Buscar

Enzimologia Levedura Saccharomyces cerevisiae

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DISCIPLINA: ENZIMOLOGIA E TÉCNICAS DE FERMENTAÇÕES
DOCENTE: SANDRA ASSIS
DISCENTE: IDAIANA OLIVEIRA CARNEIRO
PRODUÇÃO DE MEIOS DE CULTURA
LEVEDURA: Saccharomyces cerevisiae
FEIRA DE SANTANA-BA
2021
ROTEIRO
Introdução;
Saccharomyces cerevisiae;
Crescimento fermentativo;
Meios de cultura;
Artigo;
Fermentação alcoólica;
Cultivo da Saccharomyces cerevisiae;
Resultados;
Considerações finais;
Referências.
INTRODUÇÃO
“O processo fermentativo é uma das reações bioquímicas conhecidas pelo homem desde a antiguidade. No Egito antigo, em torno de 5.000 a.C., já se usava a fermentação, porém, sem conhecimento científico sobre o processo” (AQUARONE et al., 2001).
“Apesar do processo fermentativo ser utilizado desde a antiguidade, foi em 1860 que o químico francês Louis Pasteur demonstrou cientificamente que a fermentação alcoólica ocorria devido células de levedura” (BARNETT, 2003).
INTRODUÇÃO
As espécies do gênero Saccharomyces:
Tem ampla aplicação industrial;
Considerado a primeira escolha para a produção de álcool; 
Rápida capacidade de crescimento sob as condições aeróbicas.
“Entre as espécies desse gênero, a levedura a Saccharomyces cerevisiae é utilizada em diversos processos de produção de alimentos desde a antiguidade, constituindo-se como o principal micro-organismo utilizado durante a produção de bebidas fermentadas, especialmente vinhos.” (ARROYO-LÓPEZ et al., 2010).
Saccharomyces cerevisiae
FONTE: Google imagens 
Saccharomyces cerevisiae
FONTE: Google imagens
Saccharomyces cerevisiae
FONTE: Google imagens 
Saccharomyces cerevisiae
CRESCIMENTO FERMENTATIVO
Principais fatores químicos e físicos para o crescimento: 
-Temperatura;
-Água;
-Fontes de carbono e nitrogênio;
-Oxigênio e minerais;
-Composição. 
MEIOS DE CULTURA
Existem alguns tipos de meios de cultura para a produção da Saccharomyces cerevisiae, entre eles estão:
Meio YP (meio básico) 
O meio de cultura simples apresenta a seguinte composição: 
Extrato de levedura................................... 1,0 g 
Peptona..................................................... 1,0 g
Água destilada........................................... qsp 100 ml
 
MEIOS DE CULTURA
 Meio YNB (Yeast Nitrogen Base);
 Meio YCB (Yeast Carbon Base);
 Meio Agar LA;
O meio Agar LA é composto por: Glicose.......................................................4 g 
Extrato de levedura....................................0,5 g Peptona.....................................................0,3 g 
Sulfato de amônio..................................... 0,02 g 
Acetato de chumbo neutro........................ 0,1 g 
Agar …………………………………………2,0 g 
Água destilada...........................................qsp 100 ml 
ARTIGO
FONTE: NOBRE, T. P. et al. Viabilidade celular de Saccharomyces cerevisiae cultivada em associação com bactérias contaminantes da fermentação alcoólica. Campinas, 2007. 
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA
A agroindústria do álcool representa um considerável gerador econômico;
As bactérias do grupo Gram-positivo são os microrganismos contaminantes que predominam na fermentação alcoólica, sendo os gêneros Bacillus e Lactobacillus os de maior ocorrência;
Influência do ácido acético e do ácido láctico. 
CULTIVO DA Saccharomyces cerevisiae
A cultura de S. cerevisiae foi mantida em meio de cultura “yeast extract peptone dextrose-agar” (YEPD-agar), submersa em óleo mineral, sob temperatura de 4 °C.
Para reativação, foi transferida uma alça da cultura de manutenção para tubo de ensaio com 9,0 mL de caldo YEPD, com posterior incubação a 32 °C por 48 horas.
Nova transferência foi efetuada nas mesmas condições anteriores. Após incubação foi transferido para erlenlemeyer de 1000 mL do meio MCC (meio à base de caldo de cana).
fervido por 20 minutos, resfriado e filtrado em algodão
Em seguida, diluído com água destilada para 5,0 ± 0,1 °Brix e suplementado com 1,0% de extrato de levedura e 1,0% de peptona.
Por fim incubado a 32 °C por 48 horas.
RESULTADOS
A viabilidade celular de S. cerevisiae foi afetada apenas no cultivo misto com L. fermentum ou B. subtilis ativos, os quais diminuíram significativamente as porcentagens de células vivas de S. cerevisiae ao longo do período de cultivo.
As demais bactérias ativas não influenciaram a viabilidade celular de S. cerevisiae, pois nos cultivos associados da levedura com as bactérias B. stearothermophilus, B. coagulans ou L. plantarum a porcentagem de células vivas de S. cerevisiae ao longo do período de incubação foi semelhante e não apresentou diferença estatística em relação ao controle
RESULTADOS
CONCLUSÕES
Das bactérias ativas testadas, somente L. fermentum e B.subtilis reduziram a viabilidade celular de S. cerevisiae em cultivo misto; 
 Nas condições do cultivo, as bactérias L. plantarum, B. coagulans e B. stearothermophilus e/ou seus produtos metabólicos não influenciaram a viabilidade celular da levedura;
 A acidez do meio juntamente com a presença das bactérias ativas foram os principais fatores relacionados à redução da viabilidade celular de S. cerevisiae.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Importância da fermentação e o papel da Saccharomyces cerevisiae para a indústria alimentícia;
A importância dos meios de cultura e dos testes empregados nas leveduras. 
GUIMARÃES, T. M. Isolamento identificação e seleção de cepas de leveduras Saccharomyces cerevisiae para elaboração de vinho. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2005. Disponível em: <encurtador.com.br/xyD35> Acesso em: 15 mar. 2021.
NOBRE, T. P. et al. Viabilidade celular de Saccharomyces cerevisiae cultivada em associação com bactérias contaminantes da fermentação alcoólica. Campinas, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cta/v27n1/03.pdf> Acesso em: 22 mar. 2021. 
VALÉRIO JÚNIOR, M. F. R. Estudo de co-cultura entre Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces kudriavzevii para elaboração de uma bebida alcoólica fermentada à base de Cagaita (Eugenia dysenterica DC.). 2018. 108 f dissertação (mestrado), Universidade Federal de Goiás. Disponível em: <encurtador.com.br/iuVY5> Acesso: 23 mar. 2021.
REFERÊNCIAS

Continue navegando