Buscar

AVALIAÇÃO FARMACOGNOSIA PURA II PASSEI DIRETO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FARMACOGNOSIA PURA II
MATABÓLITOS
1)Muitos metabólitos secundários já foram considerados produtos de excreção das plantas. No entanto, graças à disponibilidade de novas tecnologias e ao caráter multidisciplinar da fitoquímica, descobriu-se que muitos desses compostos têm funções fisiológicas relevantes. Em geral, tais funções estão envolvidas em mecanismos que garantem a adaptação de uma espécie vegetal a um determinado bioma. Assim, sobre os metabólitos secundários é correto dizer:
c) Os taninos hidrolisáveis derivam do ácido gálico, pela via do chiquimato.
RESPOSTA CORRETA
Os taninos hidrolisáveis derivam do ácido gálico, pela rota biossintética do chiquimato. Os metabólitos secundários são moléculas de estrutura complexa de baixo peso molecular e não são essenciais à vida das plantas, por isso não se distribuem de modo universal entre elas. Por fim, os alcaloides tropânicos derivam da rota metabólica do chiquimato.
Enviada em
21/02/2021 04:15
2) Metabólitos secundários são produzidos pelas plantas, e apresentam uma constituição química e metabolismo únicos. Em geral, são moléculas complexas de baixa massa molecular e, embora não sejam vitais para que uma planta complete seu ciclo de vida, garantem certas vantagens para sua sobrevivência, adaptação e perpetuação em um determinado ecossistema. A alternativa que relaciona corretamente um metabólito secundário com seu respectivo precursor primário é:
a) Ácido Cinâmico - Cumarinas.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa correta é Ácido Cinâmico – Cumarinas. A associação correta dos demais é: Acetil-coA - Taninos Condensados, Ácido Chiquímico - Taninos Hidrolisáveis, Triptofano - Alcaloides Indólicos e Acetil-coA - Alcaloides Pirrolidínicos.
Enviada em
21/02/2021 04:21
3) Os metabólitos especiais podem se formar apenas durante fases específicas do desenvolvimento de uma planta. Por isso, os teores de metabólitos especiais costumam variar durante alguns estágios particulares de desenvolvimento ou em períodos de estresse ambiental, como limitações nutricionais ou ataques de predadores, por exemplo. Esse fenômeno é conhecido como:
b)Variabilidade ontogenética.
RESPOSTA CORRETA
Um bom exemplo de variabilidade ontogenética pode ser observado no óleo das folhas jovens da hortelã, que contém alto teor de mentona em relação ao de mentol. Já no período de floração, esses teores se invertem.
 4) Os terpenos pertencem ao grupo mais numeroso de metabólitos secundários, com mais de 40 mil moléculas diferentes, que são formadas pela condensação de unidades de isopreno. Sobre os terpenos, é correto afirmar que:
e) Em geral os diterpenos servem de base para hormônios de crescimento.
RESPOSTA CORRETA
De fato, os hormônios que promovem o crescimento das plantas derivam dos diterpenos. Os terpenos derivam da via metabólica do acetato e são classificados em função do número de duas unidades de isopreno. Assim, os sesquiterpenos têm três unidades de isopreno e os diterpenos, quatro unidades.
5) Os alcaloides são compostos orgânicos cíclicos com amplo espectro de atividades biológicas, principalmente sobre o sistema nervoso central, constituindo uma importante classe de metabólitos secundários muito úteis para a produção de medicamentos. Sobre os alcaloides, é certo afirmar:
c) Suas moléculas têm pelo menos um átomo de nitrogênio. ​​​​​​​
RESPOSTA CORRETA
Os alcaloides têm caráter alcalino graças ao átomo de nitrogênio presente em suas moléculas. Distribuem-se em angiospermas, mas são sintetizados no retículo endoplasmático. A quinina e a emetina não apresentam efeitos no SNC. A atropina atua como anticolinérgica e a codeína como antitussígeno.
Enviada em
21/02/2021 04:30

Outros materiais