Buscar

prova de história - POVO, CULTURA E RELIGIÃO

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	Um dos conceitos complexos no interior das ciências humanas é o de religião. Mesmo sendo palavra de uso cotidiano, as interpretações historiográficas buscam maior precisão na utilização de religião como dispositivo teórico. Sobre o conceito religião, analise as seguintes sentenças:
I- Conjunto de crenças de um grupo social.
II- Instituição social pautada na fé dos indivíduos.
III- Grupos econômicos mercantis sem vinculações culturais.
IV- Conjunto de pessoas com vinculação familiar restrita.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	A religião católica é a principal expressão religiosa da maior parte dos países latinos. Nos campos da História das ideias, muitas foram as contribuições católicas em profundas reflexões sobre o mundo em que vivemos. Sobre o neotomismo católico do século XX, analise as sentenças a seguir:
I- Pensamento que teve como um dos elaboradores Jacques Maritan, buscando compreender a sociedade moderna inspirados nos escritos de São Tomás de Aquino.  
II- Pensamento que teve como um dos principais elaboradores Ettiénne Gilson, e que buscava ter como inspiração os textos da escolástica de Tomás de Aquino.
III- Pensamento que teve como principal formulador Karl Marx, e que teve como principal ponto a crítica ao socialismo.
IV- Pensamento que teve como principal formulador Alexis de Tocqueville, cujos principais livros foram A Democracia na América e O Antigo Regime e a Revolução.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	As palavras povo, cultura e religião são termos utilizados nas discussões de ciências sociais. Algumas vezes, tais análises ocorrem de forma geral, sem se prender aos pormenores, ou seja, sem uma perspectiva particular sobre as características de cada povo, de cada traço cultural, ou sobre as especificidades religiosas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O Estado nunca será o elemento unificador dos povos.
	
	b) A partir do momento em que se adota parâmetros para definir os conceitos em questão a utilização de ferramentas metodológicas podem contribuir para compreender melhor os processos que constituem cada um desses conceitos. No entanto, a falta de conceitos analíticos ocorrem porque alguns povos não têm cultura.
	
	c) Povo é um conjunto de pessoas que possuem traços culturais diferentes, mas que detêm o mesmo poder aquisitivo.
	
	d) Pode-se afirmar que povo é a união de indivíduos que compartilham práticas, símbolos e crenças, cujo sentido vincula as pessoas em torno de uma identidade social.
	4.
	Deus chama cada um para uma vocação particular, cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige, o trabalho, a sobriedade, a ordem responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa. Sobre o contexto da Reforma Protestante, no século XVI, que pregava mudanças no cristianismo e na ação da igreja católica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CALVINO, João. In: MOUSNIER, Roland. História Geral das Civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização europeia. São Paulo: Difel, 1973, p. 90.
	
	a) No anglicanismo e no luteranismo, a substituição do latim pelo alemão nos cultos religiosos.
	
	b) No anglicanismo, a supressão do clero e dos sacramentos na vida religiosa como forma de enfraquecimento do papado.
	
	c) No luteranismo, a defesa do princípio da salvação do homem pela fé sem a necessidade de intermediação da Igreja e da realização de obras pias.
	
	d) No calvinismo, a condenação da doutrina da predestinação absoluta formulada pelo pensamento tomista medieval.
	5.
	É a adesão, de forma incondicional, a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. Ela acompanha absoluta ausência de dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e da lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e acredita ao mesmo tempo. A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer, acreditar, confiar e apostar, embora esses três últimos não necessariamente exprimam o mesmo sentimento, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação desse termo com os outros verbos consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade. Sobre a denominação desse fenômeno, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Religiosidade.
	
	b) Fé.
	
	c) Sincretismo.
	
	d) Dogma.
	6.
	Em diversos meios de imprensa, como jornais e sites de notícias, por vezes, são relatadas manifestações políticas de lideranças religiosas que buscam o diálogo ecumênico. O ecumenismo é tido como uma das melhores formas de convívio entre os diferentes credos religiosos existentes no mundo. Trata-se de uma postura não violenta de convívio entre diversas crenças. Com relação ao movimento ecumênico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O movimento ecumênico do século XX é de origem cristão-ortodoxa.
(    ) O movimento ecumênico é um sinônimo para sincretismo religioso.
(    ) O movimento ecumênico contemporâneo é de origem protestante.
(    ) O movimento ecumênico ganhou a adesão da Igreja Católica em um processo ao longo do século XX.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	7.
	No judaísmo, a vida do indivíduo perpassa por rituais que vão do nascimento à morte. Esses ritos de passagem marcam a aceitação das transformações que se produzem na vida de todo judeu. Tradicionalmente, o menino passa por uma cerimônia religiosa que pode ser
muito solene, em que é lido a Torá, em hebraico. É um momento em que o jovem completa 13 anos e a comunidade o aceita como adulto. Sobre a denominação dessa celebração, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Talit.
	
	b) Brit Milá.
	
	c) Bar Mitzvá.
	
	d) Shavuot.
	8.
	Em 656, Otmã (Uthman ou Osman), o terceiro califa, é assassinado por um grupo rebelde. Isto gera uma crise político-religiosa que inicialmente atinge a comunidade islâmica em Medina e posteriormente todo o mundo islâmico. Sobre o assassinato de Otmã e a crise que se seguiu, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ali é eleito o quarto califa apesar da oposição do Omíadas, grupo familiar pertencente ao clã dos coraixitas e parentes de Otmã.
(    ) Ali é eleito sem oposição e governa a comunidade islâmica até a sua morte por causas naturais.
(    ) Ali muda a capital do califado de Medina para Meca e pune os assassinos de Otmã.
(    ) Ali, após ser eleito califa, é assassinado pelo grupo chamado carijita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - V.
	9.
	O estudo das religiões envolve outras dimensões de disciplinas dentro das Ciências Humanas. Isto é, existem estudiosos de outras áreas para além da História, como antropólogos e sociólogos que trabalham com questões concernentes à História da Religião. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A interdisciplinaridade ocorre devido à inconstância da história enquanto ciência.
	
	b) A interdisciplinaridade ocorre devido à pouca complexidade da temática.
	
	c) A interdisciplinaridade ocorre pela natureza complexa do fenômeno religioso.
	
	d) A interdisciplinaridade ocorre porque as ciências humanas dependemdas bases epistemológicas das ciências naturais.
	10.
	Leia o trecho a seguir:
"Em 2009, Shlomo Sand publicou 'A Invenção do Povo Judeu', no qual afirmou que os judeus têm pouco em comum uns com os outros. Não existe uma linhagem étnica comum em virtude do elevado índice de conversão na Antiguidade. Também não há uma linguagem comum, pois o hebraico era unicamente utilizado para efeitos litúrgicos e não era nem falado no tempo de Jesus. O ídiche era somente utilizado, na Europa, pelos judeus asquenazes. O que resta para os unir? Religião? No entanto, a religião não cria um povo - vejamos o caso dos muçulmanos e dos católicos. Além de que muitos dos judeus não são religiosos. Portanto, o não passa de uma opção política: alguém pode ser escocês e não ser partidário do nacionalismo escocês. Nesse sentido, muitos judeus, incluindo sionistas, não têm a mínima intenção de 'retornar' à Terra Santa preferindo permanecer em Londres, Brooklyn ou onde seja. Assim, a designação de 'Povo Judeu' é uma construção política, uma invenção".
Com base no exposto, o sionismo é considerado qual tipo de movimento?
FONTE: http://www.guardian.co.uk/books/2013/apr/18/invention-land-israel-shlomo-sand. Acesso em: 11 maio 2020.
	
	a) Um movimento político.
	
	b) Um movimento religioso.
	
	c) Um movimento imperialista.
	
	d) Um movimento religioso e político.
	11.
	(ENADE, 2005) "Não sou eu capaz de ver a luz do sol e dos astros em toda parte? De meditar onde quer que seja sobre as mais nobres verdades, sem que para isso tenha de apresentar-me perante o povo e a cidade de forma inglória e mesmo ignominiosa? Nem sequer o pão há de me faltar!"
(Dante Alighieri, 1265-1321)
Essa afirmação do autor:
	
	a) Afirmava o particularismo da Idade Média, em forma altamente poética.
	
	b) Retomava a visão típica da Polis grega em sua época clássica.
	
	c) Formulava um ponto de vista dominante entre os nobres da Idade Média.
	
	d) Expressava o cosmopolitismo que seria típico do Renascimento e do Iluminismo.
	12.
	(ENADE, 2005) "Quem quisesse julgar o governo da época pelas suas leis cairia nos erros mais ridículos. Encontro, na data de 1757, uma declaração do rei anunciando a condenação à morte de todos aqueles que escreveram ou imprimiram escritos contrários à religião ou à ordem estabelecida. A mesma penalidade será aplicada ao livreiro que os vende e ao comerciante que os divulga. Teríamos voltado ao século de São Domingos? Absolutamente! Estamos na época de Voltaire."
(O Antigo Regime e a Revolução, 1856)
Considere, agora, as afirmações a seguir:
I- A religião e a ordem estabelecida, às quais o texto se refere são, respectivamente, o catolicismo e o absolutismo; a menção ao século de São Domingos, por sua vez, evoca a Inquisição Medieval.
II- Na época de Voltaire, em que predominavam as ideias iluministas, o absolutismo era coisa do passado, não havendo mais censura à imprensa e repressão às manifestações políticas.
III- No Antigo Regime francês, tal como ainda ocorre no Brasil, as leis nem sempre eram cumpridas, pois se o fossem, os iluministas não teriam tido espaço público para sua atividade.
IV- Ao colocar a figura e a época de São Domingos lado a lado com a de Voltaire, o autor do texto está valorizando dois momentos de grande efervescência cultural, o materialismo e o iluminismo.
Destas afirmativas estão corretas:
	
	a) I e II, apenas
	
	b) I, II, III e IV.
	
	c) II e III, apenas.
	
	d) I e III, apenas.