Buscar

7

Prévia do material em texto

1.
		Sabendo que a constante de dissociação do ácido acético é 1,8 x 10-5, assinale a alternativa que corretamente indica a razão entre o número de moles de ácido acético e acetato de sódio necessária para preparar um litro de uma solução tampão com pH igual a 4.
	
	
	
	0,22
	
	
	0,18
	
	
	0,25
	
	
	0,20
	
	
	0,30
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O hipoclorito de sódio (NaOCl, o ingrediente ativo de quase todos os alvejantes) foi dissolvido numa solução tamponada em pH= 6,20. Encontre o valor aproximado da razão [OCl-]/[HOCl] nesta solução.
Dado: pKa HOCl = 7,5
	
	
	
	[OCl-]/[HOCl] = 1,33
	
	
	[OCl-]/[HOCl] = 0,033
	
	
	[OCl-]/[HOCl] = 0,020
	
	
	[OCl-]/[HOCl] = 1,00
	
	
	[OCl-]/[HOCl] = 0,050
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Determine o pH de 1,00 L de uma solução aquosa preparada pela dissolução de 12,43 gramas de tris (C(HOCH2)3CNH2)  (Massa molecular 121,135 g/mol) mais 4,67 gramas de tris cloridrato (Massa molecular 157,596 g/mol) em 1,00 L de água. Dados pKa = 8,07.
	
	
	
	pH = 8,98
	
	
	pH = 4,30
	
	
	pH = 8,61
	
	
	pH = 8,07
	
	
	pH = 4,00
	
	
	
	 
		
	
		4.
		
	
	
	
	I e II são corretas
	
	
	II é correta
	
	
	III é correta
	
	
	II e III são corretas
	
	
	I é correta
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Denomina-se hidrólise de sal, ou íon, a reação que ocorre entre a água e pelo menos um dos íons formados na dissociação do sal. Sais normais ou neutros são os que não apresentam H+ nem OH- em sua estrutura. Sais ácidos são os que possuem um ou mais hidrogênio ionizáveis em sua estrutura, e sais básicos são os que possuem uma ou mais hidroxilas em sua estrutura.
Solução A: KHCO3 + H2O
Solução B: AgNO3 + H2O
 
Com relação a estas soluções, o caráter ácido, básico ou neutro, das mesmas assim como a sua faixa de pH é, respectivamente:
	
	
	
	Solução A: caráter ácido (pH > 7); Solução B: caráter neutro (pH = 7).
	
	
	Solução A: caráter neutro (pH = 7); Solução B: caráter ácido (pH < 7).
	
	
	Solução A: caráter básico (pH = 7); Solução B: caráter ácido (pH < 7).
	
	
	Solução A: caráter básico (pH < 7); Solução B: caráter ácido (pH > 7).
	
	
	Solução A: caráter básico (pH > 7); Solução B: caráter ácido (pH < 7).
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma solução tamponada resiste a variação de pH quando ácidos ou bases são adicionados. Sobre soluções tampão, marque a opção verdadeira.
	
	
	
	Uma solução tampão quando diluída sofre variação do pH na mesma proporção do grau de diluição da solução, assim se a solução tampão for diluída dez vezes o pH aumenta uma unidade.
	
	
	A máxima capacidade tamponante ocorre quando o pH da solução for igual ao valor de pKa do ácido que constituí a solução tampão.
	
	
	A adição de um ácido fraco a uma solução tampão não conduz a nenhuma variação de pH, já que um ácido fraco encontra-se parcialmente dissociado.
	
	
	Na equação de Henderson-Hasselbalch o pH de uma solução tampão depende do valor do pKa e o logaritmo da concentração percentual (m/v) entre a base e seu ácido conjugado.
	
	
	Uma condição necessária para se preparar uma solução tampão é a mistura de um ácido fraco com um ácido forte.

Continue navegando