Buscar

exercicios 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios
1. 
Sabe-se que para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), a definição de criança é diferente, mas é de extrema importância que o profissional de saúde tenha conhecimento desta diferença. Assinale a alternativa que corresponde à definição de criança:
A. ECA - pessoa de 0 a 9 anos e PNAISC - pessoa de 0 a 12 anos.
B. PNAISC - pessoa de 0 a 9 anos ou 0 a 120 meses e ECA - pessoa de 0 a 11 anos.
C. ECA - pessoa de 0 a 12 anos e PNAISC - pessoa de 0 a 192 meses.
D. ECA - pessoa de 0 a 12 anos incompletos e PNAISC - pessoa de 0 a 9 anos ou 0 a 120 meses.
E. ECA - pessoa de 0 a 9 anos incompletos e PNAISC - pessoa de 0 a 9 anos ou 0 a 120 meses.
2. Tendo em vista o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa INCORRETA:
A. Define o intervalo de atendimento e acompanhamento da criança e do adolescente, garantindo-lhe o direito de acesso à saúde.
B. O ECA é a lei que dispõe sobre a integralidade da proteção das crianças e dos adolescentes.
C. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de proteger a criança e o adolescente, garantir os direitos referentes à vida, saúde, alimentação, dignidade, cultura, educação, lazer, esporte, profissionalização, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária.
D. O direito a proteção à vida e à saúde permeia o nascimento, desenvolvimento saudável e o crescimento da criança e do adolescente.
E. Os direitos da gestante, no que diz sobre o atendimento pré e perinatal, são garantidos também no ECA, pois a atenção à saúde da criança inicia no período da gestação.
3 O universo do adolescente é formado de uma pluralidade de experiências, sentimentos, condição de vida, características sociais, culturais, raciais, religiosas e orientação sexual que exemplifica a necessidade de uma atenção especial a este grupo. Baseando-se nas Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, assinale a alternativa INCORRETA sobre os temas de abordagem deste grupo populacional:
A. Questões relacionadas a ética e cidadania, participação juvenil e o empoderamento do adolescente devem ser trabalhadas pelas equipes de atenção para que o jovem sinta-se parte das decisões e responsável por suas ações.
B. Os direitos sexuais e reprodutivos devem ser respeitados nas ações, sendo necessário um olhar especial à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e conscientização da gravidez na adolescência e sua repercussão para a vida.
C. A abordagem deve ser feita sempre de forma individual. As ações em grupo costumam deixar os adolescentes retraídos e a exposição acaba sendo maior.
D. Ações de cultura de paz devem ser incluídas na abordagem do adolescente. Sabe-se que o jovem pode assumir um dos três papéis em relação às violências: autor, vítima ou testemunha. Essas ações visam reduzir o risco de o adolescente assumir um dos papéis.
E. As ações devem também relacionar-se ao planejamento da vida, abordando aspectos como sexualidade, educação, cidadania, corresponsabilidade das ações e cultura de paz.
4. São ações estratégicas para a atenção à gestante, ao parto, ao nascimento e ao recém-nascido garantidas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, EXCETO:
A. Utilização do Método Canguru para humanização da atenção ao recém-nascido prematuro e de baixo peso.
B. Capacitação dos profissionais para atenção qualificada e humanizada ao parto e ao recém-nascido.
C. Acompanhamento especializado da gestação da adolescente.
D. Após a alta do recém-nascido de risco, o acompanhamento se dará tanto pela atenção especializada quanto pela atenção básica, de forma compartilhada.
E. Medidas de prevenção de HIV e sífilis transmitidas verticalmente.
5. Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), as ações de aleitamento materno e alimentação complementar saudável são definidas especificamente, em um dos artigos da lei, como estratégias. Assinale a alternativa que define as estratégias destas ações:
A. Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.
B. Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.
C. Todas as alternativas são estratégias para a promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável.
D. Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes, para Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.
E. Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Continue navegando