Buscar

Resposta atividade 3 gestão das organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão de Mudança – Os desafios de implementação, auxílio da tecnologia e sua importância para o sucesso da empresa. 
Nesse novo cenário empresarial mundial, cada vez mais dinâmico e competitivo, as corporações precisam encontrar soluções, e agregar valores que as tornem mais fortes diante às mudanças e inovações tecnológicas. Com isso, torna-se indispensável uma gestão empresarial moderna e assertiva para que o negócio se sustente. 
A gestão da mudança tem ganhado cada vez mais destaque nesse cenário corporativo atual. Trata-se de uma ferramenta que auxilia a gestão na difícil tarefa de implementar alterações estruturais, estratégias operacionais ou táticas para obter as transformações necessárias ao crescimento da companhia, ao mesmo tempo em que considera os interesses de seu público-alvo, os chamados “stakeholders” (termo criado pelo filósofo Robert Edward Freeman) 
Para que as organizações empresariais possam implementar as transformações necessárias, e principalmente, torná-las bem-sucedidas, deve-se elaborar um planejamento adequado de todos os procedimentos utilizados atualmente na empresa, dentre os quais, a sua cultura, liderança e capital humano. Essa análise deve contemplar o ambiente empresarial em geral, a mentalidade dos colaboradores e identificar as influências nas tomadas de decisões e observar atentamente os impactos. Afinal, a gestão da mudança serão efetivamente concretizadas se refletirem nas ações dos seus colaboradores/funcionários. 
Para que ocorra as transformações objetivadas pela empresa, envolverá, obrigatoriamente, um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas que auxiliarão indivíduos e equipes a se adaptarem ao novo. Contudo, implementar mudanças não é nada simples ou fácil. As modificações não ocorrem instantaneamente e geralmente enfrenta resistência dentro das organizações, por que representa grandes e distintos impactos nos colaboradores, principalmente quando envolvem alteração de processos e hábitos. Por exemplo, com a criação de uma nova área ou implementação de um novo sistema de produção. 
Nesse sentido, um dos maiores desafios será convencer os funcionários da importância de efetivar essas modificações, principalmente, quando sempre tiveram “sucesso” do formato anterior. Esse raciocínio é um dos obstáculos a ser ultrapassado pela gestão da mudança. Para que haja o engajamento dos colaboradores é fundamental ter uma metodologia focada em valorização de pessoas, com a presença de um líder em um projeto de gestão de mudança que deve ter a visão do que a empresa precisa alcançar e explicará aos envolvidos sobre a necessidade da mudança. A liderança, fundamentalmente, precisa incorporar a ideia da transformação, sendo o exemplo e desempenhando o papel de direcionar os demais funcionários. 
A metodologia na gestão de mudanças, para garantir a compreensão e contribuição dos funcionários, encontra seus pilares na: Comunicação, que possam, além de bem informados sobre o que acontecerá, como também possam conhecer os impactos positivos que elas representarão em seu trabalho; Alinhamento, que diz respeito, essencialmente, garantir que o plano de comunicação seja realmente efetivo, escolhendo o melhor veículo, linguagem, momento, entre outros métodos que sejam capazes de proporcionar o bom entendimento da mensagem e o comprometimento de todos para o sucesso da implementação; Capacitação, que se faz necessária para viabilizar o conhecimento e aprendizado do grupo de trabalho; e Tecnologia, que por meio de ferramentas como sistemas de gestão, aplicativos e equipamentos de ponta para automação de processos, ela representa um dos pilares da administração contemporânea. 
Nesse contexto, no processo de mudança de uma empresa, é fundamental maximizar a eficácia do processo da sinergia e o equilíbrio entre o estratégico, tático e o operacional, para fazer a conexão entre o propósito da mudança a ser realizada pela organização e a nova realidade do dia a dia das pessoas. Dessa forma, é possível garantir uma melhor aderência dos times ao processo de mudança e fazer com que a iniciativa seja mais bem-sucedida. 
Noutro ponto, quando falamos em mudanças e gestão dos negócios no mundo moderno, a tecnologia é a grande aliada nesse processo. Mencionamos acima que a empresa, envolverá, obrigatoriamente, um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnica para atingir a mudança esperada, A tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Por meio de ferramentas como sistemas de gestão, aplicativos e equipamentos de ponta para automação de processos, ela representa um dos pilares da administração contemporânea. 
A gestão de negócios é uma atividade cada vez mais complexa. Com a elevada competitividade e o ritmo frenético em que as mudanças acontecem interna e externamente às organizações, os gestores convivem com pressão constante por redução de custos, aumento de eficiência e inovação. 
Empresas são conjuntos de setores interdependentes. Isso significa que, quando um deles não desempenha seu papel de maneira integrada com os demais, ameaça a performance de todos. Graças a isso, o gestor precisa de uma estratégia que alinhe os esforços individuais, conduzindo-os a um movimento harmônico. 
Os ERP Cloud (Enterprise Resource Planning), surgiram para atender tal demanda. Esses softwares empresariais representam grandes avanços em termos de acessibilidade e controle financeiro e de estoque, gerando: Otimização do fluxo de informações; Automação de processos; Gestão aprimorada de estoque; Maior agilidade de comunicação; Extração de relatórios gerenciais; Previsibilidade financeira; Integração entre as informações setoriais.
Tudo isso contribui com o aumento da produtividade operacional e cria uma interface virtual confiável e fidedigna da organização. Sem dúvida alguma, os sistemas ERP’s são os principais recursos tecnológicos da gestão de negócios. 
Outro aspecto central da gestão de negócios na atualidade é a análise de dados. Eles se tornaram a principal base para tomada de decisões assertivas, pelo fato de refletirem objetivamente padrões de interesse organizacional. 
Empresas podem facilmente identificar as preferências e comportamentos de seus clientes, as principais fontes de falha em uma linha de produção ou o impacto de medidas gerenciais nos indicadores do negócio. São práticas relativamente antigas, mas que mudaram completamente após a expansão da tecnologia. 
Com os recursos certos, qualquer organização é capaz de coletar dados, analizá los, convertendo-os em informações, e extrair insights que embasam o processo decisório. Empresas que não exploram tal recurso, correm grande risco de se tornarem obsoletas. 
O terceiro aspecto de alinhamento da tecnologia com a gestão de negócios se refere à presença virtual da organização. A internet possui um alcance imensurável e hoje, para a grande maioria das pessoas, é a principal fonte de informação sobre negócios. 
A importância da tecnologia como fator competitivo tende a aumentar muito nos próximos anos. Seu potencial para solucionar problemas de qualquer segmento, reduzir custos e aumentar o controle gerencial, é ilimitado. 
Empresas de todos os portes já nascem com recursos tecnológicos intrínsecos às suas atividades, enquanto outras, consolidadas no mercado há tempos, desafiam modelos de negócio centenários para se reinventarem.Esse conjunto de mudanças está modificando completamente o padrão da gestão de negócios. Não adianta tentar atuar de forma tradicional em um mercado onde a tecnologia é a regra. 
O desafio é fazer com que líderes desempenhem seus papéis e abracem as mudanças que estão ocorrendo continuamente, gerenciando seus empregados através de todo o processo, sempre aliando a tecnologia como ferramenta de obtenção de informação. Entendemos assim, que um indivíduo, equipe ou organização se beneficie plenamente de uma mudança e atinja todo seu potencial, é necessário reconhecer e entender as diferentes etapas do processo de mudança. 
Concluímos então, que as transformações são constantes e a gestão demudanças nas organizações, aliada às ferramentas tecnológicas e líderes capazes de motivar e direcionar os colaboradores é inevitável para o sucesso do negócio. E quando se trata de ciclos de vida organizacional, a mudança é o que determina como uma organização falha ou prospera.

Continue navegando