Buscar

Documento 18 ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
 1- Tragam como feedback o exemplo de uma tendência pedagógica tradicional liberal como prática pedagógica ainda utilizada na maioria das escolas brasileiras.
 Tendência pedagógica renovada 
O professor é uma ponte que liga o aluno ao conhecimento e desenvolvimento por meio de testes de aperfeiçoamento.
Assumindo o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem.
 O professor usa em sua metodologia de ensino pesquisas e experimentos afim de trabalhar a fixação de conteúdos com os alunos.
Sendo de interesse do professor entrar no ritmo de aprendizado dos alunos para saber se aquele aluno consegue absorver o conteúdo ministrado em sala de aula.
2° Elaborem sugestões de tendências pedagógicas mais eficientes para aplicar no contexto social das escolas no Brasil.
 Tendência Liberal Renovada: a educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos. 
 Tendência Pedagógica Progressista Libertadora 
o papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da prática social e cotidiana dos alunos. Os conteúdos pré-selecionados são vistos como uma invasão cultural. A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão. A relação do professor com o aluno é tida como horizontal em que ambos passam a fazer parte do ato de educar.
Tendência Progressista Crítico-social dos conteúdos: a escola tem a tarefa de garantir a apropriação critica do conhecimento científico e universal, tornando-se uma arma de luta importante. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
Na minha concepção o método freiriano de ensino é o melhor para a educação atual tanto em relação ao social como em sala de aula professor e aluno.
Fonte de pesquisa:
https://www.infoescola.com/pedagogia/tendencias-pedagogicas/
Referências bibliográficas:
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989.
SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
Arquivado em: Pedagogia

Continue navegando