os setores, devem se comunicar entre si, para que, juntos, efetuem o papel de alavancar e gerar um crescimento e/ou estabilidade dentro de uma instituição. Por fim, fica claro que, a ausência ou uma má distribuição de tarefas, pode comprometer a empresa e acarretar em uma má gestão comercial. 
BIBLIOGRAFIA
(s.d.). Fonte: https://inscricaoficr.catolica.edu.br/blog/mercado-trabalho-gestao-
ARMBURST, G. (6 de Abril de 2021). Recursos Humanos: o que é o RH, o que faz e tudo sobre. Fonte: Gupy: https://www.gupy.io/blog/recursos-humanos#:~:text=Recursos%20Humanos%20%C3%A9%20o%20conjunto,remunera%C3%A7%C3%A3o%20e%20benef%C3%ADcios%20aos%20trabalhadores.
Lucelma. (2 de Maio de 2018). O que faz um profissional de Marketing? Fonte: Ignição Digital: https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-faz-um-profissional-de-marketing/
MARQUES, J. R. (26 de Setembro de 2019). O que faz um profissional de RH. Fonte: Instituto brasileiro de coaching: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-faz-um-profissional-de-rh/
PATEL, N. (s.d.). Área Comercial: Qual Sua Função E Os 10 Cargos Da Área. Fonte: Neil Patel: https://neilpatel.com/br/blog/area-comercial/
Quais são os setores de uma empresa? (s.d.). Fonte: Dicionario financeiro: https://www.dicionariofinanceiro.com/setores-empresa/

Continue navegando