Buscar

Atividade comentada Habitat e Nicho Ecologico

Prévia do material em texto

1)Defina hábitat e nicho ecológico. Cite exemplos.
Habitat é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é o seu endereço dentro do ecossistema. O mangue, por exemplo, é o habitat de algumas espécies de caranguejos. Neste local eles encontram alimentação, proteção contra os predadores e oxigenação ideal para a sobrevivência.
Nicho ecológico é o papel que o organismo desempenha, isto é a profissão do organismo no ecossistema. As atividades e o modo de vida de cada espécie em seu habitat possuem. Exemplo: Girafa: savanas africanas.
2) Comente sobre a importância da presença da luz, do calor e da água como elementos indispensáveis à vida na biosfera.
Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles. Para satisfazer as necessidades dos seres vivos, é necessário a presença de água, luz, calor. Estes fazem a manutenção da vida como manter a temperatura, permitir a fotossíntese, o clima, e outras inúmeras importâncias.
3) Qual a diferença entre hibernação e estivação?
Hibernação é um estado letárgico, ou seja, há uma perda temporária ou completa da sensibilidade e do movimento por fatores fisiológicos. Há um grande declínio da temperatura corporal e as funções vitais ficam tão reduzidas que realmente parece que o animal está morto. O organismo passa a funcionar somente para a sobrevivência. hibernação é realizada, na maioria das vezes, por mamíferos de pequeno porte, tais como hamsters, esquilos e morcegos. Apesar de os ursos serem sempre apontados como animais hibernantes, muitos autores não consideram essa afirmação correta. A temperatura corpórea dos ursos abaixa relativamente pouco, diferentemente de outros animais que, durante a hibernação, possuem suas temperaturas próximas ao valor do ambiente.
O fenômeno da hibernação ocorre com maior frequência nas regiões frias do planeta, onde os invernos são extremamente rigorosos.
Estivação geralmente ocorre no inverno muito rigoroso, com comida escassa, mas pode também acontecer em época quente e com seca. A temperatura do corpo do animal não sofre grandes mudanças e as funções cardíacas e respiratórias são mantidas. A estivação é um fenômeno praticado por animais que vivem em desertos ou em climas tropicais. Alguns biólogos definem estivação como o estado de letargia induzida em animais por calor seco excessivo. Este fenômeno acontece em várias espécies, como os moluscos, artrópodes, peixes, répteis e mamíferos.
4) Apresente exemplos em que a luz pode afetar o comportamento e a distribuição dos seres vivos.
Os animais apresentam fototatismo, ou seja, sensibilidade em relação à luz, pelo que se orientam para ela ou se afastam dela. Tal como os animais, as plantas também se orientam em relação à luz, ou seja, apresentam fototropismo. Os animais e as plantas apresentam foto periodismo, isto é, capacidade de reagir à duração da luminosidade diária a que estão submetidos - fotoperíodo. Muitas plantas com flor reagem de diferentes modos ao fotoperíodo, tendo, por isso, diferentes épocas de floração. Também os animais reagem de diversos modos ao fotoperíodo, pelo que apresentam o seu período de atividade em diferentes momentos do dia.
5) De que maneira podem interagir os organismos de uma mesma espécie?
Harmonicamente - todos os organismos envolvidos são beneficiados podendo se organizar em: Colônias - onde esses organismos estão unidos fisicamente e trabalham juntos para garantir a sobrevivência da espécie; (ex: corais) Sociedades - são "colônias" que não exigem uma união física entre esses organismos, e é mais comum entre organismos mais complexos; (ex: cardumes)
 Desarmonicamente - uma parte dos organismos envolvidos é beneficiada, enquanto a outra parte é prejudicada, essa forma de relação intraespecífica pode se manifestar dos seguintes tipos: Competição - onde os organismos disputam pelo mesmo espaço e alimento, resultando na morte de uns e na sobrevivência de outros (isso é muito comum quando há mais organismos da mesma espécie do que o ambiente consegue aguentar); Canibalismo - quando um organismo mata e devora outro da mesma espécie, sendo isso muito comum em casos em que há a competição por alimento;
6) Discorre sobre o ciclo do Fósforo.
O principal reservatório de fósforo na natureza são as rochas. O ciclo tem início quando as rochas sofrem intemperismo e liberam o íon fosfato no solo. Assim, esse composto pode ser carregado até os rios, oceanos e lagos ou incorporado por seres vivos. Quando são aproveitados pelos seres vivos, podem retornar à natureza durante a decomposição da matéria orgânica. As bactérias fosfatizantes atuam nesse processo e transformam o fósforo em um composto solúvel, que pode ser facilmente dissolvido na água. O fósforo pode ser levado para rios, lagos e mares. Em ambientes aquáticos, o fósforo pode ser aproveitado pelos seres vivos ou sedimenta-se e ser incorporado às rochas em formação.Com o passar do tempo, as rochas sofrem intemperismo e o ciclo recomeça.
7) Discorra sobre o ciclo do Nitrogênio.
O ciclo do nitrogênio garante que esse elemento circule pelo ambiente físico e pelos seres vivos. O nitrogênio é encontrado nas rochas, no fundo dos oceanos, nos sedimentos e na atmosfera. Na atmosfera, ele é encontrado na forma de gás e representa 79% dos gases presentes nessa camada. Apesar de ser encontrado em grande quantidade na atmosfera, o gás nitrogênio não é utilizado pela maioria dos organismos vivos, os quais são incapazes de fixar e incorporar à matéria viva o nitrogênio atmosférico. Entre os organismos capazes de utilizar esse nitrogênio, estão alguns tipos de bactérias. Durante o ciclo do nitrogênio, é possível perceber que os vegetais conseguem obter esse elemento por meio de sais nitrogenados disponíveis no ambiente. As plantas, por exemplo, conseguem utilizar apenas os íons amônio (NH4+) e nitrato (NO3-). Já os consumidores, como os animais, conseguem obter o nitrogênio por meio da alimentação. Podemos dividir o ciclo do nitrogênio em determinadas etapas: fixação, amonização, nitrificação e desnitrificação. O ciclo do nitrogênio necessita da partição de algumas bactérias. As bactérias do gênero Rhizobium, por exemplo, são importantes nesse ciclo, uma vez que vivem associadas às plantas leguminosas, ajudando na fixação do nitrogênio. Além das bactérias do gênero Rhizobium, as bactérias dos gêneros Azotobacter e Clostridium e certas cianobactérias são capazes de fazer a fixação. O ciclo do nitrogênio é extremamente importante, pois garante a circulação do nitrogênio. Esse elemento químico é essencial para a formação de proteínas e de ácidos nucleicos, sendo fundamental, portanto, para a sobrevivência dos seres vivos.
8) O termo biosfera foi introduzido em 1875 pelo geólogo austríaco Eduard Suess. Foi
criado por analogia com outros conceitos que já existiam para nomear partes da estrutura do planeta Terra, tais como litosfera (o conjunto dos sólidos da Terra), atmosfera (o conjunto dos gases da Terra) e hidrosfera (o conjunto das águas da Terra). Seguindo a habitats. Do trecho lido acima, responda: Quais são os componentes de nosso planeta que são suporte à BIOSFERA?
A biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.
9) Caracterize as pirâmides de energia, número e biomassa.
Pirâmides de números, refere-se ao número de indivíduos envolvidos em uma cadeia alimentar. Nessa representação gráfica, são indicados quantos indivíduos existem em cada nível trófico.
pirâmide de biomassa, estamos falando da quantidade de matéria orgânica disponível em cada nível trófico. A biomassa é expressa em massa do organismo por unidade de área, por exemplo, kg/m2 ou g/m2. Normalmente, nesses casos, há uma pirâmide com base maior que o ápice. Entretanto, existem casos em que ela se apresenta invertida. É o caso dos ambientesaquáticos, onde os produtores possuem uma vida muito curta, são pequenos e multiplicam-se rapidamente, acumulando, assim, pouca matéria.
Pirâmide de energia, que representa a quantidade de energia distribuída em cada nível trófico. Esse tipo, diferentemente dos outros apresentados, não pode ser representado de forma invertida. Ele é sempre direto, pois representa a produtividade energética em cada ecossistema. Os produtores sempre representam o nível energético mais elevado, sendo que os outros seres da cadeia ficam dependentes dessa energia. Conclui-se, portanto, que parte da energia dos produtores será transmitida para os herbívoros e apenas parte da energia deles passará para os carnívoros. Sendo assim, cadeias alimentares menores possuem um maior aproveitamento de energia. Representamos a quantidade de energia disponível em cada nível trófico por Kcal/m2.ano.
 
10) Discorre sobre as relações ecológicas dede Sociedade, Mutualismo e Protocooperação. Exemplifique cada relação ecológica.
A protocooperação ou mutualismo facultativo é um tipo de relação ecológica em que os organismos envolvidos são beneficiados com a interação, porém não são prejudicados com o seu fim. Isso significa que a protocooperação é uma relação ecológica facultativa.
A protocooperação é uma relação do tipo interespecífica harmônica. Isso significa que essa relação ecológica ocorre entre organismos de espécies diferentes (interespecífica), e os organismos envolvidos são beneficiados com essa interação, não sendo nenhum prejudicado (harmônica).
Protocooperação 
Mutualismo 
Organismos de espécies diferentes beneficiam-se da interação, mas podem viver de maneira independente.
Organismos de espécies diferentes beneficiam-se da interação, mas a relação é necessária.

Continue navegando