Buscar

Avaliação a Distância Resolvida - História da Aviação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: História da Aviação
Curso: Ciências Aeronáuticas 
Professor: 
Nome do aluno: Nathan Gonçalves Buechem de Queiroz	
Data: 03/03/2017
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
1. Entregue a atividade no prazo estipulado.
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1ª questão: Durante as décadas de 1910 e 1920, as dificuldades que se apresentavam para a criação de uma companhia aérea e a sua sobrevivência no mercado eram enormes. Os elevados custos exigidos para a compra de aeronaves, gastos com infraestrutura aeroportuária e contratação de pessoal, não raro, tornavam o negócio economicamente inviável. Apesar das dificuldades, o setor aeronáutico venceu barreiras e conseguiu atravessar aqueles tempos iniciais, avançando com vigor até os nossos dias.
Considerando o exposto, responda:
a) Quais foram as iniciativas que se destacaram (cite duas) nas décadas de 10 e 20, no sentido de aumentar a confiança no avião como alternativa para o transporte de passageiros? Usar o correio aéreo para que o público observasse a eficiência e pudessem confiar mais nos aviões foi uma das iniciativas, outra iniciativa foi adotar as “Recepcionistas do Ar” que eram enfermeiras que faziam parte da tripulação, e transmitiam maior sensação de segurança para os passageiros. 
b) Explique como a indústria e os empresários do setor aeronáutico, em face às dificuldades de mercado, contornaram a questão da falta de recursos financeiros para o incentivo e patrocínio da aviação comercial nos primeiros tempos da sua existência.
 (2,5 ptos)
 A forma de conseguir investimentos para a evolução da aviação foi convencer os governantes que os aviões seriam uma ótima ferramenta para ser usada na guerra. Dessa maneira, a marinha dos EUA, por exemplo, foi contemplada com alguns aviões anfíbios que foram usados na guerra.
2ª questão: No início do século XX, o Zepelin se consagrava como uma alternativa luxuosa, segura e mais veloz para as longas viagens, particularmente as transatlânticas, até então realizadas exclusivamente via marítima. Apesar do alto custo das passagens, a vantagem da redução do tempo nas viagens e o glamour de participar do voo atraia passageiros em diversos pontos do globo. Entretanto, apesar das vantagens que oferecia, aquele promissor transporte aéreo acabou tendo uma vida útil, sob o ponto de vista comercial, relativamente curta. (2,5 ptos)
 Responda, citando ao menos duas razões, por que o Zepelin e seus congêneres não conseguiram se manter no mercado de transporte aéreo de passageiros? 
 Uma das razões foi o acidente envolvendo o grande dirigível Hindenburg que vitimou mais de 30 pessoas. No acidente o dirigível se incendiou logo após decolar em New Jersey. Outra razão foi a popularização do mais pesado que o ar, tornando popular o uso de dirigíveis como método de marketing atualmente.
3ª questão: O pioneirismo do 1º voo de um aparelho mais pesado do que o ar era objeto de muita disputa e, também, de muita controvérsia, em virtude das variáveis que acompanhavam cada uma das reivindicações sobre o feito.
Visando a estabelecer regras para definir a situação foi criada uma instituição aeronáutica e estabelecidos critérios que permitiriam às autoridades, aos candidatos à façanha e ao público, conhecerem os requisitos exigidos para o reconhecimento de um voo com um aparelho mais pesado do que ar.
Em face ao exposto, cite a instituição aeronáutica criada para o fim acima referido e quais critérios foram adotados para que se considerasse o 1º voo de um aparelho mais pesado do que o ar. (2,5 ptos)
 A instituição criada foi o Aeroclube da França, os critérios adotados para que fosse considerado um voo realizado com um aparelho mais pesado que o ar eram: deveria ser realizada a decolagem por seus próprios meios, o aparelho deveria voar uma distância pré-estabelecida, não poderia haver acidentes, não poderiam ser usadas catapultas, o voo deveria ser público diante de uma comissão convocada para avaliar o voo, e tudo deveria ser feito sem vento.
4ª questão: Lançado nos anos 50, o turbo hélice Lockheed 188 Electra foi uma aeronave que se consagrou na Ponte Aérea Rio – São Paulo, durante um longo período de 30 anos. Antes do sucesso brasileiro, contudo, o Electra enfrentou sérias dificuldades e teve a sua imagem vinculada a uma série de acidentes que ocorreram no início da sua operação comercial.
Considerando o exposto, cite qual foi o problema técnico enfrentado pelo Electra e que quase inviabilizou a sua entrada no mercado da aviação comercial. (2,5 ptos)
 O problema técnico enfrentado pelo Lockheed 188 Electra foi na nacele do motor, que durante o voo sofria com uma ressonância fazendo com que o avião sofresse danos na sua estrutura junto as asas.

Continue navegando