Buscar

Hemoglobina resumo bioquímica

Prévia do material em texto

Hemoglobina
- É composta por 4 cadeias de aminoácidos, como um aglomerado de moléculas e aminoácidos que estão enrolados. - Em cada uma dessas cadeias temos um grupo HEME (estrutura de porfirina), que fica na borda da hemoglobina. - No centro da hemoglobina, há um íon de ferro, e esse é o lugar onde o oxigênio se liga assim, na hemoglobina temos 4 locais principais de ligação de oxigênio.
- Ela presenta algo chamado de ligação cooperativa, este é o princípio de que uma vez ligada a uma molécula de oxigênio, a hemoglobina muda a forma de tal modo que os outros locais fiquem mais prováveis para ligação de oxigênio, ela apenas faz isso (uma ligação faz as outras ligações mais prováveis).
- Ela se torna um excelente receptor de oxigênio quando está viajando através dos capilares pulmonares e vai se fundindo a partir dos alvéolos, torna-se realmente boa em captura-los.
MAS COMO A HEMOGLOBINA SABE QUANDO ELIMINAR O OXIGÊNIO?
- Existe um subproduto, chamado de “inibição alostérica” (alostérica remete a enzima, e “alos” significa “outras”, logo podemos dizer que é as coisas se ligando a outras partes). A hemoglobina é inibida alostericamente pelo CO2 e por prótons (o CO2 pode se ligar a outras partes da hemoglobina, mas não sabemos os locais exatos, ele altera os prótons (a acidez apenas significa uma alta concentração de prótons, se estiver num ambiente ácido os prótons podem se ligar a cetras partes da proteína e isso torna mais difícil para eles conservar o oxigênio, assim quando se está na presença de muito CO2, que torna o ambiente ácido, a hemoglobina abandona seu oxigênio, e isso só acontece no momento certo para abandoná-lo.
EXEMPLO: Um homem correndo há muita atividade nas células do quadríceps dele, elas estão liberando muito dióxido de carbono dentro dos capilares, ele vai das artérias para o interior das veias, e o homem precisa de MUITO oxigênio, o que se torna um grande momento para a hemoglobina eliminar seu oxigênio, por isso que é muito bom que a hemoglobina seja inibida pelo CO2. – O CO2 se junta em certas partes dela, então ela começa soltando seu oxigênio, que é exatamente o oxigênio necessário ao organismo.
E QUANTO A ESSE AMBIENTE ÁCIDO?
- A maioria do CO2, é dissociado, ele realmente dissocia, vai para o plasma, mas fica transformado em ácido carbônico. 
- Os prótons começam a se ligar a diferentes partes e memso que o CO2 não tenha reagido, pode também inibir alostericamente a hemoglobina. Então ele se liga também, ao realizar as ligações altera a forma da proteína hemoglobina apens=as o suficiente para que ela não possa manter seus oxigênios, e então os abandona. E como é uma ligação cooperativa, quanto mais oxigênios houver, mais fácil será perdê-los, quando começa-se a abandoná-los, se torna mais difícil retyer outros, então em seguida todos os oxigenios se soltam. Esse sistema por ser inibido alostericamente pelo dióxido de carbono em um ambiente ácido, permite liberá-lo onde é mais necessário, onde há mais CO2, onde a respiração estiver ocorrendo amsi vigorosamente.

Continue navegando