Buscar

GESTÃO DE PESSOAS - Prova Discursiva (uniasselvi)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Toda e qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos, de qualquer segmento e tamanho, tem como desafio a gestão de pessoas. Para tanto, é preciso que essa gestão seja realizada por meio de um modelo estabelecido e formal, e que seja ideal para a gestão de pessoas da organização. Diante desse contexto, disserte sobre o modelo ideal à gestão de pessoas nas organizações.
R: Não existe um modelo ideal para gestão de pessoas, cada organização estabelece o seu a partir do perfil de seus colaboradores e objetivos traçados. O modelo ideal para uma organização, de modo geral, seria a conquista dos interesse da empresa e a conquista dos interesses dos colaboradores para que todos alcancem os resultados saiam felizes. Trabalhadores felizes e realizados fazem com que os interesses da organização obtenham sucesso. Um modelo de gestão de pessoas interfere na vida dos colaboradores de uma organização então a estratégia é manter ambos bem alinhados para a empresa consiga se perpetuar na atividade. Deve se considerar atitudes como desejo de justiça e reconhecimento, crescimento profissional e pessoal dos colaboradores assim como um ambiente salutar, agradável e seguro.
Não existe modelo ideal estabelecido de forma padronizada para todas as organizações. Por isso, o modelo ideal deve ser desenvolvido por cada organização, considerando não apenas os interesses da organização, mas também dos funcionários. Um modelo ideal, personalizado, conduz a organização como um todo, com seus funcionários para o alcance dos objetivos comuns. O modelo ideal deve considerar atitudes que atendam aos desejos de todos os indivíduos, como: desejo de justiça e reconhecimento; de relacionamentos saudáveis; de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional; de um ambiente seguro, limpo e organizado; de exercer um trabalho digno. 
2. De modo a atrair e reter talentos, as empresas têm adotado planos de benefícios e serviços. Esses benefícios e serviços disponibilizados pela organização aos funcionários impactam de forma positiva na qualidade de vida dos indivíduos. Isso porque os benefícios se referem a algumas regalias e vantagens, e integram o pagamento em dinheiro. Além dos benefícios instituídos por lei, como o 13º salário, aposentadoria, seguro de acidentes de trabalho, salário-maternidade etc., existem outros benefícios. Disserte sobre os benefícios assistenciais, recreativos e supletivos, citando exemplos para cada tipo de benefício.
R: Os benefícios são uma forma da empresa segurar seus colaboradores através de vantagens valorizando seus profissionais e tornando-os mais satisfeitos e os convidando a serem mais produtivos no ambiente de trabalho, tendo orgulho do que fazem.
Os benefícios são divididos da seguinte forma:
1.Os benefícios Assistenciais – Procuram dar assistência aos seus colaboradores e família em caso de emergências, como por exemplo Assistência médico-hospitalar, seguro de vida, Planos de previdência entre outros.
2.Os benefícios Recreativos – Procuram proporcionar lazer, atividades físicas e relaxamentos psicológicas para seus colaboradores, podendo até se estender para a família, como por exemplo Passeios, Clubes, competições esportivas e comemorações de datas especiais.
3. Os benefícios Supletivos - Procuram proporcionar facilidades e vantagens diferenciadas aos colaboradores para aumentar sua qualidade de vida. Exemplos disso seriam a colocação de uma caixa eletrônico no trabalho para facilitar o saque de dinheiro, estacionamento privado, convênios em estabelecimentos como farmácias, restaurantes e postos de gasolina.
Benefícios assistenciais: tem como objetivo munir o funcionário e sua família de condições de segurança e previdência em situações imprevistas ou emergenciais, como:
- Assistência médico-hospitalar.
- Assistência odontológica.
- Assistência financeira por meio de empréstimos.
- Serviço social.
- Complementação de aposentadoria ou planos de previdência social.
- Complemento do salário em afastamentos prolongados por doença.
- Seguro de vida em grupo ou de acidentes pessoais.
- Creche para filhos de funcionários.
Benefícios recreativos: buscam proporcionar ao funcionário condições físicas e psicológicas de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer, podendo se estender aos familiares, como:
- Grêmio ou clube.
- Áreas de lazer nos intervalos de trabalho.
- Música ambiente.
- Atividades esportivas e comunitárias.
- Passeios e excursões programadas.
- Confraternizações em datas especiais.
Planos supletivos: têm como objetivo proporcionar algumas facilidades, conveniências e utilidades aos funcionários, de modo a promover a qualidade de vida, como:
- Estacionamento privativo.
- Cooperativa de gêneros alimentícios ou convênio com supermercados.
- Agência bancária no local de trabalho.

Continue navegando