Buscar

Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar prova 3

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar (PED16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669832) ( peso.:4,00)
	Prova:
	32112270
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Nenhuma criança gosta de ficar presa dentro de um hospital. Elas sentem muita falta dos amigos e das brincadeiras em casa, na rua ou na escola. São livres por natureza e permanecer paradinhas num leito de hospital é no mínimo um grande castigo para elas. Neste momento, deverá entrar em ação o pedagogo hospitalar, um profissional que poderá lhe proporcionar qualidade de vida, muitas alegrias e novas aprendizagens, mesmo em situação tão difícil. A partir desta informação, disserte sobre as atribuições do pedagogo hospitalar.
	Resposta Esperada:
O pedagogo hospitalar precisa conquistar a criança e estabelecer com ela laços de afetividade; precisa manter contato com a equipe de médicos e enfermeiros a respeito do quadro clínico da criança; precisa acompanhar sua evolução clínica e saber quanto tempo permanecerá em tratamento no hospital; deve manter contato com a família (sem fornecer informações clínicas que cabem aos médicos) e estabelecer com ela uma parceria que reforçará as relações, especialmente diante das fragilidades geradas pela doença ou pelo medo da perda.
	2.
	O pedagogo precisa ser um profissional muito especial dentro da escola. Alguém que dedique grande parte de seu tempo à busca da formação integral de seus alunos, indo além dos conteúdos e auxiliando-os em sua trajetória escolar. Para tanto, este educador deve apresentar algumas características fundamentais. Disserte sobre as características fundamentais que o pedagogo deve apresentar para o exercício de sua função.
	Resposta Esperada:
O pedagogo precisa ser empático e valorizar o conhecimento e as experiências de vida, trazidas pelos alunos para dentro da escola; deve ser sensível e perceber os motivos do fracasso escolar, a fim de evitá-lo; deve ser organizado e preocupar-se com o planejamento, a fim de respeitar as características e as necessidades individuais de seus alunos; deve ser pesquisador e procurar melhorar sempre mais as suas aulas, com novos recursos e estratégias que respeitem a diversidade cultural e as diferenças individuais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando