Buscar

Logística da Produção

Prévia do material em texto

Logística da Produção
A logística é umas das áreas que mais cresceram nos últimos tempos. A área faz parte da Administração, mas devido à sua importância no contexto empresarial ganhou vida própria. Assim, podemos dizer que a logística vai desde o pedido inicial do cliente, passando por todo processo de recebimento, conferência, guarda física dos materiais, a distribuição dos mesmos, o envio desses materiais ao setor produtivo da empresa, expedição, transportes e finalmente chegando ao seu destino que é o cliente. A verdade é que o enfoque da administração de materiais está mudando o tradicional “produza-estoque-venda” para um conceito mais atualizado que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”. 
O administrador está atento aos desejos dos consumidores, atender bem o cliente é fundamental nos negócios, pois quando falamos em clientes, estamos também falando de recursos para a empresa, ou seja, lucro para a empresa, o cliente deseja produtos de qualidade, entregas no prazo, por isso a logística tem papel fundamental no mundo dos negócios. Dessa forma, podemos definir as atividades abaixo como atribuições do setor logístico.
Compras – o setor em questão é o responsável pelo processo de cotação de preços, seleção de fornecedores, negociação de prazos de pagamento, com autorização do setor financeiro para isso.
Programação – estabelece o cronograma do processo produtivo, quais as seções que estão envolvidas no processo, funcionários, máquinas que serão utilizadas na confecção do produto. É fundamental a elaboração do cronograma, evitando assim atrasos na entrega.
Transportes – setor responsável por levar o produto final acabado ao cliente.
Controle de estoque de matérias-primas – guarda física da matéria-prima, bem com a quantidade de matéria-prima existente em estoque.
Controle de estoque de componentes – guarda física dos componentes que serão utilizados no processo produtivo, esses componentes podem ser peças acessórias do produto, parafusos, porcas, instrumentos de medição, óleo solúvel.
Armazenagem de matérias-primas – local onde ficará armazenada a matéria-prima certos tipos necessitam de local adequado para o armazenamento.
Armazenagem de componentes – local onde ficarão armazenados os componentes, certos componentes, assim como a matéria-prima, exigem local específico de armazenagem.
Previsão de necessidades materiais – são realizadas estimativas de necessidades de materiais, para isso são utilizados modelos matemáticos como estatística, média de consumo dos anos anteriores que servem de referência para compras futuras.
Processamento de pedidos de clientes – emissão dos pedidos dos clientes devidamente analisados e processados corretamente com data de entrega, formas de pagamentos e outros dados relevantes.
Planejamento de atendimento a clientes – o cliente deve estar a par como anda o processo de confecção do produto, prazos de entrega e especificações do produto.
No início a logística nada mais era do que uma subárea da administração, mas com as exigências do mercado, por qualidade e prazos de entrega, acabou ganhando vida própria, não podemos esquecer que o processo de globalização foi fundamental para o desenvolvimento da área nas organizações. Com a globalização não temos mais fronteiras, dessa forma as empresas passaram a se preocupar com os meios de transporte que deverão ser utilizados, estudo de rotas, quais estradas são mais viáveis, o tipo de transporte mais viável, os meios de produção, as máquinas que serão utilizadas, o armazenamento da matéria-prima deve ser o mais adequado possível, a localização das máquinas deve ser próxima ao almoxarifado para evitar perda de tempo, a qualidade que se torna essencial num mercado tão competitivo. Enfim, a tendência é que a área de logística cresça cada vez mais e com certeza as organizações precisarão de mais mão de obra qualificada para atender a todas essas exigências.
Quando falarmos de matéria-prima, processo produtivo, estoque, compras, transportes, prazos de entrega e qualidade, estamos falando de logística. Essa área cuida da execução de processos de planejamento, procedimentos e controles de programação dos seguintes itens:
· Produção de bens e serviços;
· Manutenção de máquinas e equipamentos;
· Compras;
· Recebimento e armazenamento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. 
Armazenamento, distribuição e transporte são as atividades estratégicas da logística. Tudo isso utilizando tecnologias de informação pertinentes, com o objetivo de atingir o máximo de eficiência, economia, agilidade e transparência. No tópico seguinte vamos enfocar a administração da produção que é diretamente ligada à logística de produção que é nosso objeto de estudo
No tópico seguinte vamos enfocar a administração da produção que é diretamente ligada à logística de produção que é nosso objeto de estudo.

Continue navegando