Buscar

Geriatria 2

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A doença de Parkinson é uma doença degenerativa crônica que acomete 1% da população mundial maior que 65 anos. Os pacientes acometidos por esse agravo podem apresentar algumas manifestações clínicas, exceto:
		
	 
	Taquicinésia
	
	Tremor de repouso
	
	Rigidez muscular
	
	Marcha festinada
	
	Pouca expressão facial
	Respondido em 17/05/2021 21:23:08
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O quadro clínico da Doença de Alzheimer está dividido em 3 etapas. É correto apenas o que se afirma em: I- A Fase avançada é caracterizada por deterioração mais acentuada dos déficits de memória e pelo aparecimento de sintomas focais. II- A Fase inicial é caracterizada por sintomas vagos e confusos, que se desenvolvem insidiosamente. III- Na Fase intermediáia todas as funções cognitivas estão gravemente comprometidas, havendo até mesmo, dificuldades para reconhecer faces e espaços familiares.
		
	
	Apenas as alternativa II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas a alternativa I está correta
	 
	Apenas a alternativa II está correta
	
	Apenas as I e III estão corretas.
	Respondido em 17/05/2021 21:18:16
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	No processo do envelhecimento é muito comum a Sarcopenia que é ocasionada pela perda fisiológica da massa magra. Essa perda pode favorecer algumas alterações como :
		
	
	Aumento da massa gorda
	
	Dificuldade da digestão e absorção dos nutrientes
	 
	Alterações no modo de andar, equilíbrio, perda da função física e risco aumentado das doenças crônicas.
	
	Perda do paladar
	
	Constipação
	Respondido em 17/05/2021 21:19:02
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Acerca dos fatores que interferem no estado nutricional do idoso ou na sua avaliação, assinale a opção correta.
		
	
	A menopausa provoca aumento do tecido adiposo. No decorrer da sua vida, a mulher perde 40% do cálcio dos ossos, aproximadamente metade nos primeiros cinco anos após a menopausa.
	
	A avaliação nutricional subjetiva global não deve ser aplicada, pois, em seu modelo, não se leva em conta parâmetros importantes para avaliação do idoso, como capacidade funcional e ingestão alimentar.
	
	Nas pessoas idosas, o fluxo salivar encontra-se aumentado, em função do aumento da espessura do epitélio bucal, o que pode provocar sensação de ardor e perda de apetite.
	 
	O índice de massa corporal deve ser empregado para determinar o diagnóstico nutricional do idoso. Entretanto, é a aferição da altura do joelho que é recomendada para estimativa da estatura, uma vez que o encurtamento dos discos intervertebrais reduz a acurácia do estadiômetro.
	
	Má absorção e má digestão são características normais do envelhecimento. Disso decorre a maior prevalência de casos de diarreia do que de constipação intestinal entre os idosos.
	Respondido em 17/05/2021 21:19:38
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	6- A avaliação funcional de uma população é importante na detecção de fatores de risco modificáveis, relacionados ao desempenho funcional. Estudos que avaliam a capacidade funcional de idosos evidenciaram que a perda da funcionalidade, avaliada por meio de índices de atividades básicas e atividades instrumentais da vida diária, aumenta o risco de mortalidade em idosos Diante do seu conhecimento sobre a incapacidade funcional, leia as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta.
		
	
	E necessário uma reflexão sobre a formação recebida pelos profissionais de saúde que não contempla de forma especifica a geriatria e gerontologia para o atendimento da crescente demanda de idosos em nosso país.
	
	Atividades de vida instrumentais são atividades executadas no cotidiano e que se relacionam com o autocuidado, cuidado do meio em que vive e a participação social do idoso.
	
	Atividades de vida diárias são o uso do telefone, meio de transporte, fazer compras, preparar refeições, além de cuidar das próprias finanças.
	 
	A prevalência de incapacidade funcional também é afetada pelo estilo de vida do idoso.
	
	A associação entre incapacidade funcional em atividades básicas e instrumentais entre as pessoas que tem menos idade é um indicador para que os serviços de saúde possam evitar os planejamentos de ações que visem piorar essa incapacidade, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Continue navegando