Buscar

QUESTÕES NORTEADORAS DC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é DC?
É o volume sanguíneo ejetado pelo ventrículo esquerdo em um estabelecido intervalo de tempo.
O que é DC de reserva? Qual sua importância?
Reserva de débito é o quanto consigo aumentar para atender a demanda aumentada, por exemplo a atividade física. 
Quais são os determinantes do DC?
Os determinantes do DC são pré-carga, pós carga, contratilidade e frequência cardíaca. 
Explique o controle extrínseco da FC.
O controle extrínseco da FC se dá por meio da estimulação de nervos simpáticos para o aumento da mesma. E por meio do parassimpático, promovendo a redução da mesma. Os neurônios simpáticos ativam receptores B que auxiliam no influxo de Na+ e Ca+ aumentando então a velocidade da despolarização e consequentemente levando ao aumento da frequência cardíaca. Os neurônios parassimpáticos ativam receptores muscarínicos que propiciam o aumento de efluxo de K+ e influxo de Ca+ permitindo a hiperpolarização e a redução da despolarização consequentemente levando à redução da frequência cardíaca. 
Definir Cronotropismo, Dromotropismo, Batmotropismo, Inotropismo, Lusitropismo.
Cronotropismo: é a capacidade intrínseca do coração de gerar seus próprios estímulos elétricos, indepente de influências extrínsecas ao órgão. 
Dromotropismo: é a capacidade que o coração possui de conduzir os impulsos cardíacos pelo sistema.
Batmotropismo: é a capacidade excitável que os cardiomiócitos possuem de gerar potenciais de ação a partir da influxo e efluxo de íons. 
Inotropismo: é a capacidade contrátil que o coração possui de contrair-se como um todo, uma vez que toda sua musculatura é estimulada, resultando no evento mecânico chamado contração sistólica 
Lusitropismo: é a capacidade que o coração possui de se distender, promovendo o relaxamento do músculo cardíaco como um todo, resultando no evento mecânico chamado diástole. 
Explique pré-carga, pós-carga e contratilidade. Relacione essas variáveis com o VS.
Pré-carga: pode ser considerado como todas as forças que promovam a entrada de sangue para o ventrículo, como exemplo retorno venoso. Consequentemente aumentando o volume sistólico.
Pós carga pode ser considerada como todas as forças que se opõe a saída de sangue do ventrículo. Consequentemente, reduzindo o volume sistólico.
Contratilidade pode ser considerada a capacidade que o coração possui de se contraír independente da pré e pós carga. Consequentemente aumentando o volume sistólico. 
Explique a relação de Frank-Starling com a pré-carga e contratilidade
A lei de Frank-Starling determina que quanto maior for o volume de sangue que chega ao coração maior é a força que deve ser exercida por ele para ejetar o sangue. Visto que a pré-carga é o conjunto de forças que promove a entrada de sangue no coração como, por exemplo, o aumento do retorno venoso por meio das bombas musculares promoverá maior volume sistólico. Diante disso, já que haverá aumento do volume sistólico, ocorrerá aumento da contratilidade para a expulsão de sangue das câmaras cardíacas. Logo, relaciona-se neste sentido, a pré-carga aumenta o volume sistólico que por consequência propicia a necessidade de maior contração aumentando então sua contratilidade.

Continue navegando