Buscar

Inflamação: Reação Protetora do Organismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INFLAMAÇÃO 
· Não é uma doença.
· É uma reação complexa em tecidos que consiste principalmente nas respostas dos vasos sanguíneos e leucócitos (células brancas). 
· É uma resposta fundamentalmente protetora, destinada a livrar os organismos tanto da causa inicial da injúria celular (microrganismos, toxinas) quanto das consequências de tal injúria (células e tecidos necróticos).
SINAIS CARDINAIS
1. Dor;
2. Rubor;
3. Edema;
4. Calor;
5. Perda da função. 
· As alterações vasculares e celulares da inflamação são disparas por fatores solúveis que são produzidas por várias células. Microrganismos, células necróticas podem disparar a produção de MEDIADORES QUÍMICOS DA INFLAMAÇÃO. Tais mediadores iniciam e amplificam a resposta inflamatória. 
· O primeiro mediador químico liberado durante a inflamação é histamina. Ela é importante porque possui grandes ações nos vasos sanguíneos.
· A histamina causa vasodilatação das arteríolas, aumentando o volume e o fluxo sanguíneo.
· As arteríolas são as primeiras a dilatar por serem as únicas que possuem músculo liso ao redor das células endoteliais, o músculo liso permite a expansão dessas células.
2. RUBOR:
· Por causa da vasodilatação das arteríolas, os capilares sanguíneos se abrem devido ao maior fluxo e volume de sangue e por translucidez é possível observar a cor vermelha do sangue.
4. CALOR:
· Quanto maior o fluxo --> maior a energia cinética --> aumenta a T°C 
· Aumento do metabolismo celular
 3. EDEMA: 
· Exudato: fluido inflamatório extravascular que possui alta concentração de proteínas, fragmentos celulares, o que implica em alteração significativa na permeabilidade normal dos pequenos vasos sanguíneos na área danificada.
· Trasudato: baixa quantidade proteínas. Sua causa é pelo aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas, não é decorrente de um processo inflamatório.

Outros materiais