Buscar

Portfólio FUNDAMENTOS ED FÍSICA ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É necessário compreender o conceito da educação física escolar,pois ela é responsável pela formação do cidadão em suas diversas etapas de desenvolvimento corporal, adquirindo de forma cronológica habilidades para praticar jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas, etc...
	Segundo a leitura dos cadernos de referências de conteúdo surge na década de 80 teorias pedagógicas que vão nortear os processos de desenvolvimento e os conceitos empíricos empregados, são elas: abordagem desenvolvimentista, abordagem crítico superadora, abordagem antropológica, abordagem crítico-emancipatória, abordagem construtivista e abordagem dos jogos cooperativos.
1° Desenvolvimentista: Habilidade motora como andar, correr, saltar, equilibrar conforme as fases de idade.
2° Crítico Superadora: Evolução dos movimentos como pular, arremessar, jogar, dançar, saltar, lutar, buscar o melhor de cada pessoa.
3° Antropológico: Saber respeitar as diferenças físicas e culturais.
4° Construtivista: Paulo Freira, respeitar a cultura do aluno para o seu próprio aprendizado e também a cultura do professor.
6° Jogos cooperativos: Aprender a jogar uns com os outros e não uns contra os outros.
	A teoria desenvolvimentista para ser aplicada necessita de observação nos processos de mudança comportamental motor das crianças ao longo do seu desenvolvimento.
	 No texto “ A criança e o movimento ” volume 3 , aponta que o movimento como andar, correr e saltar fazem parte dessa teoria desenvolvimentista, porque são ações exploratórias importantes no plano da consciência corporal.
	A partir de quatro a seis anos esses movimentos começam a ser planejados com antecipação, ou seja, pensar antes de aplicar o movimento, como chutar uma bola ou fazer um salto.
	Baseado nas leituras é possível ministrar uma aula com os aspectos teóricos levando em consideração os meios no qual a criança está inserida, respeitando a idade, cultura já que os meios influenciam as práticas esportivas.
	Contudo todas as brincadeiras que compõem o repertório infantil serão aplicadas para o desenvolvimento no plano motor: pular amarelinha ou pular corda.
	Justifico esta atividade como pular corda como sendo uma ferramenta de coordenação do movimento, reflexo, equilíbrio, velocidade, flexibilidade, garantindo também a socialização com os demais alunos.
Referências:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
METZNER, A. C. Fundamentos da Educação Física Escolar. Batatais: Claretiano, 2013. Unidades 1 e 2 .

Outros materiais