Buscar

Atribuições do Pedagogo Hospitalar


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar (PED16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513106) ( peso.:4,00)
	Prova:
	21716295
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Libâneo (2001) aponta que a didática revela as condições e os modos pedagógicos que incidirão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, evidenciando os questionamentos e a maneira como atuam com a elaboração conceitual. Disserte sobre a assertividade, apresentando suas características.
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4ª: ed. São Paulo: Cortez, 2001.
	Resposta Esperada:
A assertividade consiste na expressão dos sentimentos de forma adequada e equilibrada. São ações que preservam os direitos e os interesses de ambas as partes. Apresenta como características a negociação, as mudanças na sua forma de agir, quando necessário, conhecimentos de direitos e deveres, dos seus limites, facilidade de expressar-se objetivamente, argumentação, flexibilidade e de empatia.
	2.
	Nenhuma criança gosta de ficar presa dentro de um hospital. Elas sentem muita falta dos amigos e das brincadeiras em casa, na rua ou na escola. São livres por natureza e permanecer paradinhas num leito de hospital é no mínimo um grande castigo para elas. Neste momento, deverá entrar em ação o pedagogo hospitalar, um profissional que poderá lhe proporcionar qualidade de vida, muitas alegrias e novas aprendizagens, mesmo em situação tão difícil. A partir desta informação, disserte sobre as atribuições do pedagogo hospitalar.
	Resposta Esperada:
O pedagogo hospitalar precisa conquistar a criança e estabelecer com ela laços de afetividade; precisa manter contato com a equipe de médicos e enfermeiros a respeito do quadro clínico da criança; precisa acompanhar sua evolução clínica e saber quanto tempo permanecerá em tratamento no hospital; deve manter contato com a família (sem fornecer informações clínicas que cabem aos médicos) e estabelecer com ela uma parceria que reforçará as relações, especialmente diante das fragilidades geradas pela doença ou pelo medo da perda.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina