Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX - EJA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um dos momentos de maior apreensão e discussão nos processos educacionais e discussão é a avaliação. Muitas são as definições dadas com relação a este movimento. Na Educação de Jovens e Adultos, ocorre a mesma situação, como definir a avaliação. Sobre o processo de avaliação do rendimento escolar, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A avaliação do rendimento escolar é um procedimento que consiste em coletar e interpretar dados no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem.
II- A avaliação não é um processo, por isso envolve estudar, decorar e demonstrar o que aprendeu.
III- A avaliação é um processo que objetiva exclusivamente a certificação do aluno no processo de escolarização.
IV- A avaliação em sala de aula visa a garantir eficiência no processo de ensinar e aprender, dando ao aluno a possibilidade de verificação dos erros e acertos ocorridos no processo.
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

Pedro, marceneiro de 51 anos, matriculou-se no período noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu, na atualidade, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época. O pedagogo desta escola se preparou para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos da EJA e propôs as algumas atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação no ambiente escolarizado. Sobre essas atividades, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho.
II- Tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas.
III- Exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura.
IV- Auto e hétero-avaliação permanentes.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país. Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetização de adultos conscientizadora, cujo princípio básico pode ser traduzido numa frase sua que ficou célebre: "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" (FREIRE, 2001). Considerando o aluno como sujeito da aprendizagem, sobre a proposta de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA:
a) O aluno como fantoche de sua aprendizagem.
b) A negação da realidade existencial do grupo.
c) Uma ação educativa que negasse a cultura do aluno.
d) A transformação da realidade social por meio da educação através do diálogo.

O Proeja foi criado inicialmente pelo Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos. O programa teve inicialmente como base de ação a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Por meio do Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, é ampliado em termos de abrangência e aprofundado em seus princípios pedagógicos, passando a se chamar Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os cursos e os programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e para a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação superior ou teológica. ( ) Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino. ( ) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de mil horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais de Teologia e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o Ensino Fundamental alfabetização, para o Ensino Médio e para a educação de jovens e adultos de Ensino Superior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - F - V.

A Educação de Jovens e Adultos possui algumas fragilidades e o que encontramos, na maioria das vezes, são espaços em locais diversos adaptados para tal finalidade em escolas construídas para o ensino regular e que, em algum período, geralmente à noite, recebem os alunos da EJA. Assim sendo, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Esta abordagem está relacionada ao espaço físico para EJA.
II- A sala de aula é só para os alunos adultos da EJA.
III- A escola é especialmente para a Educação de Jovens e Adultos.
IV- Relaciona-se ao espaço físico da EJA adaptado para o ensino regular.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

No que tange à clientela da Educação de Jovens e Adultos, esta possui uma idade base para o ingresso em turmas desta modalidade de ensino.
Assim sendo, conforme a legislação vigente, qual é esta faixa etária?
a) 18 anos completos para o Ensino Fundamental e 21 anos completos para ingresso no Ensino Médio.
b) 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o ingresso no Ensino Médio.
c) 15 anos incompletos para ingresso no Ensino Fundamental e 18 anos incompletos para o ingresso no Ensino Médio.
d) 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 21 anos completos para o Ensino Médio.

Um trabalho com base na pedagogia de projetos requer pesquisa e trabalho coletivo. O uso de projetos pedagógicos em sala de aula tem demonstrado um recurso alternativo de prática educativa que auxilia a integração e flexibilização de objetivos e conteúdos. Sobre projetos na EJA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A pedagogia de projetos favorece que o aluno aprenda somente pela exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por meio de modelos.
( ) A pedagogia de projetos insere o professor na função de ensinar por meio da transmissão de informações, de forma mecânica e sem levar em consideração o conhecimento já adquirido de cada aluno.
( ) A pedagogia de projetos proporciona ao aluno aprender no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
( ) A pedagogia de projetos traz o professor como o centro desse processo de trabalho, sendo o aluno apenas um receptor das informações transmitidas.
A V - V - V - V.
B F - V - F - F.
C F - F - V - F.
D V - V - F - F.

Quando tratamos de questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, acabamos com diversos momentos e situações, as quais poderão auxiliar ou tornar o ensino-aprendizagem desfavorável para o jovem ou o adulto. Assim sendo, é necessário que tenhamos conhecimento no que diz respeito ao fator intergeracional. Sobre o fator intergeracional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A intergeracionalidade tem como base a convivência entre crianças, jovens, adultos e idosos, os quais realizam a troca de vivências.
( ) A intergeracionalidade busca a interação entre as diversas gerações, as quais procuram criar uma dialogicidade em suas identidades.
( ) A intergeracionalidade busca solucionar problemas relacionados à vivência das diferentes fases da vida.
( ) A intergeracionalidade encontra-se empenhada em articular os conhecimentos que envolvem o cotidiano dos sujeitos.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re)inclusão desses educandos nas redes de educação pública do nosso país. Em certo sentido, partindo de um olhar revelador de certas práticas educacionais desiguais, ainda, a Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem um forte componente de classe, visto destinar-se, na maioria das vezes, a pessoas com diversas história de vidas. Sobre as pessoas na EJA, assinale a alternativa CORRETA:
A Pessoas da classe trabalhadora que encontram dificuldades de inserção no processo produtivo em virtude da melhoria na qualificação profissional.
B Pessoas da classe trabalhadora cujos papéis a serem desempenhados no cenário produtivo não requerem maiores investimentos do Estado.
C Pessoas com qualificação técnica e profissional do operariado urbano atendendo às exigências do processo de inculturação.
D Pessoas da educação regular dos filhos da classe trabalhadora que se encontram na faixa dos 6 aos 25 anos de idade.

As Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação de Jovens e Adultos ressalta que a formação do docente para a EJA deve incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer professor, competências relativas à complexidade diferencial desta modalidade de ensino.
Qual é a competência com relação à formação contínua?
a) A capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a ele.
b) A capacidade de dominar teoricamente todos os conteúdos a serem ensinados.
c) A capacidade de dominar conteúdos selecionados das diferentes ciências e transmiti-los com eficiência aos alunos.
d) A capacidade de dominar todas as situações que acontecem em sala de aula durante o processo de ensino e aprendizagem.

(ENADE, 2008) Entre o mestre e o aluno se estabelece uma relação de vontade à vontade: relação de dominação do mestre, que tivera por consequência uma relação inteiramente livre da inteligência do aluno com aquela do livro - inteligência do livro que era, também, a coisa comum, o laço intelectual igualitário entre o mestre e o aluno. Esse dispositivo permitia destrinchar as categorias misturadas do ato pedagógico e definir exatamente o embrutecimento explicador. Há embrutecimento quando uma inteligência é subordinada a outra inteligência. Chamar-se-á emancipação à diferença conhecida e mantida entre as duas relações, o ato de uma inteligência que não obedece senão a ela mesma, ainda que a vontade obedeça a uma outra vontade. Considerando a conclusão que podemos tirar com relação ao texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O mestre emancipa os alunos.
( ) Os alunos se emancipam coletivamente.
( ) A escola é um espaço de manifestação plena da vontade.
( ) Uma inteligência emancipada só obedece a si própria.
A F - F - F - V.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - V - F.

ENADE (2008) Os alunos da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam - familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam:
a) Relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização.
b) Reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios.
c) Avaliados para uma compreensão dos erros epistemológicos.
d) Integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um dos momentos de maior apreensão e discussão nos processos educacionais e discussão é a avaliação. Muitas são as definições dadas com relação a este movimento. Na Educação de Jovens e Adultos, ocorre a mesma situação, como definir a avaliação. Sobre o processo de avaliação do rendimento escolar, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A avaliação do rendimento escolar é um procedimento que consiste em coletar e interpretar dados no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem.
II- A avaliação não é um processo, por isso envolve estudar, decorar e demonstrar o que aprendeu.
III- A avaliação é um processo que objetiva exclusivamente a certificação do aluno no processo de escolarização.
IV- A avaliação em sala de aula visa a garantir eficiência no processo de ensinar e aprender, dando ao aluno a possibilidade de verificação dos erros e acertos ocorridos no processo.
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

Pedro, marceneiro de 51 anos, matriculou-se no período noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu, na atualidade, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época. O pedagogo desta escola se preparou para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos da EJA e propôs as algumas atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação no ambiente escolarizado. Sobre essas atividades, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho.
II- Tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas.
III- Exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura.
IV- Auto e hétero-avaliação permanentes.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país. Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetização de adultos conscientizadora, cujo princípio básico pode ser traduzido numa frase sua que ficou célebre: "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" (FREIRE, 2001). Considerando o aluno como sujeito da aprendizagem, sobre a proposta de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA:
a) O aluno como fantoche de sua aprendizagem.
b) A negação da realidade existencial do grupo.
c) Uma ação educativa que negasse a cultura do aluno.
d) A transformação da realidade social por meio da educação através do diálogo.

O Proeja foi criado inicialmente pelo Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos. O programa teve inicialmente como base de ação a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Por meio do Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, é ampliado em termos de abrangência e aprofundado em seus princípios pedagógicos, passando a se chamar Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os cursos e os programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e para a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação superior ou teológica. ( ) Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino. ( ) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de mil horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais de Teologia e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o Ensino Fundamental alfabetização, para o Ensino Médio e para a educação de jovens e adultos de Ensino Superior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - F - V.

A Educação de Jovens e Adultos possui algumas fragilidades e o que encontramos, na maioria das vezes, são espaços em locais diversos adaptados para tal finalidade em escolas construídas para o ensino regular e que, em algum período, geralmente à noite, recebem os alunos da EJA. Assim sendo, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Esta abordagem está relacionada ao espaço físico para EJA.
II- A sala de aula é só para os alunos adultos da EJA.
III- A escola é especialmente para a Educação de Jovens e Adultos.
IV- Relaciona-se ao espaço físico da EJA adaptado para o ensino regular.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

No que tange à clientela da Educação de Jovens e Adultos, esta possui uma idade base para o ingresso em turmas desta modalidade de ensino.
Assim sendo, conforme a legislação vigente, qual é esta faixa etária?
a) 18 anos completos para o Ensino Fundamental e 21 anos completos para ingresso no Ensino Médio.
b) 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o ingresso no Ensino Médio.
c) 15 anos incompletos para ingresso no Ensino Fundamental e 18 anos incompletos para o ingresso no Ensino Médio.
d) 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 21 anos completos para o Ensino Médio.

Um trabalho com base na pedagogia de projetos requer pesquisa e trabalho coletivo. O uso de projetos pedagógicos em sala de aula tem demonstrado um recurso alternativo de prática educativa que auxilia a integração e flexibilização de objetivos e conteúdos. Sobre projetos na EJA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A pedagogia de projetos favorece que o aluno aprenda somente pela exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por meio de modelos.
( ) A pedagogia de projetos insere o professor na função de ensinar por meio da transmissão de informações, de forma mecânica e sem levar em consideração o conhecimento já adquirido de cada aluno.
( ) A pedagogia de projetos proporciona ao aluno aprender no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
( ) A pedagogia de projetos traz o professor como o centro desse processo de trabalho, sendo o aluno apenas um receptor das informações transmitidas.
A V - V - V - V.
B F - V - F - F.
C F - F - V - F.
D V - V - F - F.

Quando tratamos de questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, acabamos com diversos momentos e situações, as quais poderão auxiliar ou tornar o ensino-aprendizagem desfavorável para o jovem ou o adulto. Assim sendo, é necessário que tenhamos conhecimento no que diz respeito ao fator intergeracional. Sobre o fator intergeracional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A intergeracionalidade tem como base a convivência entre crianças, jovens, adultos e idosos, os quais realizam a troca de vivências.
( ) A intergeracionalidade busca a interação entre as diversas gerações, as quais procuram criar uma dialogicidade em suas identidades.
( ) A intergeracionalidade busca solucionar problemas relacionados à vivência das diferentes fases da vida.
( ) A intergeracionalidade encontra-se empenhada em articular os conhecimentos que envolvem o cotidiano dos sujeitos.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re)inclusão desses educandos nas redes de educação pública do nosso país. Em certo sentido, partindo de um olhar revelador de certas práticas educacionais desiguais, ainda, a Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem um forte componente de classe, visto destinar-se, na maioria das vezes, a pessoas com diversas história de vidas. Sobre as pessoas na EJA, assinale a alternativa CORRETA:
A Pessoas da classe trabalhadora que encontram dificuldades de inserção no processo produtivo em virtude da melhoria na qualificação profissional.
B Pessoas da classe trabalhadora cujos papéis a serem desempenhados no cenário produtivo não requerem maiores investimentos do Estado.
C Pessoas com qualificação técnica e profissional do operariado urbano atendendo às exigências do processo de inculturação.
D Pessoas da educação regular dos filhos da classe trabalhadora que se encontram na faixa dos 6 aos 25 anos de idade.

As Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação de Jovens e Adultos ressalta que a formação do docente para a EJA deve incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer professor, competências relativas à complexidade diferencial desta modalidade de ensino.
Qual é a competência com relação à formação contínua?
a) A capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a ele.
b) A capacidade de dominar teoricamente todos os conteúdos a serem ensinados.
c) A capacidade de dominar conteúdos selecionados das diferentes ciências e transmiti-los com eficiência aos alunos.
d) A capacidade de dominar todas as situações que acontecem em sala de aula durante o processo de ensino e aprendizagem.

(ENADE, 2008) Entre o mestre e o aluno se estabelece uma relação de vontade à vontade: relação de dominação do mestre, que tivera por consequência uma relação inteiramente livre da inteligência do aluno com aquela do livro - inteligência do livro que era, também, a coisa comum, o laço intelectual igualitário entre o mestre e o aluno. Esse dispositivo permitia destrinchar as categorias misturadas do ato pedagógico e definir exatamente o embrutecimento explicador. Há embrutecimento quando uma inteligência é subordinada a outra inteligência. Chamar-se-á emancipação à diferença conhecida e mantida entre as duas relações, o ato de uma inteligência que não obedece senão a ela mesma, ainda que a vontade obedeça a uma outra vontade. Considerando a conclusão que podemos tirar com relação ao texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O mestre emancipa os alunos.
( ) Os alunos se emancipam coletivamente.
( ) A escola é um espaço de manifestação plena da vontade.
( ) Uma inteligência emancipada só obedece a si própria.
A F - F - F - V.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - V - F.

ENADE (2008) Os alunos da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam - familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam:
a) Relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização.
b) Reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios.
c) Avaliados para uma compreensão dos erros epistemológicos.
d) Integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.

Prévia do material em texto

VOLTAR 
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX 
Peso da Avaliação 
3,00 
Qtd. de Questões 
12 
Acertos/Erros 
12/0 
Nota 
10,00 
1 Um dos momentos de maior apreensão e discussão nos processos educacionais e discussão é a avaliação. Muitas são as definições dadas 
com relação a este movimento. Na Educação de Jovens e Adultos, ocorre a mesma situação, como definir a avaliação. Sobre o processo de 
avaliação do rendimento escolar, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- A avaliação do rendimento escolar é um procedimento que consiste em coletar e interpretar dados no que concerne ao processo de ensino 
eaprendizagem. 
II- A avaliação não é um processo, por isso envolve estudar, decorar e demonstrar o que aprendeu. 
III- A avaliação é um processo que objetiva exclusivamente a certificação do aluno no processo de escolarização. 
IV- A avaliação em sala de aula visa a garantir eficiência no processo de ensinar e aprender, dando ao aluno a possibilidade de verificação 
doserros e acertos ocorridos no processo. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A Somente a afirmativa III está correta. 
B As afirmativas II e III estão corretas. 
C As afirmativas I e III estão corretas. 
D Somente a afirmativa IV está correta. 
2 Pedro, marceneiro de 51 anos, matriculou-se no período noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na 
infância, estudou por três anos consecutivos e saiu, na atualidade, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu 
naquela época. O pedagogo desta escola se preparou para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos da 
EJA e propôs as algumas atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação no ambiente escolarizado. Sobre essas atividades, 
analise as sentenças a seguir: 
 
I- Diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho. 
II- Tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas. 
III- Exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura. 
IV- Auto e hétero-avaliação permanentes. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A As sentenças I, II e IV estão corretas. 
B As sentenças II e III estão corretas. 
C As sentenças I e IV estão corretas. 
D As sentenças I e III estão corretas. 
3 O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de 
alfabetização e educação popular que se realizaram no país. Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetização de adultos conscientizadora, 
cujo princípio básico pode ser traduzido numa frase sua que ficou célebre: "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" (FREIRE, 2001). 
Considerando o aluno como sujeito da aprendizagem, sobre a proposta de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 
 
 
A Uma ação educativa que negasse a cultura do aluno. 
 
 
 
B O aluno como fantoche de sua aprendizagem. 
C A negação da realidade existencial do grupo. 
D A transformação da realidade social por meio da educação através do diálogo. 
4 O Proeja foi criado inicialmente pelo Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, e denominado como Programa de Integração da Educação 
Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Sua criação foi uma decisão governamental de atender à 
demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos. O programa teve 
inicialmente como base de ação a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Por meio do Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 
2006, é ampliado em termos de abrangência e aprofundado em seus princípios pedagógicos, passando a se chamar Programa Nacional de 
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Com referências ao 
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos 
PROEJA -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Os cursos e os programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de 
educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e para a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, 
após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação superior ou teológica. 
( ) Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado 
aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de 
ensino. 
( ) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de mil horas, 
assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais de Teologia e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação 
para a educação profissional técnica de nível médio, para o Ensino Fundamental alfabetização, para o Ensino Médio e para a educação de 
jovens e adultos de Ensino Superior. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5478.htm. Acesso em: 10 jun. 2020. 
A V - F - V. 
B F - F - V. 
C F - V - F. 
D V - V - F. 
5 A Educação de Jovens e Adultos possui algumas fragilidades e o que encontramos, na maioria das vezes, são espaços em locais diversos 
adaptados para tal finalidade em escolas construídas para o ensino regular e que, em algum período, geralmente à noite, recebem os alunos da 
EJA. Assim sendo, analise as seguintes sentenças: 
 
I- Esta abordagem está relacionada ao espaço físico para EJA. 
II- A sala de aula é só para os alunos adultos da EJA. 
III- A escola é especialmente para a Educação de Jovens e Adultos. 
IV- Relaciona-se ao espaço físico da EJA adaptado para o ensino regular. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
A Somente a sentença IV está correta. 
B As sentenças I e III estão corretas. 
C As sentenças II, III e IV estão corretas. 
D Somente a sentença I está correta. 
6 No que tange à clientela da Educação de Jovens e Adultos, esta possui uma idade base para o ingresso em turmas desta modalidade de 
ensino. Assim sendo, conforme a legislação vigente, qual é esta faixa etária? 
A 
Adriana Damasceno Medeiros 
15 anos completos para o Ensino Fundamental e 21 anos completos para o Ensino Médio. 
 
B 18 anos completos para o Ensino Fundamental e 21 anos completos para ingresso no Ensino Médio. 
 
 
C 15 anos incompletos para ingresso no Ensino Fundamental e 18 anos incompletos para o ingresso no Ensino Médio. 
D 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o ingresso no Ensino Médio. 
7 Um trabalho com base na pedagogia de projetos requer pesquisa e trabalho coletivo. O uso de projetos pedagógicos em sala de aula tem 
demonstrado um recurso alternativo de prática educativa que auxilia a integração e flexibilização de objetivos e conteúdos. Sobre projetos na 
EJA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A pedagogia de projetos favorece que o aluno aprenda somente pela exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por meio de 
modelos. 
( ) A pedagogia de projetos insere o professor na função de ensinar por meio da transmissão de informações, de forma mecânica e sem levar 
em consideração o conhecimento já adquirido de cada aluno. 
( ) A pedagogia de projetos proporciona ao aluno aprender no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações queincentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. 
( ) A pedagogia de projetos traz o professor como o centro desse processo de trabalho, sendo o aluno apenas um receptor das informações 
transmitidas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A V - V - V - V. 
B F - V - F - F. 
C F - F - V - F. 
D V - V - F - F. 
8 Quando tratamos de questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, acabamos com diversos momentos e situações, as quais 
poderão auxiliar ou tornar o ensino-aprendizagem desfavorável para o jovem ou o adulto. Assim sendo, é necessário que tenhamos 
conhecimento no que diz respeito ao fator intergeracional. Sobre o fator intergeracional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas: 
 
( ) A intergeracionalidade tem como base a convivência entre crianças, jovens, adultos e idosos, os quais realizam a troca de vivências. 
( ) A intergeracionalidade busca a interação entre as diversas gerações, as quais procuram criar uma dialogicidade em suas identidades. 
( ) A intergeracionalidade busca solucionar problemas relacionados à vivência das diferentes fases da vida. 
( ) A intergeracionalidade encontra-se empenhada em articular os conhecimentos que envolvem o cotidiano dos sujeitos. 
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A V - V - F - F. 
B F - V - F - V. 
C F - V - V - F. 
D V - V - F - V. 
9 A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade 
de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Oferecer a modalidade EJA nos dias 
de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re)inclusão desses educandos nas redes de educação 
pública do nosso país. Em certo sentido, partindo de um olhar revelador de certas práticas educacionais desiguais, ainda, a Educação de 
Jovens e Adultos no Brasil tem um forte componente de classe, visto destinar-se, na maioria das vezes, a pessoas com diversas história de 
vidas. Sobre as pessoas na EJA, assinale a alternativa CORRETA: 
 
 
 
 
A Pessoas da classe trabalhadora que encontram dificuldades de inserção no processo produtivo em virtude da melhoria na qualificação 
profissional. 
B Pessoas da classe trabalhadora cujos papéis a serem desempenhados no cenário produtivo não requerem maiores investimentos 
do Estado. 
C Pessoas com qualificação técnica e profissional do operariado urbano atendendo às exigências do processo de inculturação. 
D Pessoas da educação regular dos filhos da classe trabalhadora que se encontram na faixa dos 6 aos 25 anos de idade. 
 
 
10 As Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação de Jovens e Adultos ressalta que a formação do docente para a EJA deve incluir, além 
das exigências formativas para todo e qualquer professor, competências relativas à complexidade diferencial desta modalidade de ensino. 
Qual é a competência com relação à formação contínua? 
A A capacidade de dominar teoricamente todos os conteúdos a serem ensinados. 
B A capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a ele. 
C A capacidade de dominar conteúdos selecionados das diferentes ciências e transmiti-los com eficiência aos alunos. 
D A capacidade de dominar todas as situações que acontecem em sala de aula durante o processo de ensino e aprendizagem. 
11 (ENADE, 2008) Entre o mestre e o aluno se estabelece uma relação de vontade à vontade: relação de dominação do mestre, que tivera por 
consequência uma relação inteiramente livre da inteligência do aluno com aquela do livro - inteligência do livro que era, também, a coisa 
comum, o laço intelectual igualitário entre o mestre e o aluno. Esse dispositivo permitia destrinchar as categorias misturadas do ato 
pedagógico e definir exatamente o embrutecimento explicador. Há embrutecimento quando uma inteligência é subordinada a outra 
inteligência. Chamar-se-á emancipação à diferença conhecida e mantida entre as duas relações, o ato de uma inteligência que não obedece 
senão a ela mesma, ainda que a vontade obedeça a uma outra vontade. Considerando a conclusão que podemos tirar com relação ao texto, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O mestre emancipa os alunos. 
( ) Os alunos se emancipam coletivamente. 
( ) A escola é um espaço de manifestação plena da vontade. 
( ) Uma inteligência emancipada só obedece a si própria. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 
A F - F - F - V. 
B F - F - V - V. 
C V - V - F - V. 
D V - F - V - F. 
12 ENADE (2008) Os alunos da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde 
circulam - familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam: 
A Avaliados para uma compreensão dos erros epistemológicos. 
B Integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento. 
C Relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização. 
D Reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios.

Mais conteúdos dessa disciplina