Buscar

Atividade_Discursiva_Tatiana Pereira

Prévia do material em texto

a) Com a Reforma Trabalhista, foi privilegiada a autonomia privada coletiva e a liberdade sindical, especialmente no que se refere ao imposto sindical?
A CLT trouxe a desobrigação de se filiar e de contribuir em qualquer sindicato, como esta opção tornou-se facultativa, garantiu a autonomia aos empregados.
DE ACORDO COM OS TERMOS DO ARTIGO 579 DA CLT: Art. 579. “O DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ESTÁ CONDICIONADO  À AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E EXPRESSA DOS QUE PARTICIPAREM DE UMA DETERMINADA CATEGORIA ECONÔMICA OU PROFISSIONAL, OU DE UMA PROFISSÃO LIBERAL, EM FAVOR DO SINDICATO REPRESENTATIVO DA MESMA CATEGORIA OU PROFISSÃO OU,INEXISTINDO ESTE, NA CONFORMIDADE DO DISPOSTO NO ART. 591 DESTA CONSOLIDAÇÃO”.
Com a nova legislação trabalhista, trouxe um desafio aos sindicatos forçando a se reinventarem até mesmo com as reivindicações para conquistar os trabalhadores.
 
b) Em relação à denominada "hierarquia das fontes dos direitos trabalhistas", o que dispõe a nova lei sobre eventuais conflitos entre as determinações constantes em Acordo Coletivo de Trabalho e Convenção Coletiva de Trabalho? Explique resumidamente.
O artigo 620 da CLT já deixa claro que as condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho, ainda que não sejam mais favoráveis ao trabalhador.
Para ficar mais claro :
Atual art.620 - As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
Antiga redação: “Art. 620 – As condições estabelecidas em Convenção, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo”.
Referencias :
https://danfigueredo.jusbrasil.com.br/artigos/562754728/a-reforma-trabalhista-e-a-liberdade-sindical
https://dourasoft.com.br/o-papel-do-sindicato-na-nova-legislacao/
https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-168/reforma-trabalhista-o-fim-da-contribuicao-sindical-compulsoria-no-atual-contexto-de-liberdade-sindical/
https://www.aasp.org.br/em-pauta/pilula-da-clt-predominancia-dos-acordos-coletivos/#:~:text=620%20da%20CLT%20prev%C3%AA%20que,sejam%20mais%20favor%C3%A1veis%20ao%20trabalhador.

Continue navegando