Buscar

Estudo Dirigido equilibrio acido-base

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido
Equilíbrio ácido-base
1) Descreva como o principal sistema tampão (H2CO3/HCO3 - ) do sangue contribuí para a manutenção do pH sanguíneo.
 O sistema tampão é o principal mecanismo regulador de pH com atuação imediata. Quando há uma acidose ( aumento de concentração de íons H+), o tampão básico (HCO3) se liga aos íons de H+ formando ácido carbônico (H2CO3), transportando até os tecidos pulmonares, onde ocorre a sua ionização, gerando H2O (eliminado pela urina) e CO2 eliminado pela respiração. Os rins retém bicarbonato para manter a relação HCO3/ H2CO3. Já quando ocorre uma alcalose (aumento de bases OH), o tampão ácido (H2CO3) se liga a essa molécula de OH- e ela se ioniza gerando e H2O (eliminado na urina) e HCO3, onde é eliminado pelos rins preservando a relação HCO3/ H2CO3-. O sistema respiratório retém CO2.
2) Quais são as causas endógenas e exógenas do acúmulo de ácidos no organismo? E da redução de ácidos?
 As causas endógenas do acúmulo de ácidos são: retenção de CO2, aumento de produção de ácido lático e incapacidade de eliminação de ácidos fixos pelos rins. Já as exógenas são a ingestão de grande quantidade de agentes ácidos. Na redução de ácidos as causas endógenas são a eliminação excessiva de CO2 e perdas de ácidos fixos. Já as causas exógenas são a administração excessiva de bases.
3) O que caracteriza a acidose ou a alcalose?
 A acidose é caracterizada pela alta concentração de íon H+ e pH sanguíneo inferior a 7,35. Já a alcalose é caracterizada por baixa concentração de íon H+ e pH sanguíneo maior que 7,45.
4) O que caracteriza a acidose respiratória? E a acidose metabólica?
 A acidose respiratória caracteriza-se por pH inferior a 7,35 e pressão de CO2 maior que 45mmHg. Já a acidose metabólica caracteriza-se por pH inferior a 7,35, concentração de CO2 normal, concentração de HCO3- inferior a 22mol/L e redução de bases.
5) O que caracteriza a alcalose respiratória? E a alcalose metabólica?
 A alcalose respiratória caracteriza-se por pH superior a 7,45 e baixa pressão de CO2 (<35 mmHg). Já a alcalose metabólica caracteriza-se por pH superior a 7,45, pressão de CO2 normal, e concentração de HCO3- maior que 28 mmol/L e aumento de bases.
6) Quais são os quatro parâmetros principais para avaliar o estado ácido-básico do organismo? Qual é o nome do exame que fornece os valores que permitem analisar os gases sanguíneos?
 Os parâmetros para avaliar o estado ácido-base são o pH sanguíneo, a concentração de CO2, a verificação de concentração de bases e por fim a diferença de bases. Todos os parâmetros são fornecidos pela gasometria.

Outros materiais