A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO QUALIDADE DE SERVIÇOS DA SAÚDE

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO – QUALIDADE DE SERVIÇOS DA SAÚDE
· Os processos para a melhoria da qualidade devem envolver toda a equipe de trabalho, estabelecer ações a longo prazo acompanhadas passo a passo e mudanças gradativas, além de focalizar as pessoas como sendo prioridade, demandando comprometimento, disciplina e um esforço crescente. O Ministério da Saúde definiu qualidade nos serviços de saúde em cinco eixos prioritários. Todas estão corretas EXETO:
 
Resposta Marcada :
Assistência técnica
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· De acordo com o ‘’Glossário do SUS.’’ Julgue os itens abaixo em verdadeiro ou falso:
(  )  Assistência farmacêutica é o processo de planejamento, aquisição, distribuição, controle da qualidade e uso de medicamentos voltados para proteção e recuperação da saúde.
( ) Ciência e tecnologiaé tudo que envolve o cuidado com a saúde do cidadão, incluindo atenção básica e especializa, ações e serviços de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
( ) Atenção à saúdeações de pesquisa, desenvolvimento, difusão e aplicação de conhecimentos nas áreas de saúde, educação, gestão, informação, além de outras ligadas à inovação e difusão tecnológica.
 
( ) Educação em saúde é o processo para aumentar a capacidade das pessoas no cuidado da saúde e no debate com os profissionais e gestores, a fim de alcançar uma atenção à saúde de acordo com suas necessidades.
(   ) Gestão do trabalho é a organização das relações de trabalho baseada na participação do trabalhador de saúde como sujeito e agente transformador do seu ambiente.
(   ) Gestão participativa  atuação efetiva de cidadãos, conselheiros, gestores, profissionais e entidades civis na formulação de políticas, na avaliação e na fiscalização de ações de saúde.
(   )Vigilância em SaúdeAções de controle, pesquisa, registro e fiscalização de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes, saneantes, equipamentos, insumos, serviços e fatores de risco à saúde e ao meio ambiente.
(   ) Vigilância SanitáriaConjunto de atividades que proporcionam conhecimento, detecção, análise e monitoramento de doenças decorrentes, inclusive, de fatores ambientais, com a finalidade de controlar e prevenir problemas na saúde humana.
 
Resposta Marcada :
V, V, V, F, F, V, F, V.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Relacione as informações e marque a opção corretamente:
1.Confiabilidade
2.Segurança
3.Aspectos tangíveis
4.Empatia
(  )  Os aspectos físicos que circundam a atividade de prestação de serviço também têm sua importância como fator de influência, como instalações, equipamentos, aparência dos funcionários etc.;
(  ) É importante para prestar serviços de qualidade, gerada pela habilidade de fornecer o que foi prometido de forma segura e precisa;
(  ) Grau de cuidado e atenção pessoal dispensado aos clientes, como a capacidade de se colocar no lugar dos outros e, também, a receptividade, que é a disposição de ajudar os clientes e fornecer serviços com presteza.
(  ) Clientes querem dos prestadores de serviços a habilidade de transmitir segurança e confiança, caracterizada pelo conhecimento e cortesia dos funcionários;
 
Resposta Marcada :
3, 1, 4, 2;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Embora historicamente houveram diversos marcos para a saúde pública do Brasil, tais como a criação do Primeiro Conselho de Saúde em 1948, a construção dos hospitais públicos, a criação do Ministério da Saúde em 1937, estas mudanças foram instituídas nas constituições de 1953 à Emenda Constitucional de 1969,pois permaneceu-se durante muito tempo o Estado prestando relativa assistência a saúde ao trabalhador contribuintes como já mencionado, fato este que realmente só mudou a partir do movimento sanitarista em 1978 e sobretudo com o advento da atual Constituição Federativa do Brasil de 1988. De acordo com o texto acima marque a opção referente a questão.
 
Resposta Marcada :
Incorreta,
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A Constituição brasileira de ____ diz que a Saúde é direito de todos e dever do ______. Isso deve ser garantido por políticas ______ e econômicas, reduzindo o risco de _____ e promovendo acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. A saúde deve ser compreendida como qualidade de vida e não apenas como ausência de doenças. A gestão das ações e dos serviços deve ser participativa e municipalizada. De acordo com as informações acima complete.
 
Resposta Marcada :
1988, estado, sociais, doença;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Conjuntos de ações sanitárias integradas, inclusive com outros setores do governo e da sociedade, que busca o desenvolvimento de padrões saudáveis de: qualidade de vida, condições de trabalho, moradia, alimentação, educação, atividade física, lazer entre outros.De acordo com as informações acima marque a opção correta.
 
Resposta Marcada :
Promoção da Saúde.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A utilização de indicadores de saúde é fundamental para o estabelecimento da qualidade nos serviços de saúde. São instrumentos gerenciais de mensuração, sem o qual é impossível a avaliação criteriosa de qualidade ou produtividade. Eles avaliam aspectos da estrutura, processo e resultado na gestão da qualidade dos serviços. Alguns exemplos de indicadores de saúde são: Todas estão corretas EXETO:
 
Resposta Marcada :
Taxa de Natalidade;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· De acordo com a ISO 9001 estar certificado significa que uma entidade oficial (APCER, SGS, DNV, BVC, EIC, TUV, etc) reconhece que a Clínica gere os seus processos em conformidade com boas práticas de gestão e princípios de gestão da qualidade definidos na Norma NP EN ISO 9001.A certificação é obtida através de uma candidatura seguida por auditoria. As auditorias são efetuadas anualmente e a manutenção da certificação depende da avaliação positiva em cada uma delas.De acordo com o texto acima marque a opção referente a questão.
 
Resposta Marcada :
Correta,
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· ’Retrata SAÚDE como o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. ’’ O trecho citado se refere a.
 
 
Resposta Marcada :
Organização Mundial da Saúde (OMS);
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· De acordo com ‘’Focalização no Doente.’’ Julgue os itens abaixo em verdadeiro ou falso:
(  )Os doentes são as pessoas mais importantes da clínica.
(  )A Clínica sem doentes não sobrevive.
(  )Tratar de forma adequada as reclamações é a última oportunidade de recuperar um doente insatisfeito.
(  )  São meros elementos estatísticos. São pessoas de corpo inteiro que sentem e reagem como nós.
(  ) Não devemos avaliar a sua satisfação e escutar as suas sugestões.
 
Resposta Marcada :
V, V, V, F, F;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total9 / 10