Buscar

A INCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A INCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: 
 DESAFIOS E PERSPECTIVAS
							
Cláudia de Lourdes Martins[footnoteRef:2] [2: Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís. E-mail da autora: claudialourdemartins@hotmail.com. Orientador: Prof. Me. Mario Marcos Lopes
] 
RESUMO: A inclusão escolar de alunos com deficiência na rede regular de ensino tem se transformado cada vez mais numa realidade na educação brasileira. Porém, ainda existem desafios que precisam ser superados para que a inclusão escolar possa se efetivar de forma eficaz. Dentre os desafios, encontra-se a prática pedagógica dos professores como um dos entraves, pois esta tem demonstrado não atender as reais expectativas dos educandos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar de que forma a inclusão escolar vem sendo realizada na escola regular, assim como o papel desempenhado pelos professores frente a este processo. É de suma importância a adoção de práticas pedagógicas que respeite o aluno, valorize suas habilidades, compreenda suas limitações e competências, proporcionando a ele condições para que possa se desenvolver e construir seu próprio conhecimento. Subsidia este estudo a pesquisa bibliográfica, tendo por base autores tais como: Prieto (2000), Biancheti (2005), Mantoan (2006); dentre outros que abordam a temática. O resultado dessa reflexão aponta que o professor pode ser o agente capaz de possibilitar através da suas práticas pedagógicas, condições para que os alunos possam construir seu próprio conhecimento e se desenvolverem de forma plena.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; Deficiência; Professor.
1 INTRODUÇÃO
A inclusão escolar é uma temática que levanta polêmicas e vem modificando a realidade de muitas escolas, fazendo com que elas busquem caminhos que possam colaborar para a abertura de um novo espaço de construção de cidadania e de participação social.
Frente a esta situação, o momento atual, configura uma forte e crescente tendência da educação em prol do movimento da inclusão, onde se verifica a adoção de novas práticas e ações voltadas na escola para que a inclusão se efetive de forma eficaz.
Uma das alternativas para que a inclusão possa se efetivar de forma adequada está no ensino diferenciado e investimento na peça chave da inclusão: o professor. Acredita-se, uma formação inicial e continuada de qualidade, o trabalho interdisciplinar, a adesão à pedagogia de projetos, a reflexão por parte do docente e demais envolvidos, adaptações curriculares, dentre outras ações, poderá contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas na escola.
Para que essas práticas possam se fortalecer, o professor deve desenvolver um trabalho dinamizado e consciente, capaz de contribuir através de ações e práticas pedagógicas que rompam com as barreiras dos preconceitos e da exclusão. 
Diante deste contexto, o objetivo da pesquisa é investigar de que forma a inclusão escolar do aluno com deficiência é tratada no contexto escolar e como o professor pode favorecer o fortalecimento de ações e práticas inclusivas na escola.
A justificativa para a abordagem dessa temática está fundamentada no entendimento de que a inclusão na escola regular é necessária, mas dependerá de uma reforma profunda no pensamento da escola e dos professores para que este processo se solidifique. Daí a importância de se conhecer como tem se processado a inclusão desses alunos na escola regular, de modo a visualizar alternativas para que a educação seja realizada de forma plena e com qualidade.
A metodologia que subsidia o trabalho é a pesquisa bibliográfica, tendo por base estudiosos tais como: Prieto (2000), Biancheti (2005), Mantoan (2006) dentre outros. Dessa forma as reflexões aqui propostas contribuem para a ressignificação do trabalho voltado para a inclusão na escola, demonstrando que é preciso despir-se dos estigmas e preconceitos e que a diversidade possa ser respeitada, cabendo ao professor romper com práticas excludentes.
A pesquisa inicia-se fazendo uma breve descrição da história da deficiência e como a pessoa com deficiência era tratada desde os tempos primitivos até chegar aos dias atuais, procurando demonstrar os desafios e conquistas enfrentadas.
Em seguida faz uma abordagem dos desafios do processo de inclusão na escola regular, os principais entraves para que a inclusão se efetive de forma eficaz, assim como as práticas pedagógicas dos professores.

Outros materiais