Buscar

Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escrita está presente em quase todos os momentos de nossa vida, principalmente no ambiente escolar. Para acompanhar as disciplinas escolares, antes de tudo, é necessário passar pelo ciclo de alfabetização. Ou seja, é necessário conhecer um código - conhecido como alfabeto - que nos ajudará a entrar no mundo da escrita de forma mais autônoma, sem nos esquecer que, além de conhecer esse código, é necessário conhecer as práticas sociais diversas de uso da leitura e da escrita. Assim, para as crianças desenvolverem seus conhecimentos em História, Geografia e Matemática, por exemplo, antes, devem aprender a ler e a escrever e a como fazer bom uso dessas práticas. Com isso, percebemos que a alfabetização possui relação também com as demais áreas do conhecimento. 
 
Pensando nisso, mencione práticas que relacionam a alfabetização com as outras áreas do conhecimento. Lembrando que essas práticas devem estar relacionadas às crianças no ciclo de alfabetização (entre o 1º e o 3º ano do Ensino Fundamental). 
De acordo com o que foi estudado nesta unidade, o conhecimento é algo que vai sendo adquirido por meio das interações, Piaget (1995) afirma que o conhecimento não é inato. E no decorrer do estudo vai abordar sobre o letramento na perspectiva do letramento, que estabelece relação entre concepção epistemológica e os métodos de alfabetização. E assim vai destacando a relevância da integração com as demais áreas de conhecimento, tendo em vista que a criança ao chegar na escola vem com um conhecimento formado, por estar inserido no seu ambiente familiar.
E pensando nesse processo de alfabetização e letramento com outras áreas de conhecimentos pode-se destacar algumas práticas que estão relacionadas a esse processo, tais como: o acompanhamento da leitura da matemática, em que se pode elaborar problemas matemáticos onde se possa chegar a uma solução, leitura do problema e números; conhecendo os animais e a natureza, fazer uma visita a um zoológico, estudando os mais diversos animais, e propor às crianças que façam um relato de como foi a visita o que eles puderam aprender, desenvolvendo assim a alfabetização e letramento; momento de contação de história, proporcionar às crianças que façam pesquisas por tal conteúdo, relacionado a história. Ditado estourado, incentivando a eles estourarem uma bola e escrever a palavra que estava dentro da bola formando uma frase. Desenhar e pedir que conte sobre o desenho.

Outros materiais