Buscar

atividade 1 Historia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Curso de 
Pedagogia
 EAD
)
	NOTAS
ATV 1:
	Atividade: ATV 1
	Data:novembro de 2020
	
	Disciplina: Historia da Educação
	Semestre: 2º
	
	
PROFESSORA/Dra: Claunice Maria Dorneles
COORDENADORA: Profa./Me Natacya
	Acadêmico(a): Gislene dos Reis Fernandes
	RGM: 053.20397
	
ATENÇÃO:
1) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 
2) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção. 
3) O prazo limite de envio das atividades é no último dia da disciplina, ou seja, terão até o dia 27/11/2020 para encaminhá-las, mas existem algumas normas para regulamentarmos as devolutivas (respostas dos professores), prazos de reenvio (APENAS NO CASO DAS ATIVIDADES DISSERTATIVAS) e prazo limite para que tenha a sua atividade corrigida antes da data das provas, assim segue: 
a) Aos que enviarem as atividades com antecedência, até dia 20/11/2020, caso a atividade esteja parcialmente correta ou errada, poderá reenviar apenas mais uma vez, desde que esteja dentro da vigência da disciplina, ou seja, até dia 27/11/2020.
b) Caso tenha interesse em receber a devolutiva de suas atividades antes das provas, deve encaminhar as atividades até no máximo dia 20/11/2020. Caso poste as atividades posterior a essa data, pode não ter os resultados antes das provas. 
Bom Estudo!
Prezad@sacadêmic@s,
Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. 
Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos:
a) A Educação dos povos primitivos era organizada em estágios. O ultimo estagio diz respeito a educação de iniciação para a vida adulta que começa a partir dos 10 anos de idade. Descreva de forma objetiva os dois primeiros estágios e quais são as suas características educacionais?
R: O primeiro estágio era dado por imitações das crianças, através de brincadeiras com miniaturas de instrumentos usados pelos adultos, também era separadas atividades e brincadeiras de meninos e meninas, cada qual aprendendo por meio desta as suas atribuições.
O segundo estágio já se dava por uma imitação consciente onde as crianças imitam e aprendem as atividades dos adultos, nesta fase já se era exigido delas o trabalho, não havia o interesse ou objetivo de aplicação de educação e sim de obter resultados do trabalho.
b) Os chineses adotavam duas formas de organização escolar, uma era o sistema de escola e a outra de exames. Explique o sistema de exame. Qual era a finalidade da leitura e o domínio da escrita? Qual era o método adotado, como era as instalações escolares (se havia escola ou não) e qual era o valor da educação para o acesso no serviço público? 
R: O sistema de escola: são ofertados nas escolas como elementos em que é ensinado pelo currículo anteriormente analisado.
O sistema de exames: é o aspecto central do sistema educativo chinês. Por meio dele são postos à prova todos os estudantes, esse sistema de exame é realizado pelo estado como de seu sistema educativo, temos como exemplo nos dias de hoje as provas realizadas nas escolas e o exame realizado pelo MEC.
A finalidade: era o domínio dessas formas de linguagens, isto é, a leitura e a escrita, com o objetivo de decorar os textos sagrados para se desenvolver um estilo literário semelhante aos dos escritos sagrados, de modo a assegurar tanto ritmo, como rima através de memorização desses textos.
O método: se da através do treino da memória com o objetivo de decorar.
As instalações das escolas: não há edifícios escolares, a escola funcionava em qualquer sala vaga, de casa particular, de um templo, cabana ou em qualquer outro lugar coberto em uma esquina ou canto de rua.
O acesso ao serviço publico: por meio de exames são escolhidos todos os funcionários públicos.
c) O sistema de casta adotado na Índia deixou/deixa um legado negativo que é a desigualdade social. Fale resumidamente a educação hindu. Em relação a educação judaica, a base da educação era a moral e a religião. Como era a metodologia de ensino e os espaços de ensino?
R: O sistema de casta: As castas organizaram a sociedade indiana durante vários séculos. Dentro desse modelo, a condição de um indivíduo é determinada pelo seu nascimento.
 Em cada uma das castas observamos o direito nato de exercer determinadas profissões definidoras do prestigio e da posição social. A casta superior é ocupada pelos Brâmanes líderes religiosa do povo indiano. 
Em contrapartida a casta inferior é formada párias pessoas incumbidas de serviços considerados degradantes.
A educação hindu era através de metodologia de ensino era oralidade e posterior estudavam nos livros sagrados, os Vedas ou catecismo budista, a moral era ensinada por meio de provérbio e de fabulas além da leitura e da escrita estudavam aritmética.
A educação judaica por sua vez constituía numa grande variação acentuada com base no aspecto moral e religioso, deu muito mais oportunidade para o desenvolvimento. Desta forma muito contribuíram para o desenvolvimento da cultura ocidental, mas em outros aspectos da educação organizada, método escolar etc, não é diferente do tipo oriental.
A metodologia de ensino é a educação judaica que pode ser considerada como tal a partir da tradição oral, que nada mais era do que a transmissão de todos os valores éticos, culturais e morais de geração em geração. 
A estratégia mais utilizada dentro desta tradição consistia nas leituras da Tora e do Talmud. 
E a educação judaica era familiar informal, os processos de ensino eram orais e nas repetições, os pais desde muito cedo ensinavam e transmitiam, para as crianças a história do seu povo e a religião acostumava-se na pratica do bem e o cultivo das virtudes.
Boa atividade!

Outros materiais