A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliação I SOC13

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657384) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26204253
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A linha divisória entre a pré-história e a história é atribuída ao tempo em que surgiram os registros escritos. A importância da escrita para a história e para a conservação de registros vem do fato de que estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre indivíduos, mas também por gerações. Em relação às formas de comunicação estabelecidas pelo homem na pré-história é CORRETO afirmar:
	 a)
	O homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas.
	 b)
	Os primeiros códigos de escrita sistematizada encontrados na pré-história diz respeito aos escritos do Mar Morto.
	 c)
	A tradição oral foi a forma mais eficiente e difundida entre os primeiros grupos humanos na pré-história.
	 d)
	Os primeiros códigos de escrita sistematizada encontrados na pré-história foram códigos de leis, entre eles destaca-se o Código de Hamurabi.
	2.
	Quando falamos em cultura, também encontramos pessoas que costumam julgar a maneira como determinados grupos sociais vivem, falam, vestem-se. Esta forma de julgar culturas e sociedade diferentes retratam determinado ponto de vista, que com a História possui o que chamamos de tendência. Com relação a esta tendência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Geocentrismo.
	 b)
	Relativismo cultural.
	 c)
	Etnocentrismo.
	 d)
	Relativismo social.
	3.
	Ao ensinar história, muitas vezes nos deparamos com algumas categorias básicas. Categorias como civilização, sociedade, poder, economia, tempo, relações sociais, relações
de produção, cotidiano etc. A compreensão do significado dessas categorias é muito importante, tanto para o aluno quanto para o professor. Pensando na categoria "Relações de Produção", classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: e, depois, assinale a alternativa CORRETA.
(    ) Segundo a teoria de Augusto Comte, as relações de produção com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção.
(    ) São dois os tipos de relações sociais de produção que se complementam: divisão de tarefas e relação de produção.
(    ) Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx.
(    ) As relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Com relação à família, com o passar dos tempos, esta instituição passou por diversas mudanças. Podemos perceber isso na contemporaneidade, na qual as famílias possuem diversas formas. Já no século XII, a Igreja Católica passou a regulamentar as relações familiares. Com isso, qual ação foi apresentada?
	 a)
	Instituiu-se o casamento para padres.
	 b)
	Há a abertura para diversas formas de família.
	 c)
	Instituiu-se o casamento obrigatório.
	 d)
	Instituiu-se o pensamento de Lutero.
	5.
	O trabalho com conceitos no ensino deve ter como referência a concepção de História com que se trabalha e que servirá de orientação para o tratamento metodológico dos conteúdos. Além disso, é preciso levar em consideração os objetivos que se pretendem alcançar, os interesses dos alunos e a inserção destes e do professor na realidade em que vivem. Nessa perspectiva, o professor pode empregar alguns critérios norteadores na primeira seleção de conceitos para serem trabalhados no ensino de História, como:
I- Selecionar uma quantidade pequena de conceitos extraídos do conteúdo a ser ensinado e
do material didático utilizado.
II- Escolher conceitos que possuem caráter o mais individual possível para poderem ser usados em circunstâncias e contextos históricos diversos.
III- Valer-se de tratamento didático que facilite a aprendizagem do aluno, pois conceitos
históricos são de difícil apreensão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	Todas as sentenças estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	6.
	As tendências históricas na educação contemporânea remetem para a formação de um sujeito crítico, com consciência de sua ação sobre o mundo. Nesse sentido, o ensino da disciplina de História vem buscando novos referenciais teóricos. Uma das teorias que perpassam as propostas para o ensino de História é a teoria histórico-crítica. Sobre essa teoria, é possível afirmar que:
I- Essa teoria tem também mais alguns nomes. Um deles é teoria utópica, utópico ou acrônico, é algo que não existiu ainda no tempo, mas poderia existir. A realidade, portanto, não se restringe ao aqui e agora, mas também a tudo o que existirá.
II- A palavra Crítica vem do grego kritein, que significa "critério".
III- Tudo o que é histórico possui ao menos dois lados; nada é absoluto, total; é preciso ver os dois lados da coisa.
Agora assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	7.
	O método de ensino de História empregado nos livros didáticos no século XIX caracterizava-se pela memorização. Nesta época, aprender História significava decorar todos os fatos e nomes ocorridos naquele momento histórico e que estavam no livro. Sobre como os conteúdos eram organizados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os conteúdos eram organizados através de textos críticos e atividades que deveriam ser analisadas pelo aluno e pelo professor.
(    ) Os conteúdos eram trabalhados através de textos e as atividades eram apresentadas como pergunta e resposta.
(    ) Os conteúdos eram organizados em textos e atividades estruturados como resumos a serem realizados pelos alunos.
(    ) Os conteúdos deveriam ser decorados pelos alunos e oralmente ou por escrito seriam cobrados pelo professor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	No século XIX, temos a efetivação da sociedade burguesa e a implantação do Capitalismo
industrial. Desde meados desse século, o Capitalismo é criticado como forma de  organização da sociedade. Na crítica, destacam-se dois pensadores. Quem foram eles?
	 a)
	Bloch e Febrev.
	 b)
	Ranke e Droysen.
	 c)
	Roterdão e Rabelais.
	 d)
	Marx e Engels.
	9.
	No período Contemporâneo, os historiadores passam a perceber que a Europa já não poderia mais ser vista como o centro do mundo, assim  eles afirmam que é necessário olhar os outros povos, as outras partes do globo terrestre. Frente a isso, sobre a visão que os historiadores passaram a ter a partir desta mudança de foco, analise a seguintes sentenças:
I- Os historiadores passam a verificar que a História precisa ser observada a partir do mundo ocidental, isso na metade do século XIX.
II- No período Contemporâneo passa-se a ter influência dos historiadores na visão materialista e na visão histórica das civilizações.
III- No período Contemporâneo, em meados de 1970, o ensino de História passa a ter a influência das tendências marxistas.
IV- Neste período, o materialismo histórico deixou de ser utilizado, abrindo mão da elaboração de diversos materiais didáticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	Na década de 60, foram apresentados a algumas escolas os Estudos Sociais. Haviam matérias que formavam esta disciplina. Estas matérias tinham como