Logo Passei Direto
Buscar

Questões 01

User badge image
Ruth Costa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O turismo é um sistema estruturado no qual atuam vários atores (turistas, agentes de viagens e operadores turísticos, instituições públicas e privadas, populações locais e outros) que se apropriam dos territórios, criando e recriando os lugares turísticos, neste contexto, a referida apropriação encontra-se associada à atratividade das paisagens dos destinos.
Analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à paisagem e seus conceitos.
(V) Pesquisas apontam que a abordagem da paisagem é relevante no contexto turístico, pois se constitui em fator relevante para a motivação da viagem turística, pois indica ao turista que o mesmo se encontra em outro lugar.
(F) O termo ‘paisagem’ não multiplica seus significados, ou seja, seu sentido é imutável.
(V) A partir da análise de sua concepção clássica, paisagem tem seu conceito relacionado à pintura, pois é uma porção do espaço considerado a partir de um ponto de vista artístico.
(F) Com as diferentes perspectivas da geografia, pode-se definir a paisagem como um sistema de relações simples, onde se articula dois componentes interdependentes:
A V-V-V-F
B V-V-F-F
C F-F-V-V
D F-V-V-F
E V-F-V-F

Quando se fala em turismo, a primeira necessidade que vem ao imaginário do turista são os meios de transportes e alojamento que será utilizado para a viagem, criando a expectativa de hospitalidade, que constitui não apenas como ato de hospedar, mas receber o turista demonstrando que ele não é apenas um objeto de lucro, mas o reconhecimento como ser humano com necessidades e desejos a ser correspondidos.
A respeito dos transportes turísticos, pondere acerca das afirmativas a seguir:
I. O transporte é o único componente da atividade turística.
II. No contexto da atividade turística, os meios de transporte são utilizados tanto para o deslocamento dos turistas das cidades de origem para as cidades de destino quanto para a circulação destes enquanto permanecem no destino visitado.
III. Ao que concerne ao transporte tem-se o voltado à atividade turística, sendo este o principal meio empregado para o deslocamento dos turistas tanto dentro dos destinos turísticos quanto para chegar até os mesmos.
IV. A experiência de transporte, de acordo com Page (2001), é a própria experiência turística, ou seja, o transporte seve tanto no contexto de deslocamento e a base da experiência turística.
A As afirmacoes I e III, apenas.
B As afirmações II e III, apenas.
C A afirmação I, apenas.
D As afirmações II e IV, apenas.
E As afirmações I, II e IV, apenas.

A paisagem, tanto no contexto turístico quanto geográfico, pode ser considerada como um lugar privilegiado de integrações, de sínteses de várias ‘camadas’ de informação geográfica, as quais: os legados históricos; o espaço planejado; as várias formas de intervenção humana (cidades, zonas rurais e industriais), as feições de natureza geomorfológica (relevo) e pedológica (solos), os efeitos climáticos, entre outros.
De acordo com os assuntos abordados nos materiais de apoio e no livro-base da disciplina, a ‘paisagem-cenário’ se qualifica a partir da seguinte perspectiva:
A A representação do lugar excepcional, extraordinário, devidamente citado nos guias turísticos e por sua singularidade não é só vista, mas também fotografada.
B Aquela que se mostra de forma admirável à contemplação e aos olhares, muitas vezes, apressados dos turistas.
C Corresponde a um espaço geográfico mais ou menos amplo (aberto) e que quase sempre é submetido ao simulacro ou à imitação.
D Desperta lembranças de um personagem ligado à história ou à religião.
E Aquela que é muito mais conquistada do que contemplada, pois é experimentada por todos os sentidos do corpo, por meio de um esforço aleatório.

Para os deslocamentos, os mapas acabam sendo imprescindíveis tanto no planejamento quando na atividade turística em si. Hoje contamos com o auxílio dos satélites que, devido à tecnologia e o trabalho de geoprocessamento, trazem esse recurso para o nosso dia a dia, de maneira eficaz, podendo ser acessado por nossos computadores, telefones celulares e GPS.
Com base no texto acima, assinale a alternativa a que se refere, corretamente, a descrição.
A Cosmografia.
B Cartografia.
C Hidrografia.
D Astronomia.
E Mapografia.

O mapa se conceitua como uma imagem gráfica que representa, em sua essência, relações e baseia a sua comunicação no uso de um sistema de símbolos.
A partir das informações apresentadas e das discussões acerca dos mapas, assinale a alternativa correta:
A Os mapas e suas informações são irrelevantes àqueles que fazem parte de outras áreas de pesquisa, ou seja, a geografia é a única disciplina que se beneficia com as construções de mapas.
B O mapa deve revelar as estruturas que são diretamente visíveis na paisagem.
C O mapa é um instrumento funcional, entretanto os geógrafos são os únicos que conseguem compreendê-los.
D O mapa precisa fornecer informações, uma mensagem, permitindo a mesma compreensão dos fenômenos representados por diferentes pessoas que venham a utilizá-lo.
E Para a construção dos mapas há uma linguagem universal e obrigatória, ou seja, formas indicadas, de modo prévio, como corretas para representação dos diferentes objetos/fenômenos em determinado espaço.

Os viajantes incluídos nas estatísticas do turismo são considerados, de modo prioritário, como visitantes, os quais por sua vez podem ser divididos em: turistas e excursionistas, cujo motivo da viagem se estabelece uma das condições básicas para a definição da atividade.
A partir do que se apresenta no enunciado da questão e das discussões apresentadas no livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta:
A Viajantes são os indivíduos que permanecem em determinado local, de preferência sua residência habitual.
B Os excursionistas são considerados visitantes que permanecem mais de um dia no local da viagem.
C Os visitantes não possuem motivações de viagem específicas, e não entram nas categorias apresentadas na figura.
D O indivíduo se desloca apenas quando há finalidade turística.
E Os visitantes são aqueles que se deslocam para um lugar distinto do de residência, por menos de doze meses e cujo principal objetivo da viagem não é o exercício de uma atividade remunerada.

O espaço turístico é, ao mesmo tempo, um espaço real e um espaço imagem, sendo que ambos apresentam algo em comum, a qual: a complexidade no que se refere a sua representação cartográfica.
Com base na afirmação apresentada e dos conteúdos apresentados no livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta:
A A representação se conceitua como um processo cognitivo em que imagens de determinada localidade/espaço são construídas, a qual contribui para a criação do imaginário.
B O espaço possui um ponto de vista, onde os indivíduos o observam a partir de uma maneira única.
C O que se representa cartograficamente é, necessariamente, aquilo que se encontra no espaço.
D A cartografia torna-se irrelevante no contexto do planejamento da atividade turística.
E A representação e a percepção são temas irrelevantes, no contexto da discussão do espaço e de suas representações cartográficas.

Para a compreensão dos impactos do turismo, no contexto da economia dos lugares, é necessário saber que o desenvolvimento da atividade é causa e consequência do desenvolvimento econômico de um país e que a sua importância econômica varia entre os países e regiões.
Neste contexto, o estudo dos impactos da atividade na economia aborda à seguinte perspectiva:
A Delimitar, de modo correto, os efeitos econômicos tanto positivos quanto negativos, os quais podem se relacionar com o desenvolvimento da atividade, independentemente do tipo do turista ou visitante e das características do destino.
B Os malefícios da atividade turística se baseiam nos seguintes aspectos: saldo de balanço de pagamentos; emprego e renda; estrutura econômica das regiões do destino, empreendedorismo.
C As despesas realizadas pelos turistas, no período de férias, são irrelevantes no contexto das avaliações, positivas ou negativas, dos impactos econômicos do turismo.
D O desenvolvimento do turismo impacta os atores individuais da atividade e que fazem parte tanto da oferta quanto da demanda do destino turístico.
E O efeito multiplicador da atividade turística destaca as externalidades negativas do turismo.

Atualmente, a partir da era da globalização, os territórios competem entre si, e sua marca e reputação têm impactos significativos no contexto da atratividade em muitos níveis: turismo, negócios, investimentos em infraestrutura, entre outros.
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação aos fatores que influenciam a atratividade dos destinos turísticos.
(F) Acessibilidade: nesse contexto se refere a acessibilidade no domínio das pessoas com deficiência.
(V) Confiabilidade: se refere à não existência de surpresas desagradáveis durante sua viagem e estadia em determinada localidade.
(V) Segurança: de não encontrar-se exposto à perigos durante sua experiência de viagem.
(V) Comodidade: se refere à existência de comodidades e facilidades no lugar visitado.
A V-V-V-F
B F-V-V-V.
C F-F-F-V
D V-V-V-V
E F-F-F-F

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O turismo é um sistema estruturado no qual atuam vários atores (turistas, agentes de viagens e operadores turísticos, instituições públicas e privadas, populações locais e outros) que se apropriam dos territórios, criando e recriando os lugares turísticos, neste contexto, a referida apropriação encontra-se associada à atratividade das paisagens dos destinos.
Analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à paisagem e seus conceitos.
(V) Pesquisas apontam que a abordagem da paisagem é relevante no contexto turístico, pois se constitui em fator relevante para a motivação da viagem turística, pois indica ao turista que o mesmo se encontra em outro lugar.
(F) O termo ‘paisagem’ não multiplica seus significados, ou seja, seu sentido é imutável.
(V) A partir da análise de sua concepção clássica, paisagem tem seu conceito relacionado à pintura, pois é uma porção do espaço considerado a partir de um ponto de vista artístico.
(F) Com as diferentes perspectivas da geografia, pode-se definir a paisagem como um sistema de relações simples, onde se articula dois componentes interdependentes:
A V-V-V-F
B V-V-F-F
C F-F-V-V
D F-V-V-F
E V-F-V-F

Quando se fala em turismo, a primeira necessidade que vem ao imaginário do turista são os meios de transportes e alojamento que será utilizado para a viagem, criando a expectativa de hospitalidade, que constitui não apenas como ato de hospedar, mas receber o turista demonstrando que ele não é apenas um objeto de lucro, mas o reconhecimento como ser humano com necessidades e desejos a ser correspondidos.
A respeito dos transportes turísticos, pondere acerca das afirmativas a seguir:
I. O transporte é o único componente da atividade turística.
II. No contexto da atividade turística, os meios de transporte são utilizados tanto para o deslocamento dos turistas das cidades de origem para as cidades de destino quanto para a circulação destes enquanto permanecem no destino visitado.
III. Ao que concerne ao transporte tem-se o voltado à atividade turística, sendo este o principal meio empregado para o deslocamento dos turistas tanto dentro dos destinos turísticos quanto para chegar até os mesmos.
IV. A experiência de transporte, de acordo com Page (2001), é a própria experiência turística, ou seja, o transporte seve tanto no contexto de deslocamento e a base da experiência turística.
A As afirmacoes I e III, apenas.
B As afirmações II e III, apenas.
C A afirmação I, apenas.
D As afirmações II e IV, apenas.
E As afirmações I, II e IV, apenas.

A paisagem, tanto no contexto turístico quanto geográfico, pode ser considerada como um lugar privilegiado de integrações, de sínteses de várias ‘camadas’ de informação geográfica, as quais: os legados históricos; o espaço planejado; as várias formas de intervenção humana (cidades, zonas rurais e industriais), as feições de natureza geomorfológica (relevo) e pedológica (solos), os efeitos climáticos, entre outros.
De acordo com os assuntos abordados nos materiais de apoio e no livro-base da disciplina, a ‘paisagem-cenário’ se qualifica a partir da seguinte perspectiva:
A A representação do lugar excepcional, extraordinário, devidamente citado nos guias turísticos e por sua singularidade não é só vista, mas também fotografada.
B Aquela que se mostra de forma admirável à contemplação e aos olhares, muitas vezes, apressados dos turistas.
C Corresponde a um espaço geográfico mais ou menos amplo (aberto) e que quase sempre é submetido ao simulacro ou à imitação.
D Desperta lembranças de um personagem ligado à história ou à religião.
E Aquela que é muito mais conquistada do que contemplada, pois é experimentada por todos os sentidos do corpo, por meio de um esforço aleatório.

Para os deslocamentos, os mapas acabam sendo imprescindíveis tanto no planejamento quando na atividade turística em si. Hoje contamos com o auxílio dos satélites que, devido à tecnologia e o trabalho de geoprocessamento, trazem esse recurso para o nosso dia a dia, de maneira eficaz, podendo ser acessado por nossos computadores, telefones celulares e GPS.
Com base no texto acima, assinale a alternativa a que se refere, corretamente, a descrição.
A Cosmografia.
B Cartografia.
C Hidrografia.
D Astronomia.
E Mapografia.

O mapa se conceitua como uma imagem gráfica que representa, em sua essência, relações e baseia a sua comunicação no uso de um sistema de símbolos.
A partir das informações apresentadas e das discussões acerca dos mapas, assinale a alternativa correta:
A Os mapas e suas informações são irrelevantes àqueles que fazem parte de outras áreas de pesquisa, ou seja, a geografia é a única disciplina que se beneficia com as construções de mapas.
B O mapa deve revelar as estruturas que são diretamente visíveis na paisagem.
C O mapa é um instrumento funcional, entretanto os geógrafos são os únicos que conseguem compreendê-los.
D O mapa precisa fornecer informações, uma mensagem, permitindo a mesma compreensão dos fenômenos representados por diferentes pessoas que venham a utilizá-lo.
E Para a construção dos mapas há uma linguagem universal e obrigatória, ou seja, formas indicadas, de modo prévio, como corretas para representação dos diferentes objetos/fenômenos em determinado espaço.

Os viajantes incluídos nas estatísticas do turismo são considerados, de modo prioritário, como visitantes, os quais por sua vez podem ser divididos em: turistas e excursionistas, cujo motivo da viagem se estabelece uma das condições básicas para a definição da atividade.
A partir do que se apresenta no enunciado da questão e das discussões apresentadas no livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta:
A Viajantes são os indivíduos que permanecem em determinado local, de preferência sua residência habitual.
B Os excursionistas são considerados visitantes que permanecem mais de um dia no local da viagem.
C Os visitantes não possuem motivações de viagem específicas, e não entram nas categorias apresentadas na figura.
D O indivíduo se desloca apenas quando há finalidade turística.
E Os visitantes são aqueles que se deslocam para um lugar distinto do de residência, por menos de doze meses e cujo principal objetivo da viagem não é o exercício de uma atividade remunerada.

O espaço turístico é, ao mesmo tempo, um espaço real e um espaço imagem, sendo que ambos apresentam algo em comum, a qual: a complexidade no que se refere a sua representação cartográfica.
Com base na afirmação apresentada e dos conteúdos apresentados no livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta:
A A representação se conceitua como um processo cognitivo em que imagens de determinada localidade/espaço são construídas, a qual contribui para a criação do imaginário.
B O espaço possui um ponto de vista, onde os indivíduos o observam a partir de uma maneira única.
C O que se representa cartograficamente é, necessariamente, aquilo que se encontra no espaço.
D A cartografia torna-se irrelevante no contexto do planejamento da atividade turística.
E A representação e a percepção são temas irrelevantes, no contexto da discussão do espaço e de suas representações cartográficas.

Para a compreensão dos impactos do turismo, no contexto da economia dos lugares, é necessário saber que o desenvolvimento da atividade é causa e consequência do desenvolvimento econômico de um país e que a sua importância econômica varia entre os países e regiões.
Neste contexto, o estudo dos impactos da atividade na economia aborda à seguinte perspectiva:
A Delimitar, de modo correto, os efeitos econômicos tanto positivos quanto negativos, os quais podem se relacionar com o desenvolvimento da atividade, independentemente do tipo do turista ou visitante e das características do destino.
B Os malefícios da atividade turística se baseiam nos seguintes aspectos: saldo de balanço de pagamentos; emprego e renda; estrutura econômica das regiões do destino, empreendedorismo.
C As despesas realizadas pelos turistas, no período de férias, são irrelevantes no contexto das avaliações, positivas ou negativas, dos impactos econômicos do turismo.
D O desenvolvimento do turismo impacta os atores individuais da atividade e que fazem parte tanto da oferta quanto da demanda do destino turístico.
E O efeito multiplicador da atividade turística destaca as externalidades negativas do turismo.

Atualmente, a partir da era da globalização, os territórios competem entre si, e sua marca e reputação têm impactos significativos no contexto da atratividade em muitos níveis: turismo, negócios, investimentos em infraestrutura, entre outros.
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação aos fatores que influenciam a atratividade dos destinos turísticos.
(F) Acessibilidade: nesse contexto se refere a acessibilidade no domínio das pessoas com deficiência.
(V) Confiabilidade: se refere à não existência de surpresas desagradáveis durante sua viagem e estadia em determinada localidade.
(V) Segurança: de não encontrar-se exposto à perigos durante sua experiência de viagem.
(V) Comodidade: se refere à existência de comodidades e facilidades no lugar visitado.
A V-V-V-F
B F-V-V-V.
C F-F-F-V
D V-V-V-V
E F-F-F-F

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
O turismo é um sistema estruturado no qual atuam vários atores (turistas, agentes de viagens e operadores turísticos, instituições públicas e privadas, populações locais e outros) que se apropriam dos territórios, criando e recriando os lugares turísticos, neste contexto, a referida apropriação encontra-se associada à atratividade das paisagens dos destinos.
SILVEIRA, M. A. T. Geografia Aplicada ao Turismo: Fundamentos Teórico-Práticos. Curitiba: Editora InterSaberes, 2015.
Analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à paisagem e seus conceitos.
(V) Pesquisas apontam que a abordagem da paisagem é relevante no contexto turístico, pois se constitui em fator relevante para a motivação da viagem turística, pois indica ao turista que o mesmo se encontra em outro lugar.
(F) O termo ‘paisagem’ não multiplica seus significados, ou seja, seu sentido é imutável.
(V) A partir da análise de sua concepção clássica, paisagem tem seu conceito relacionado à pintura, pois é uma porção do espaço considerado a partir de um ponto de vista artístico.
(F) Com as diferentes perspectivas da geografia, pode-se definir a paisagem como um sistema de relações simples, onde se articula dois componentes interdependentes:
Assinale a alternativa que contemple a sequência correta:
A	V-V-V-F
B	V-V-F-F
C	F-F-V-V
D	F-V-V-F
E	V-F-V-F. 
Questão 2/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
Quando se fala em turismo, a primeira necessidade que vem ao imaginário do turista são os meios de transportes e alojamento que será utilizado para a viagem, criando a expectativa de hospitalidade, que constitui não apenas como ato de hospedar, mas receber o turista demonstrando que ele não é apenas um objeto de lucro, mas o reconhecimento como ser humano com necessidades e desejos a ser correspondidos. Esses serão possíveis apenas com serviços de boa qualidade desde o embarque. Sendo através de meios de transportes marítimo, rodoviários, ferroviário e aéreos.
 
JESUS, E.  Influência dos serviços de transporte na hospitalidade do turista. Revista Turismo, abr. 2004.
 
A respeito dos transportes turísticos, pondere acerca das afirmativas a seguir:
I. O transporte é o único componente da atividade turística.
II. No contexto da atividade turística, os meios de transporte são utilizados tanto para o deslocamento dos turistas das cidades de origem para as cidades de destino quanto para a circulação destes enquanto permanecem no destino visitado.
III. Ao que concerne ao transporte tem-se o voltado à atividade turística, sendo este o principal meio empregado para o deslocamento dos turistas tanto dentro dos destinos turísticos quanto para chegar até os mesmos.
IV. A experiência de transporte, de acordo com Page (2001), é a própria experiência turística, ou seja, o transporte seve tanto no contexto de deslocamento e a base da experiência turística.
Assinale a alternativa correta:
A	
As afirmações I e III, apenas.
B	
As afirmações II e III, apenas.
C	
A afirmação I, apenas.
D	
As afirmações II e IV, apenas. 
O transporte é um dos três componentes fundamentais do turismo. Os outros dois são a oferta e a demanda turística. Sem o transporte, a maioria das formas de turismo não poderia existir.
E	
As afirmações I, II e IV, apenas.
Questão 3/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
A paisagem, tanto no contexto turístico quanto geográfico, pode ser considerada como um lugar privilegiado de integrações, de sínteses de várias ‘camadas’ de informação geográfica, as quais: os legados históricos; o espaço planejado; as várias formas de intervenção humana (cidades, zonas rurais e industriais), as feições de natureza geomorfológica (relevo) e pedológica (solos), os efeitos climáticos, entre outros.
SILVEIRA, M. A. T. Geografia Aplicada ao Turismo: Fundamentos Teórico-Práticos. Curitiba: Editora InterSaberes, 2015.
De acordo com os assuntos abordados nos materiais de apoio e no livro-base da disciplina, a ‘paisagem-cenário’ se qualifica a partir da seguinte perspectiva:
A	A representação do lugar excepcional, extraordinário, devidamente citado nos guias turísticos e por sua singularidade não é só vista, mas também fotografada.
B	Aquela que se mostra de forma admirável à contemplação e aos olhares, muitas vezes, apressados dos turistas. CAP 02 PG 67
C	Corresponde a um espaço geográfico mais ou menos amplo (aberto) e que quase sempre é submetido ao simulacro ou à imitação.
D	Desperta lembranças de um personagem ligado à história ou à religião.
E	Aquela que é muito mais conquistada do que contemplada, pois é experimentada por todos os sentidos do corpo, por meio de um esforço aleatório.
Questão 4/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
Para os deslocamentos, os mapas acabam sendo imprescindíveis tanto no planejamento quando na atividade turística em si. Hoje contamos com o auxílio dos satélites que, devido à tecnologia e o trabalho de geoprocessamento, trazem esse recurso para o nosso dia a dia, de maneira eficaz, podendo ser acessado por nossos computadores, telefones celulares e GPS. Os mapas nos auxiliam a localizar qualquer porção da superfície da Terra, facilitando a nossa orientação no espaço geográfico. Com base no texto acima, assinale a alternativa a que se refere, corretamente, a descrição.
A	Cosmografia.
B	Cartografia. VIDEOAULA 03
C	Hidrografia.
D	Astronomia.
E	Mapografia
Questão 5/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
O mapa se conceitua como uma imagem gráfica que representa, em sua essência, relações e baseia a sua comunicação no uso de um sistema de símbolos. Tal comunicação emprega uma linguagem visual, onde são seguidas regras da semiologia gráfica.
A partir das informações apresentadas e das discussões acerca dos mapas, assinale a alternativa correta:
A	Os mapas e suas informações são irrelevantes àqueles que fazem parte de outras áreas de pesquisa, ou seja, a geografia é a única disciplina que se beneficia com as construções de mapas.
B	O mapa deve revelar as estruturas que são diretamente visíveis na paisagem.
C	O mapa é um instrumento funcional, entretanto os geógrafos são os únicos que conseguem compreendê-los.
D	O mapa precisa fornecer informações, uma mensagem, permitindo a mesma compreensão dos fenômenos representados por diferentes pessoas que venham a utilizá-lo. CAP 04 PG 138
E	Para a construção dos mapas há uma linguagem universal e obrigatória, ou seja, formas indicadas, de modo prévio, como corretas para representação dos diferentes objetos/fenômenos em determinado espaço.
Questão 6/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
Os viajantes incluídos nas estatísticas do turismo são considerados, de modo prioritário, como visitantes, os quais por sua vez podem ser divididos em: turistas e excursionistas, cujo motivo da viagem se estabelece uma das condições básicas para a definição da atividade. Logo, a figura contempla os aspectos inerentes ao contexto da conceituação da atividade.
A partir do que se apresenta no enunciado da questão e das discussões apresentadas no livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta:
A	Viajantes são os indivíduos que permanecem em determinado local, de preferência sua residência habitual.
B	Os excursionistas são considerados visitantes que permanecem mais de um dia no local da viagem.
C	Os visitantes não possuem motivações de viagem específicas, e não entram nas categorias apresentadas na figura.
D	O indivíduo se desloca apenas quando há finalidade turística.
E	Os visitantes são aqueles que se deslocam para um lugar distinto do de residência, por menos de doze meses e cujo principal objetivo da viagem não é o exercício de uma atividade remunerada. CAP 1 PG 19
Questão 7/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
O espaço turístico é, ao mesmo tempo, um espaço real e um espaço imagem, sendo que ambos apresentam algo em comum, a qual: a complexidade no que se refere a sua representação cartográfica.
 
SILVEIRA, M. A. T. Geografia Aplicada ao Turismo: Fundamentos Teórico-Práticos. Curitiba: Editora InterSaberes,2015.
Com base na afirmação apresentada e dos conteúdos apresentados no livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta:
A	A representação se conceitua como um processo cognitivo em que imagens de determinada localidade/espaço são construídas, a qual contribui para a criação do imaginário. CAP 04 PG 125
B	O espaço possui um ponto de vista, onde os indivíduos o observam a partir de uma maneira única.
C	O que se representa cartograficamente é, necessariamente, aquilo que se encontra no espaço.
D	A cartografia torna-se irrelevante no contexto do planejamento da atividade turística.
E	A representação e a percepção são temas irrelevantes, no contexto da discussão do espaço e de suas representações cartográficas.
Questão 8/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
Para a compreensão dos impactos do turismo, no contexto da economia dos lugares, é necessário saber que o desenvolvimento da atividade é causa e consequência do desenvolvimento econômico de um país e que a sua importância econômica varia entre os países e regiões.
SILVEIRA, M. A. T. Geografia Aplicada ao Turismo: Fundamentos Teórico-Práticos. Curitiba: Editora InterSaberes, 2015.
Neste contexto, o estudo dos impactos da atividade na economia aborda à seguinte perspectiva:
A	Delimitar, de modo correto, os efeitos econômicos tanto positivos quanto negativos, os quais podem se relacionar com o desenvolvimento da atividade, independentemente do tipo do turista ou visitante e das características do destino. CAP 5 PG 165 E 166
B	Os malefícios da atividade turística se baseiam nos seguintes aspectos: saldo de balanço de pagamentos; emprego e renda; estrutura econômica das regiões do destino, empreendedorismo.
C	As despesas realizadas pelos turistas, no período de férias, são irrelevantes no contexto das avaliações, positivas ou negativas, dos impactos econômicos do turismo.
D	O desenvolvimento do turismo impacta os atores individuais da atividade e que fazem parte tanto da oferta quanto da demanda do destino turístico.
E	O efeito multiplicador da atividade turística destaca as externalidades negativas do turismo. 
Questão 9/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
Atualmente, a partir da era da globalização, os territórios competem entre si, e sua marca e reputação têm impactos significativos no contexto da atratividade em muitos níveis: turismo, negócios, investimentos em infraestrutura, entre outros. Logo, para a escolha de um destino turístico há fatores que influenciam, de modo direto, a atratividade perante o consumidor.
SILVEIRA, M. A. T. Geografia Aplicada ao Turismo: Fundamentos Teórico-Práticos. Curitiba: Editora InterSaberes, 2015.
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação aos fatores que influenciam a atratividade dos destinos turísticos.
(F) Acessibilidade: nesse contexto se refere a acessibilidade no domínio das pessoas com deficiência.
(V) Confiabilidade: se refere à não existência de surpresas desagradáveis durante sua viagem e estadia em determinada localidade.
(V) Segurança: de não encontrar-se exposto à perigos durante sua experiência de viagem.
(V) Comodidade: se refere à existência de comodidades e facilidades no lugar visitado.
Assinale a alternativa correta:
A	V-V-V-F
B	F-V-V-V. 
FALSA. Acessibilidade: o fato, para o turista, de enfrentar menos obstáculos possíveis na realização de seu projeto de viagem em termos de mobilidade (custo, tempo, distância, meio de transporte etc.).
VERDADEIRA. Confiabilidade: o fato, para o turista, de que não haverá surpresas desagradáveis, ou seja, a garantia de que a viagem vai acontecer conforme o anunciado ou previsto. (Capítulo 03, p. 108). 
VERDADEIRA. Segurança: o fato, para o turista, de não estar (ou não se sentir) exposto a perigos e riscos de qualquer natureza. (Capítulo 03, p. 108). 
VERDADEIRA. Comodidade: o fato, para o turista, de poder encontrar comodidade e facilidades no lugar visitado, excluindo, portanto, o desconforto. (Capítulo 03, p. 108).
C	F-F-F-V
D V-V-V-V
E	F-F-F-F
Questão 10/10 - Geografia Aplicada ao Turismo
O turismo, no contexto de sua definição, é um sistema de atores, práticas e lugares e se caracteriza como uma forma específica de mobilidade espacial. Logo, a mobilidade se constitui a partir de um conjunto de atividades realizadas durante o tempo livre, que permite aos indivíduos a fuga do seu espaço cotidiano. Na figura se apresentam as categorias de mobilidade espacial.
Com os dados a respeito da mobilidade espacial apresentados no texto e na figura, bem como com as informações apresentadas no livro-base da disciplina. Assinale a alternativa que apresenta os vieses da mobilidade espacial:
A	Caracteriza-se pelo movimento físico das pessoas no espaço e no tempo, devendo-se considerar, ainda, os movimentos intangíveis que têm resultado nos fluxos e na circulação de informações via internet. CAP 03 PG 95
B	O movimento, característico da mobilidade espacial, foi afetado minimamente pela evolução das novas tecnologias, principalmente as que fazem referência ao aumento no fluxo das informações.
C	O advento nos transportes minimiza os efeitos da mobilidade dos fluxos nos destinos turísticos.
D	As imagens, no contexto da mobilidade, impactam minimamente no contexto dos fluxos turísticos.
E	Na atualidade, o espaço para a mobilidade (movimentação) dos indivíduos vem se reduzindo.