Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA CONSTR SUSTENTÁVEIS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
 Como temos por base a PNRS tem como objetivo a redução de resíduos destinados aos aterros. Temos um longo caminho a ser percorrido no sentido de conscientização de um todo, ainda mais quando a demanda neste setor é sempre crescente. Essa é uma ação de todos os envolvidos, por isso no meu ponto de vista a inserção primeiramente teórica (treinamento) para com todos e posteriormente a ação na prática com acompanhamento se faz necessária para quaisquer construções, sendo que, os responsáveis sejam taxativos na questão incentivando os demais para a uma evolutiva mudança de hábito, transformando o negativo dessa questão em positivo como em outros países.
 Essa mudança de hábito ocorre quando mudamos a percepção dos resíduos nesse setor, ou seja, não o vemos como um entulho a ser descartado, mas sim, como um material a ser reaproveitado em outras obras e, acredito até que evitando gastos maiores já que a reutilização do mesmo beneficiará nesse sentido. E não só isso, a destinação para os locais corretos beneficiam outros trabalhadores, geram tempo e organização. 
 Existem muitos resíduos nesse setor, que além do descarte em aterro ainda há aqueles em que os descartes são feitos em qualquer lugar, e por mais que os danos não sejam tão impactantes pela composição de muitos materiais serem próximos à composição do solo e agregados naturais, ainda assim há os que possuem óleo, pinturas e asbestos de telhas de cimento amianto, causando danos em seres humanos e no ecossistema. Além do que, o entulho em si proporciona a evolução de bactérias, fungos, ratos, baratas e etc... além de outros danos causados em vias públicas.
 Um dos meios para o surgimento de uma grande quantidade de resíduos, seria um estudo mais detalhado na questão da compra do material. Há muito desperdício nesse meio, evitar compras desnecessárias com um planejamento adequado, é favorável também. 
 Há várias classes que especifica e designa o caminho para cada resíduo, o caso é que o estudo de fato precisa ser mais aprofundado e criterioso, como por exemplo será necessária uma organização na seleção e a classificação dos resíduos para o encaminhamento correto, treinar a equipe de forma eficaz, incentivá-los a enxergar de fato a problemática de toda essa ação é óbvio que exigirá mais tempo e cuidado, porém o retorno será extremamente benéfico.

Continue navegando