Buscar

Atividade contextualizada Politicas Públicas de Alimentação e Nutrição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
POLITICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
João Pessoa – PB
2021
Curso: Nutrição EAD
Discente: Larissa Arruda
Matricula: ...
Estudo de caso
Na reunião de discussão de casos da comunidade, realizada na Unidade Básica de Saúde, entre a equipe de saúde da família e a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a enfermeira da equipe de saúde da família e a ACS Maria Luiza expõem o seguinte caso:
Rita, 36 anos, vive em uma casa de dois cômodos com sua filha Clara, de 1 ano e 6 meses, seu filho Roberto, de 12 anos, e sua mãe, dona Lourdes, de 65 anos. Rita foi abandonada pelo marido e cria os filhos sozinha, além de cuidar da mãe. Dona Lourdes se locomove com dificuldades dentro de casa, tem hipertensão arterial e diabetes (sempre descompensado). Roberto, o filho mais velho, não frequenta mais a escola e passa boa parte do tempo fora de casa. Clara recebeu leite materno até o terceiro mês de vida, atualmente apresenta sinais de desnutrição. Sempre que pode, Rita deixa a filha com vizinhos para trabalhar como diarista e sustentar a casa. Ultimamente, ela tem estado com semblante triste e chora com facilidade, além de não ter tempo para cuidar de sua própria saúde (nem recorda a última vez que realizou o exame preventivo de câncer do colo do útero na unidade básica de saúde).
“Considere que a equipe do NASF citada acima contenha os seguintes profissionais: Nutricionista, Psicólogo, Farmacêutico, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo.”
De acordo com o caso citado acima, você deverá responder ao seguinte questionamento:
Quais profissionais da equipe NASF e da equipe de saúde da família você acha que são fundamentais para atuarem, de forma interdisciplinar, no caso problema e como cada profissional pode contribuir na melhora do quadro de saúde da família, considerando as políticas públicas e todos os pontos de atenção da rede de atenção à saúde, além da intersetorialidade?
Elabore sua produção textual com aproximadamente 30 linhas e não se esqueça de citar as fontes de referências utilizadas.
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB),permite realizar discussões de casos clínicos; o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares e possibilita a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma a ampliar e qualificar as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.
São equipes multiprofissionais, compostas por profissionais de diferentes profissões ou especialidades, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família e das equipes de Atenção Básica (AB) para populações específicas (Consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais).
Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS.
 No caso de dona Rita a mesma passa por uma fase delicada junto com sua mãe e os dois filhos, sendo assim importante a participação de quase todos os profissionais do NASF que são: 
Assistente Social: além de acompanhar e estimular todo o tratamento da família, vai auxiliar a mãe quando se trata de educação para o filho de 12 anos e um berçário para a bebê de um ano;
Psicologo: vai trabalhar com a mãe tá superar os traumas enfreados após o abandono do esposo;
Fisioterapeuta: realizara exercícios na mãe de dona Rita, auxiliando assim com os problemas que a mesma tem de se locomover;
Medico: serão acompanhadas toda a família,inclusive dona Rita e sua mãe. Sendo encaminhada para fazer exames ou para outros profissionais.
Enfermeiro: para acompanhar a mãe de dona Rita,que tem hipertensão arterial.
Nutricionista: para acompanhar a filha de um ano que esta com baixo peso.
Sendo assim toda a família continuara a ser acompanhada pela Unidade Básica de Saúde, fazendo com Agente de Saúde o prontuario que permitira o medico acompanhar todos os procedimentos feitos pela família.
Referencias: 
https://aps.saude.gov.br/ape/nasf/
https://aps.bvs.br/aps/quais-sao-os-profissionais-que-compoe-o-nucleo-atencao-a-saude-da-familia-nasf/#:~:text=As%20possibilidades%20de%20profissionais%20para,%3B%20psic%C3%B3logo%3B%20terapeuta%20ocupacional%3B%20m%C3%A9dico
http://cidadeembudasartes.sp.gov.br/embu/portal/noticia/ver/3244
https://blog.psicologiaviva.com.br/o-que-faz-um-psicologo/#:~:text=Psic%C3%B3logo%20%C3%A9%20um%20profissional%20que,melhorar%20sua%20qualidade%20de%20vida.
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-51502016000400767&script=sci_abstract&tlng=pt

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando