A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
APOL 100 Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional

Pré-visualização | Página 1 de 6

APOL 100 -TEMAS CONTEMPORÂNEOS: DA DIVERSIDADE DE GÊNERO À FAIXA GERACIONAL
Questão 1/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Considere o trecho a seguir: 
“Um exemplo é a maneira como as informações e regras são impostas aos alunos. Tais métodos de controle são tidos como violência silenciada e são atos que, sutilmente repressivos, podem ocasionar um comportamento negativo de parte dos alunos contra a escola, manifestado de diversas maneiras. A terceira variação é a da violência na escola, que são as agressões físicas ou intimidações que acontecem entre os alunos dentro ou muito próximo da instituição escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/anaisbarbacena/article/download/810/517>. Acesso em: 29 mar. 2017. 
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, sobre as relações sociais na escola, analise as afirmativas a seguir:
I. Aproximadamente um terço dos alunos exibe comportamento indisciplinado.
II. Os alunos se queixam de que os próprios adultos quebram as regras instituídas pela escola.
III. As regras apresentadas pela escola refletem a vontade da comunidade na qual está inserida.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Você acertou!
A proposição III é falsa. Comentário: “(...) Dentre elas, provocam reações mais imediatas as relacionadas à observância do horário das aulas, ao uso do uniforme, à identificação e às práticas permitidas ou proibidas no espaço escolar. Na maioria das escolas há regras referentes a todos esses aspectos, mas não ocorre o consenso da própria comunidade escolar em relação a elas” (Artigo: “O bê-á-bá da intolerância e da discriminação”, p. 33).
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	E
	Apenas a afirmativa II é correta.
Questão 2/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o extrato de texto a seguir:
“O passo seguinte foi cada turma realizar práticas que caracterizassem envolvimento e novas atitudes em relação à preservação do patrimônio escolar, tais como mutirão de limpeza; coleta de lixo no pátio e nas proximidades da escola; estímulo às lideranças estudantis (líderes de turmas e Grêmio Estudantil) para seu engajamento no trabalho edificante; alunos realizando pequenos reparos no que foi depredado do patrimônio; apoio dos pais em todas as ações de conscientização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/vol1n1-2011/1-4%20-%20Valorizacao%20do%20patrimonio%20publico%20e%20escolar.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, é possível afirmar que a valorização do patrimônio escolar pode ocorrer quando:  
Nota: 10.0
	
	A
	ocorre uma mudança de gestão no ambiente escolar, realizada por meio da intervenção do Estado na indicação de um gestor (diretor) mais rígido.
	
	B
	ocorre uma imposição de regras disciplinares e castigos mais severos aos infratores.
	
	C
	ocorre a administração do ambiente escolar por uma empresa terceirizada, ou seja, quando ocorre a privatização da gestão escolar.
	
	D
	ocorre a implantação de um módulo policial próximo à escola e/ou com a presença contínua de policiais específicos para o atendimento escolar.
	
	E
	ocorre uma mudança física do ambiente escolar, realizada por intermédio do envolvimento e participação direta dos alunos e da comunidade.
Você acertou!
“Vale assinalar, ainda, os relatos de redução dos atos de vandalismo em conseqüência da mudança física do ambiente escolar, realizada por intermédio do envolvimento e participação direta dos alunos e da comunidade. Isso leva a uma valorização do patrimônio escolar, que passa a ser visto como bem coletivo” (Artigo: “O bê-á-bá da intolerância e da discriminação”, p. 48-49)
Questão 3/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De forma geral, observa-se que as agressividades reproduzidas por alunos podem estar relacionadas ao que eles presenciam ou vivem dentro do convívio doméstico, familiar ou social, mesmo não sendo comportamentos aceitáveis socialmente. O indivíduo que possui comportamentos agressivos na escola, muitas vezes sofre ou presencia atos de violência, pois geralmente está cercado por instrumentos e situações que remetem à violência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.faculdadealfredonasser.edu.br/files/pesquisa/Artigo%20VIOL%C3%8ANCIA%20NAS%20ESCOLAS%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017. 
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, em relação ao contexto nacional e os fatores prováveis que causam a violência escolar, leia as afirmativas a seguir.  
I. A violência escolar resulta dos seguintes conjuntos de variáveis independentes: o institucional, o social e o comportamental.
II. A utilização da força ou intimidação é o elemento fundamental da concepção da violência escolar adotada pela Unesco.
III. A vizinhança ou as cercanias dos espaços escolares é caracterizada como um dos principais problemas da escola.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Você acertou!
As afirmativas I e III apenas são verdadeiras.
A afirmativa II é falsa. Comentário: “A análise recorreu a enfoques multidimensionais, nos quais se aponta um conjunto de fatores como provável causa da violência, sejam eles internos ou externos. Ela adotou uma concepção ampla de violência, incorporando não só a idéia de sevícia, de utilização da força ou intimidação, mas também as dimensões socioculturais e simbólicas do fenômeno. Segundo essa ideia, a violência escolar sempre resulta da interseção de três conjuntos de variáveis independentes: o institucional (escola e família), o social (sexo, cor, emprego, origem socioespacial, religião, escolaridade dos pais, status socioeconômico) e o comportamental (informação, sociabilidade, atitudes e opiniões)” (Artigo: “O bê-á-bá da intolerância e da discriminação”, p. 32).
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	E
	Apenas a afirmativa II é correta.
Questão 4/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho que se segue:
“O espetáculo se baseia na história de um mestre capoeirista do início do século XX para recriar o clima e a cultura dos rituais afro-brasileiros. Manoel Henrique Pereira, nascido em 1885 e conhecido como o capoeirista Besouro Mangangá, ou simplesmente Cordão-de-Ouro, é citado no livro Mar Morto, de Jorge Amado. O interesse pela personagem faz o compositor e letrista Paulo César Pinheiro empreender uma pesquisa que leva ao texto teatral e à composição de dez músicas para o espetáculo, cada uma delas homenageando um toque de berimbau da capoeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento456716/besouro-cordao-de-ouro>. Acesso em: 06 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, as artes têm reconhecido a centralidade das tensas relações étnico-raciais que acompanham a nossa formação social e cultural. Sobre a peça Besouro Cordão-de-Ouro, analise as afirmativas a seguir.
I.  O lendário capoeirista Manoel Henrique Pereira, mais conhecido por Besouro Cordão-de-Ouro, viveu no Brasil pós-abolicionista.
II. A história de Besouro Cordão-de-Ouro é representada por meio de teatro e filme atualmente e além de ressaltar aspectos da biografia do famoso capoeirista, narra sobre história do povo negro no Brasil.
III.A história de Besouro Cordão-de-Ouro

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.