Buscar

Portfolio-finalC2-2

Prévia do material em texto

Projeto Casa Verde de incentivo à leitura
Nome: Maria Rutter Japor Garcia
RU: 2743862
Polo: Fonseca, Niterói/RJ
Casa de Aureliano (“Casa Verde”)
O projeto, iniciativa da escritora infanto-juvenil e bibliotecária Neide Graça, é realizado na biblioteca da Casa de Aureliano, apelidada de “Casa Verde”. Na rua Indígena, 155, bairro São Lourenço, cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro.
Os objetivos do projeto são despertar o interesse à leitura nas crianças, a curiosidade, a imaginação, o interesse pelo novo, para que a criança se torne protagonista da sua própria história. Desenvolver a capacidade intelectual e crítica das crianças, devendo assim, fazer parte do seu dia a dia e desenvolver a criatividade em relação ao seu próprio meio e o meio externo.
O projeto justifica-se pela importância da leitura na vida das crianças, que atualmente estão muito envolvidas pelo “mundo eletrônico” e/ou tem pouco acesso/interesse pelos livros.
Crianças das redondezas, da comunidade em geral, de 4 à 15 anos.
Período de realização do projeto 
O projeto teve início em 2005 e é permanente, acontecendo todos os sábados. Entrei em contato com Neide Graça, responsável pelo Projeto, para que pudesse visitar pessoalmente, porém, devido ao corona vírus, desde março de 2020 os encontros não estão acontecendo. Voltarão a acontecer assim que houver menos riscos de contágio.
Atividades que são desenvolvidas no projeto 
O projeto realiza oficinas na biblioteca da Casa Verde, aos sábados, onde reúne literatura, música e oficina artística-criativa e busca trazer o mundo da imaginação para a vida real. Estimula o prazer de ler nas crianças. 
A literatura é representada pela Contação de História dos livros e a música, parte importante no Projeto é apresentada por musicista que traz o som da Viola de Gamba, novidade para as crianças, já que é um instrumento que não faz parte do seu cotidiano. As crianças também desenvolvem atividades artísticas após a Contação de História.
Análise crítica sobre o projeto 
Achei o projeto muito relevante já que desperta o prazer de ler nas crianças, fazendo da leitura um hábito que elas acrescentarão em suas vidas sem que seja algo obrigatório e enfadonho. Gostei muito de como ela une a leitura ao lúdico, através da Contação de Histórias, Música e Oficinas Artísticas, de maneira atrativa e prazerosa.
Contribui para as crianças do bairro em que se localiza ou comunidades próximas, da cidade de Niterói. Muitas das crianças não tiveram o hábito da leitura em casa e passam a adquirir esse hábito. 
O incentivo à leitura é essencial para a boa formação de um indivíduo e cidadão, ampliando sua visão de mundo, desenvolvendo pensamento crítico e capacidade de argumentação, estimulando sua criatividade e memória, e muitos outros benefícios. A autora do projeto poderia pensar em algumas atividades para fazer online junto às crianças, nessa época difícil de pandemia em que as crianças estão em casa. 
Resultado da apresentação
Bibliografia: Arte de Guardar Histórias. Disponível em: 
https://artedeguardarhistorias.com.br/. Acesso em 19 jan. 2021

Continue navegando