Buscar

AV2 EDUCACAO POPULAR

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/0,6
“O ser humano é um ser de sentidos” Moacir Gadotti (2007). Ao relacionar a frase do educador e a tirinha abaixo, aponte a alternativa que oferece uma interpretação satisfatória.
Capturar(45).PNG
Ocultar opções de resposta 
1. 
O ponto de partida é a convicção de que as pessoas não desenvolvem diferentes capacidades.
2. 
Sua necessidade de centrar os esforços no professor, de organizar-se para a tarefa de assumir-se como que ensina ao sujeito do seu destino.
3. Incorreta: 
Um caminho no qual educadores tomam uma postura respeitosa e sugerem formas de participação e de colaboração.
4. 
A ideia de libertação por meio da práxis, que pressupõe a mobilização da consciência, e um sentido crítico que conduza à desnaturalização das formas canônicas de aprender–construir–ser no mundo.
Resposta correta
5. 
O caminho, convicção e objetivo é sempre conduzido por um mestre no processo de formação tanto educacional quanto da vida.
2. Pergunta 2
/0,6
A educação popular pode se dar com os diferentes sujeitos envolvidos pelos processos políticos/pedagógicos propostos em diferentes campos da política pública, sempre com o propósito de ousar, inovar, lançar e buscar romper com posturas verticais, motivar e tencionar para que as relações sejam sempre de diálogo, pautadas pelo ouvir e escutar, por partir da realidade e da necessidade do povo. Nesse sentido, a proposta metodológica da educação popular e a própria política da educação popular precisam ser ousadas na sua proposta no sentido de garantir espaços junto aos formuladores das políticas públicas para que estas possam estar próximo da vida do cotidiano do povo brasileiro.
Do ponto de vista da metodologia da educação popular podemos observar que se baseia : 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Pautadas em decisões unilaterais, por partir da realidade de que algumas pessoas ainda não estão preparadas. para opinar no que se refere ao tema.
2. 
Interferir para que as relações sejam sempre decididas por regras.
3. 
A educação popular deve ser construída levando em consideração os diferentes sujeitos envolvidos nos processos políticos/pedagógicos propostos em diferentes campos da política pública.
Resposta correta
4. 
Definir e separar os espaços junto aos formuladores das políticas.
5. 
Não é possível aquele que é formulador de políticas estar próximo da vida do cotidiano do povo brasileiro.
3. Pergunta 3
/0,6
No que se refere à Educação popular, estudamos que os mundos do trabalho pode ser considerado muito importante para problemáticas epistemológicas da educação popular. Ao avaliar as alternativas a seguir, marque a que NÃO tem relação com “Mundo do trabalho e Educação popular”.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Perspectivas
2. 
Limitação e Imposição
Resposta correta
3. 
Construção
4. 
Cultura e conscientização
5. 
Cooperação
4. Pergunta 4
/0,6
Consideramos que método científico pode ser compreendido como um trabalho sistemático na busca de respostas às questões estudadas, pode ser o caminho que se deve seguir para levar à formulação de uma teoria científica.
Sobre ciência e as bases metodológicas, analise as alternativas abaixo que correspondem a esse tema e sinalize a única que NÃO se apresenta correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Parte da observação sistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos explica e prevê um conjunto de ocorrências provenientes da aplicação de suas teses.
2. 
É uma forma de comprovar a veracidade de algumas teses desacreditadas pelo ceticismo.
3. 
É uma forma de comprovar a veracidade de algumas teses desacreditadas pelo ceticismo.
4. 
Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência.
5. 
Envolve um fato isolado por uma área do conhecimento sem divulgação em meios específicos para compreensão adequada dos fenômenos inquestionáveis.
Resposta correta
5. Pergunta 5
/0,6
A forma como cada pessoa se apropria criticamente dos fatos contidos na história é diferente e vai depender do nível de conhecimento em que o sujeito se encontra e da forma como cada sujeito se conhece. Marque apenas a alternativa que possui as ideias centrais dessa nova episteme na contemporaneidade.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Uma concepção de comunidade e de participação, além do saber popular, como formas de constituição e, ao mesmo tempo, produto de uma episteme de relação.
Resposta correta
2. 
A perspectiva da dependência e não da resistência trazendo a conformidade entre minorias e maiorias e os modos alternativos de fazer/conhecer.
3. 
Não se faz necessário no momento atual a revisão de métodos, as contribuições e as transformações provocadas por eles.
4. 
A ideia de libertação por meio apenas da filosofia reflexiva, que pressupõe a mobilização da consciência que conduza à desnaturalização das formas canônicas de aprender–construir–ser no mundo.
5. 
Um caminho no qual educadores tomam uma postura não respeitosa e sugerem formas de participação e de colaboração.
6. Pergunta 6
/0,6
(ENADE 2005)- Um trabalhador de 42 anos matriculou-se no curso noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa.Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu da escola na segunda série. Hoje, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época.O pedagogo desta escola preparou os docentes para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos.Dentro desta perspectiva, o professor de Português propôs as seguintes atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação:
I - diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho.
II - tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas.
III - exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura.
IV - auto e hetero-avaliação permanentes, para confrontar a percepção do aluno sobre seu aproveitamento escolar com a avaliação do professor.
Atendem à proposta do pedagogo e às necessidades do aluno:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, III e IV, apenas
2. 
I, II e IV, apenas.
3. 
I e III, apenas.
Resposta correta
4. 
I e IV, apenas.
5. 
II e III, apenas.
7. Pergunta 7
/0,6
A metodologia participativa (nem para, nem sobre, mas com as diferentes partes envolvidas) afirma que o modo de fazer já é, de certa forma, o que se quer fazer e o para que se faz. Ela visa despertar o senso crítico e promover o diálogo entre as partes para juntá-las num processo de construção coletiva, numa perspectiva solidária. Desse modo, a metodologia popular significa, ao mesmo tempo, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Na prática, caminho, convicção e objetivo. Mesmo sendo espaços diferentes, cada um é começo, sem precisar um do outro, numa relação completamente individual.
Resposta correta
2. 
Um caminho no qual educadores tomam uma postura respeitosa e sugerem formas de participação e de colaboração.
3. 
Um caminho cujo ponto de partida é a convicção de que toda pessoa é capaz, que as pessoas desenvolvem diferentes capacidades, que as pessoas oprimidas têm interesse em superar a atrofia física, mental e cultural a que foram submetidas.
4. 
Um caminho que tem como ponto de chegada a autoestima das pessoas, sua necessidade de unir esforços, de organizar-se para a luta e a conquista de direitos e para a tarefa de assumir-se como sujeito do seu destino coletivo.
5. 
Na prática, caminho, convicção e objetivo. Mesmo sendo espaços diferentes, cada um é começo, meio e fim, pois carecem um do outro, numa relação de interdependência.
8. Pergunta 8
/0,6
Segundo Paulo Freire (1993), a partir da prática que eles, os educadores, têm é que se deve descobrir qual é a teoria embutida ou quais são os fragmentos de teoria que estão na prática de cada um dos educadores, mesmo que não se saiba qual é essa teoria.
Os princípios básicos do programa de formação de educadores são apreciados nasalternativas a seguir, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a formação do educador deve instrumentalizá-lo para que ele crie e recrie a sua prática por meio da reflexão sobre o seu cotidiano.
2. 
A formação do educador deve ser constante e sistematizada, pois a prática se faz e se refaz.
3. 
A prática pedagógica requer a compreensão da própria gênese do conhecimento, ou seja, de como se dá o processo de conhecer.
4. 
Não existe a necessidade para formação de educadores, pois não é condição para o processo de reorientação curricular.
Resposta correta
5. 
O educador é o sujeito de sua prática, cabendo a ele criá-la e recriá-la.
9. Pergunta 9
/0,6
Pode-se afirmar que essas atividades, em seu conjunto, sustentam os setores populares, envolvendo, mesmo que de modo disperso e fragmentado, um extenso fluxo de produtos, serviços e modalidades diversas de trocas e mercados.
Embora a denominação dos setores populares não se confunda ou se reduza ao âmbito do setor informal, a referência ao mesmo justifica-se porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
famílias com uma história crônica de baixos índices de escolaridade, de dificuldades de trabalho e nutrição não podem ser considerados dados dos setores populares.
2. 
Essas formas de trabalho não são iniciativas isoladas, mas interagem com o seu entorno, relacionando-se com os mercados e circuitos produtivos dominantes.
Resposta correta
3. 
Essas modalidades de trabalho não são historicamente determinadas, pois se confundem com a economia capitalista.
4. 
As disponibilidades econômicas do país, ou de algumas regiões, permitirem investimentos suficientes para que todos recebam toda a educação devida, por enquanto.
5. 
Outros problemas que não os “de educação” não dificultam a presença regular de crianças pobres ou “de meio rural” na escola.
10. Pergunta 10
/0,6
Todo o trabalho sério segue alguns critérios e métodos. Existe o método empírico, dialético, dedutivo e científico. Esse último pode ser definido como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Esse método parte do geral e, a seguir, segue para o particular. O protótipo do raciocínio dedutivo é o silogismo, que, a partir de duas proposições chamadas de “premissas”, retira uma terceira, chamada de “conclusão”.
2. 
Método feito por tentativas e erros e é caracterizado pelo senso comum – e cada um compreende à sua maneira.
3. 
O método que gera aprendizado, uma vez que aprendemos fatos pelas experiências vividas e presenciadas, para se obterem conclusões.
4. 
Um trabalho cuidadoso, que segue um caminho sistemático, sendo a ferramenta do pesquisador, que, no fim de seu processo de pesquisa, explica e prevê um conjunto de ocorrências provenientes da aplicação de suas teses.
Resposta correta
5. 
Se propõe a compreender a “coisa em si”, construindo uma compreensão da realidade que considere a totalidade como dinâmica e em constante construção social.

Continue navegando