Buscar

Agronegócio Brasileiro

Prévia do material em texto

Agronegócio Brasileiro
A veterinária é estruturada em três grupos principais de atuação: clínica e cirurgia de animais, produção animal e medicina preventiva/saúde publica. A produção animal é muito importante dentro da medicina veterinária, devemos ter noções da origem dos alimentos, visto que, o médico veterinário atua pela saúde e pelo bem estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente. Há pesquisas que indicam que em 2050, haverão 10 bilhões de pessoas no mundo. A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) enxerga o Brasil como “celeiro do mundo”, ou seja, nenhum outro país tem potencial para produzir alimento como o Brasil. Atualmente, o Brasil produz quase 10% dos produtos agropecuários consumidos em todo o mundo, considerando que, a agropecuária atua sem subsídios governamentais, procurando fazer empréstimos longos e colocando safras como valia, enquanto nos EUA, a cada dólar que se investem na agropecuária, 40 centavos é subsidiado pelo governo. 
Para isso, o desafio se dá em produzir mais alimento com menos recursos possível e garantindo segurança alimentar para consumo populacional. Segundo a FAO, a fome no mundo já diminuiu na ordem de 100 milhões de pessoas (estudos de anos), porém, ainda existem em torno de 805 milhões de pessoas com fome, o que significa 1 em cada 9 habitantes (distribuição heterogênea de renda; área). O crescimento populacional, portanto, é muito importante. As projeções apontam que a expectativa de vida aumenta a cada ano, onde a mortalidade é baixa e a taxa de natalidade é alta. Acredita-se que em 2050, das10 bilhões de pessoas, 6,5% viverão em área urbana (área urbana não produz, só consome comida). 
Projeções mostram que a população idosa que corresponde a 10% da população, em 2050 será de 22% do total (avanço da medicina, qualidade alimentar e acessa a informação). A população urbana dos 10 bilhões de pessoas vai corresponder 6,3 bilhões (só consumindo comida). A classe média dos 10 bilhões vai corresponder a 4,9% bilhões (se terá aumento da classe econômica quando comparado atualmente a 172%), ou seja, aumentando a renda/consumo per capto. 
O primeiro bem de consumo, por exemplo, que passa fazer parte do cardápio brasileiro quando passam a ter um poder aquisitivo melhor, é o alimento, fazendo com que se precise de mais comida. Esse consumo não aumenta só em alimento de origem vegetal, as tendências mostram, em função dos crescimentos atuais e ritmo de aceleração, que em 2050 teremos um aumento do consumo de consumos lácteos na ordem de 53%, e de produtos cárneos de 75%. Assim, mundo precisará de 70% mais alimentos do que se tem hoje, sendo que 90% da produção desses alimentos será feito por países desenvolvidos e 10% por países desenvolvidos (produzem o máximo que o território permite, usam tecnologia máxima de ponta). A FAO enxerga que, o Brasil pode chegar a produzir quase 50% de todo alimento consumido no mundo, até 2050. 
Potencial de produção do Brasil
São três países apenas que, possuem área total maior que 5 milhões de km2, tem PIB anual maior que US$ 1 trilhão e sua população ultrapassa 150 milhões de habitantes: EUA, com temperatura média anual de 8,5º, a China, com temperatura média anual de 7,5º, e o Brasil, que tem temperatura média anual de 25º.
A proteína animal tem valor agregado por hectare maior que a vegetal, isto é, se temos uma área de 1 ha (10.000 m2), com produção de proteína vegetal e animal, a pecuária terá um valor agregado muito maior que a agropecuária consegue fazer.
Balanço comercial do agronegócio 
Não existe no país, área na economia, que tem balança mais positiva que a do agronegócio, ou seja, ele arrecada mais com exportação do que gasta com importação. O agronegócio no Brasil é responsável por 44% de toda e qualquer exportação comercializada, arrecadando para o Brasil, 96 bilhões de dólares.
	Produto
	Exportação
	Produtor
	Carne bovina
	1º
	2º
	Carne suína
	4º
	4º
	Aves
	1º
	2º
	Leite
	
	4º
	Ovos
	
	7º
O produtor agropecuário tem mérito e precisa ser amparado, principalmente pelas regiões que não produzem comida. O agro emprega mais de 18 milhões de pessoas seja direita ou indiretamente, gera produtos dos mais variados nos setores de medicamentos, móveis, combustíveis, alimentação e roupas.
A agropecuária gera muitas oportunidades de emprego, sendo 64% em bovinos, 16% pesca e aqüicultura, 8% outros animais (caprinos, ovinos, bubalinos), 7% aves e 3% suínos.
Ocupação e uso das terras no Brasil
O Brasil faz uso de 30,4% do território nacional para produção agropecuária, sendo desses 30,2%, 8% com pastagens nativas, 13,2% pastagens plantadas e 7,8% de lavouras. 
O Brasil tem 66,3% do seu território em área destinada à vegetação protegida e preservada, sendo desses 66,3%, 25,6% áreas destinadas a preservação permanente da vegetação nos imóveis rurais, 10,4% são unidades de conservação integral e 13,8% são terras indígenas e 16% vegetação nativa em terras não devolutas ou cadastradas (passa em meio da estrada). 
Os EUA possui 13% de sua área preservada, Rússia 10%, China 17% e Austrália 19%. 
A emissão de gases de metano por animais de produção são exageradas. Da emissão de gases, 28% transporte, 28% geração de energia, 21% produtos industriais, comércio 6%, 5% residência, 3,9% animais de produção. 
Dentre as condições favoráveis para o agronegócio, o Brasil tem disponibilidade de terras agricultáveis (atualmente, 7,35 da área total é utilizada), abundância de água doce (12% do produzido no mundo), tecnologia de ponta (institutos de pesquisas governamentais e não governamentais), devido sua posição geográfica tem ótima luminosidade, clima favorável e solo fértil
Dentre as condições desfavoráveis para o agronegócio, o Brasil enfrenta problemas na infraestrutura e logística, pois exige infraestrutura agronegócio e logística de distribuição mais elaborada que países europeus, recursos financeiros inadequados, ou seja, ruins investimentos. Concentração em grandes empresas, legislação tributária complexa (cobrança de imposto). Falta de mão de obra, pois muita gente deixou de trabalhar em função de algumas ações assistencialistas, como por exemplo, bolsas que não poderiam ser utilizadas com empregos fixos. Gestão empresarial, o mais importante, o produtor agropecuário não um perfil empresarial.
Produção animal
O animal de produção é criado para comercialização de produtos e/ou indivíduos, enquanto o animal de companhia é criado para entretenimento de quem cria. 
Objetivos da comercialização/produção
Animal: comercialização de animais que vem de uma genética de elite, animais melhoradores ou mesmo animais comerciais, independente da espécie. 
Produtos: dependerá da espécie trabalhada, os produtos gerados dos ruminantes são lácteos ou cárneos.
A produção animal é resultado do potencial genético mais ambiental que o animal possuí, isso depende do gerenciamento, que é feito pelo profissional.
Letícia Beatriz Mazo Pinho | Proibida a comercialização deste resumo

Continue navegando