Buscar

AD1 TEORIA DA ADM PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Aluno: Bruno Alves Borges Pindá
Matrícula: 19213110344
Disciplina: Teorias da Administração Pública
Polo: Itaocara RJ
1-Ao partir da contextualização da crise de emergência em saúde pública provocada pela Covid-19 em nosso país, qual a contribuição do texto dos professores Fernando Abrúcio e Marco Antonio Carvalho Teixeira no que diz respeito ao papel da Burocracia na gestão pública?
O texto salienta que a burocracia deve ser capacitada e se organizar para atuar em prol dos esforços do governo contra a pandemia. Destacando características dos países que obtiveram sucesso no combate do Covid-10, um deles é capacidade de dialogar junto com a sociedade e funcionários públicos, incentivando o desenvolvimento da capacidade gestora, dos que ocupam os altos postos administrativos, para uma boa formulação e implementação de metas e não somente dos que ocupam os cargos eletivos.
Relatam que o sucesso das ações vem da qualidade de formação dos profissionais do setor públicos, destaca a importância de um bom filtro no processo seletivos dos que ocupam tais cargos.
Informaram que esses países que tiveram êxito, se preocuparam com o monitoramento de políticas públicas, foram os que realizaram mais testes em seus habitantes e na qualidade de ter profissionais que souberam interpretar o comportamento humano, diante de intervenções públicas, envolvendo gente habilitada em diversas competências. Reforçaram que não bastou somente as pessoas que passaram por concursos públicos, mas por obter profissionais que tenham formação especializada em administração pública.
Por fim destacam a importância de se preocupar com a qualificação universitária, para obter gestores públicos qualificados, que possam atuar na administração pública com competência e sanar os problemas, como o combate de pandemias, da melhor forma possível e sempre se preocupando com o bem-estar dos cidadãos e aptos para liderar. 
2-Discorra sobre as características da burocracia racional-legal e estabeleça a comparação com a administração pública patrimonial.
Segundo Max Weber a burocracia racional-legal seja pública ou privada, é aquelas garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, independente de quem seja. A autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce, contendo uma especialização que define uma divisão de trabalho e um modelo hierárquico, baseado em conhecimento técnico.
A remuneração salarial tende a ser na forma de salários, para Weber essa característica é uma das condições mais favoráveis a criação de um sistema burocrático racional.
Weber afirma que esse modelo é a base de um sistema democrático-liberal de governo, onde existe um modelo jurídico-formal, que regula o comportamento tanto do Estado, quanto dos cidadãos, cujo o tratamento de todos são iguais perante a lei.
É o conceito liberal do Estado racional, denominado de Estado de Direito, como se fosse uma empresa de natureza pública, com interesses da sociedade civil, para Weber, no ordenamento jurídico-formal separando a esfera pública e privada.
Esse modelo racional foi o percursor do sistema econômico capitalista liberal.
Weber descreve que a administração pública patrimonial, por sua vez rompe com esse método, neste tipo de burocracia, os chefes recrutam seus funcionários por critérios subjetivos, e não técnicos, sejam por raça, religião, lealdade etc. Porém as carreiras funcionais advém de escolhas técnicas. Este modelo é caracterizado pela não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado, modelo utilizado pelo despotismo absolutista, onde o chefe exercia o domínio sobre os bens públicos e particulares, sem qualquer necessidade de prestar contas à sociedade. 
Para Weber nesse modelo arcaico medieval, os funcionários recebiam parte dos impostos arrecadados, ou ganhavam doações de bens em troca de lealdade e favores.
Nesse modelo burocrático a justiça era guiada pelos princípios utilitários e de equidade, variando conforme a quem o administra o Estado.
Uma das práticas econômicas desse modelo era o monopólio-fiscal, onde os funcionários do “chefe”(monarca), entregava parte do que produziam, colhiam, etc para o mesmo como imposto, por sua vez um fator favorável a racionalização do Estado e da economia, foi o mercantilismo que seria o primeiro passo de articulação entre o Estado e as empresas capitalistas. 
3-Explique a contribuição da ética no serviço público e suas implicações para o funcionamento do aparato burocrático do Estado.
De acordo com Weber, a ética do Estado de Direito, exige do servidor público a moralidade e responsabilidade no cumprimento de suas funções, a ele delegada pelo representante eleito pelo povo.
Segundo ele na democracia liberal, possui dois fundamentos quanto ao funcionamento do aparato burocrático do Estado, o primeiro refere-se na forma como o contrato civil, dispõe a oportunidade de um servidor público, agir em nome da sociedade; o segundo é o meio burocrático, de informar a sociedade para que possa cobrar ações do governo.