Buscar

Atividade 02 Bottom Up

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Leandro de Souza Baron CPF 223.469.248-22
Curso: Engenharia de Produção
Professor: Valter de Souza Filho
Trabalho de Automação dos Processos Industriais.
TEMA - BOTTOM-UP
Definição:
O bottom up é um método de gerenciamento onde é possível organizar ambiente, processo e subsistemas em cadeias horizontalizadas. O papel do gestor dentro desse sistema é o de agir como agente facilitador.
O método surgiu no século XX, inspirado nos conceitos de igualdade no ambiente corporativo que surgiram nesta época. A estratégia ajuda os colaboradores desenvolveram suas competências profissionais.
Referências: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/bottom-up/
Ascensão do bottom up
A metodologia bottom up emergiu dos ideais igualitários que varreram o mundo ocidental no século XX. Ela enfatiza a participação como a melhor forma de desenvolver todas as habilidades e competências que os profissionais de uma empresa têm para oferecer.
Mesmo que as raízes dessas ideias já estejam, por algumas décadas, circulando mundo afora, o método bottom up ainda é, sobretudo em nosso país, apresentado como uma novidade. Para seus defensores, mesmo as grandes empresas, até hoje, não conseguiram aprender suas valiosas lições.
É claro que a gestão bottom up tem suas vantagens. A partir da contribuição de um grande número de pessoas, as chances de sucesso e acerto são consideravelmente aumentadas: você pode aproveitar as melhores ideias de profissionais experientes e capacitados, em vez de apenas ditar tarefas que devem ser executadas dentro de determinado período de tempo.
Além disso, o método bottom up contribui, de certa forma, para fazer renascer nos colaboradores o orgulho profissional, o senso de pertencimento e o espírito de equipe — elementos cruciais para elevar o engajamento, a motivação e, consequentemente, a produtividade da equipe de trabalho.
https://www.treasy.com.br/blog/orcamento-top-down-bottom-up/
Exemplos estratégicos:
1 - Economia de matérias prima no processo Bottom-Up.
A produção tradicional de produtos costuma apresentar um caráter top-down, ou seja, materiais brutos são separados, cortados e modelados para dar forma ao produto.
Por outro lado, um dos destaques da Indústria 4.0 que promete revolucionar os processos industriais é a impressão 3D.
Com essa tecnologia, também conhecida como manufatura aditiva, a produção de peças é realizada de baixo para cima a partir da adição precisa de material, camada por camada.
As principais vantagens desse modo de produção bottom-up são o desperdício praticamente nulo de materiais e as infinitas possibilidades de modelagem.
2 - Engenharia de software
Já na abordagem bottom-up, inicia-se pelos componentes mais básicos e segue-se um desenvolvimento construtivo até que todo o conjunto seja arquitetado.
3 - Psicologia
Na psicologia, esses conceitos são utilizados para designar os sistemas que estimulam o cérebro e, consequentemente, influenciam o comportamento de um indivíduo.
O bottom-up é o sistema inconsciente responsável pelas emoções (dores, desejos e prazeres) e se caracteriza pela constante busca por recompensas imediatas.
4 - Marketing de Conteúdo
Os modelos top-down e bottom-up também podem ser adotados no Marketing de Conteúdo, principalmente na produção de materiais informativos.
Um ótimo exemplo é a reutilização de conteúdo, prática que consiste na disponibilização de peças publicadas em outros formatos de consumo.
Nesse caso, o modo top-down consiste na decomposição de materiais ricos (como e-books e cursos) em materiais menores (blog posts ou vídeos para o YouTube). O exato oposto é o modo bottom-up que se resume em reunir conteúdos mais simples e incorporá-los em um material maior.
Referência: https://rockcontent.com/blog/top-down-e-bottom-up/
Qual a importância em conhecer essa ferramenta
A importância é de poder conhecer uma liderança e a sua equipe que tem a oportunidade e abertura para criar e executar, atuar tanto no desenvolvimento de projetos, planejamento do custo e execução, contando com o apoio da liderança. Segue abaixo um exemplo da importância de conhecer essa ferramenta um pilar de extrema valia dentro de uma empresa, projeto ou demais frentes.
O que é um Orçamento Bottom Up?
Orçamento de baixo para cima. Essa é a tradução literal para Bottom Up Budgeting (o Orçamento Bottom Up). De uma maneira bem resumida sobre o que é Bottom up, trata-se de partir do específico para o geral.
Seguindo uma linha bem diferente daquela apresentada pela metodologia Top Down, no método de orçamentação Bottom Up os orçamentos são elaborados pelos gestores de cada departamento conforme as metas da organização. Trocando em miúdos: na previsão Bottom Up agrupam-se os orçamentos de cada área até que se chegue ao orçamento empresarial como um todo.
Na metodologia Bottom Up é importante ressaltar que o processo passa por algumas etapas, iniciando em cada um dos setores onde gerentes criam um orçamento e depois o enviam para aprovação. O orçamento é, então, aprovado, revisado ou enviado de volta para modificações. Isso significa que um orçamento principal somente é criado após a aprovação de cada elaboração orçamentária por departamento.
Um outro nome para Orçamento Bottom Up seria Orçamento Colaborativo, ou Descentralizado. Falamos mais sobre esse assunto, na entrevista com o gerente financeiro da Politintas, Alexsandro Lima no nosso Controller Cast:
Vantagens do Orçamento Bottom Up
Defensores do Orçamento Bottom Up dizem que ele incentiva a contribuição de gerentes de níveis mais baixos da hierarquia, motivando-os muito mais no cumprimento das metas estabelecidas no planejamento estratégico. Justamente por sentirem suas áreas valorizadas, cada gestor tende a levar o processo de elaboração do orçamento a sério, o que os torna muito mais propensos a aderirem a ele uma vez que forem aprovados e implementados.
Por terem total conhecimento sobre os processos de suas áreas, na metodologia Bottom Up o orçamento passa a ser muito mais realista e a refletir as reais necessidades dos setores. Portanto, vantagens do Orçamento Bottom Up incluem:
· Plano orçamentário elaborado com mais adequação às necessidades de cada área;
· Maior detalhamento no planejamento orçamentário e
· Colaboradores ficam mais comprometidos. 
https://www.treasy.com.br/blog/orcamento-top-down-bottom-up/

Continue navegando