Buscar

Av1 - Fundamentos da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1
Aula dia 17/03/2020
Prezado Estudante 
 Este material é parte integrante da Disciplina Fundamentos da Administração. No Material Didático você encontrará textos de apoio para realização desse estudo dirigido, onde estão destacados pontos básicos dos temas estudados na disciplina para complementar suas aulas e reforçar sua aprendizagem. Busque pesquisar e estudar os temas tratados em livros da bibliografia básica, nos materiais didáticos e indicações de leituras para a disciplina. Busque rever os conteúdos e você terá bons resultados nas atividades:
O que é a Estrutura Organizacional?
Estrutura organizacional pode ser definida como o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais, representando a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Representando o resultado final do processo de organização. Assim, ela que indica os papéis, as relações e os procedimentos que possibilitam uma ação coordenada de seus membros. Sabemos que as estruturas organizacionais têm como propósito controlar as atividades da empresa e são impostas para que os indivíduos se adequem às exigências da organização. 
Qual é a relação entre a Estrutura Organizacional e o Poder?
A base da Estrutura organizacional reside no exercício do Poder. As ações dos indivíduos que exercem o poder numa organização geram comportamentos em outros, comportamentos estes que não são naturais.
Ele não é exercido de forma individual, é preciso que ocorra a interação entre dois ou mais indivíduos.
O poder na organização é exercido constantemente, não somente pela hierarquia existente na empresa, mas também nos grupos informais, já que diversos colaboradores têm uma maior identificação na liderança informal que no próprio poder formal. Portanto, tem-se que o poder é a ferramenta que auxilia no andamento e no desenvolvimento das ações dentro da organização. 
 
E a diferença entre Organização Formal e Informal?
Há várias formas de exercício do Poder dentro de uma organização que podem ser manifestar na estrutura formal ou na estrutura informal. A estrutura informal é legitimada nas relações informais que surgem da interação entre as pessoas na organização. A estrutura formal é legitimada/reconhecida no organograma da empresa e nos documentos oficiais.
O poder FORMAL é composto pelos poderes coercitivo, de recompensa, legítimo e da informação, enquanto o INFORMAL, é composto pelos poderes de talento, de referência e carismático. 
Descreva Poder, Autoridade e Responsabilidade. 
Deve se reconhecer que a autoridade não é a única forma de manifestação de poder. Quem tem autoridade tem poder, mas nem todo poder deriva da autoridade. Assim, Poder implica em ter autoridade para tomar uma decisão ou exercer influência perante outra pessoa. 
Além disso, numa organização é preciso saber diferenciar os conceitos de responsabilidade e de autoridade. ao mesmo tempo em que é importante a diferenciação entre elas devem ser trabalhadas em conjunto, como elos de uma corrente, visando estabilizar a forma como se divide as tarefas a serem executadas pela organização.
Explicite os Tipos de Poder.
Os Poderes de base FORMAL são:
Poder coercitivo: é baseado na dependência do medo, onde as pessoas têm receio de agir devido às consequências negativas que podem ser aplicadas por quem exerce o poder. 
Poder de recompensa: é baseado na perspectiva de um possível agrado. Quem oferece a melhor recompensa, tem o poder em suas mãos.
Poder legítimo: consiste no poder em seu sentido mais amplo. Por exemplo: o diretor de um departamento, que tem no seu cargo o poder e a aceitação dos seus subordinados.
Poder da informação: é baseado naquele que possui a melhor capacidade de repassar os dados.
Já os Poderes de base INFORMAL são:
Poder do talento: consiste no poder exercido pelas capacidades técnicas e habilidades específicas de determinado conhecimento. Ou seja, quem detém o maior talento acaba por exercer mais poder.
Poder de referência: consiste na admiração pelo outro e pelo desejo de ser igual àquele que detém o poder. Esse poder explica porque celebridades são uma referência para as demais pessoas.
Poder carismático: esse poder pode ser considerado uma extensão do poder de referência, pois, por meio do carisma, a pessoa exerce o seu poder sobre os demais.
Portanto, o poder na organização é exercido constantemente, não somente pela hierarquia existente na empresa, como também nos grupos informais. Assim, deve ser reconhecida a importância do exercício do poder no andamento e o desenvolvimento das ações no comportamento organizacional.
Conceitue Desenho Estrutural.
O desenho estrutural das organizações tem o propósito de definir uma estrutura adequada à estratégia e ao ambiente da organização. A representação mais conhecida deste desenho é o organograma, que oferece a representação gráfica da estrutura organizacional.
Há diferentes tipos de estruturas organizacionais baseados em aspectos particulares de cada instituição, na intenção de otimizar a gestão de processos e a divisão das atividades.
Explique os Tipos de Estrutura.
Os principais tipos de estruturas são: funcional; Estrutura Funcional
A Estrutura Funcional baseia-se em obter resultados de acordo com a avaliação de departamentos, utilizando critérios lógicos e intuitivos, conforme a agregação de demandas e funcionalidades, de acordo com os recursos necessários e as funções a serem executadas. Este tipo de estrutura se refere à agregação de tarefas de acordo com a área funcional atendida (marketing, finanças, recursos humanos etc.). Trata-se de um critério de agrupamento baseado em semelhantes tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. O administrador geral é quem comanda a empresa. Abaixo dele, cada integrante do primeiro escalão é especializado e responsável por uma função específica, normalmente em uma área funcional. Esse tipo de estrutura possui bons resultados quando os objetivos organizacionais dependem da especialização funcional, da eficiência e da qualidade. Sendo mais eficazes em ambiente estáveis.
Também temos a Estrutura Divisional que acontece quando as empresas começam a diversificar seus produtos, tecnologias e mercados, torna-se necessária a criação de departamentos capazes de lidar com esse novo contexto. Assim, nesta estrutura, as empresas diversificam seus produtos, tecnologias e mercados, em busca de agregar as tarefas em diferentes unidades, num modelo semiautônomo, para atingir melhores índices em termos de produto, mercado e clientes. É organizada em função de resultados em divisões que têm metas específicas, como os resultados de vendas, de produtos, de captação de clientes, ou aquisição de mercado. Cada divisão possui todos os recursos necessários para elaborar um produto ou servir um cliente, como produção, logística, marketing, etc. No entanto, a administração geral e os departamentos de apoio não são diretamente relacionados com os resultados de cada divisão. Finanças e RH, por exemplo, são responsáveis pela alocação de recursos entre as divisões e pela definição da estratégia corporativa da organização.
Já na Estrutura Matricial temos um modelo híbrido que trabalha a junção entre os pontos positivos da estrutura funcional e as melhores práticas do modelo divisional. Este tipo de estrutura é comumente utilizado para o controle de projetos, nos quais são alocados vários membros de áreas distintas de negócios, criando uma equipe de trabalho multidisciplinar, que permanece envolvida nas demandas por tempo determinado, conforme cronograma. Este tipo de estrutura pode ser encontrado em empresas de consultoria e agências de publicidade. É usada geralmente para lidar com projetos ou negócios que precisem de equipes multidisciplinares temporárias. Contudo, essas equipes podem estar envolvidas ao mesmo tempo em outros projetos. Os funcionários estão sob uma autoridade dual e esta dupla autoridade dá ao organograma da estruturamatricial um aspecto próximo a uma matriz. Além de potencializar as vantagens das estruturas funcional e divisional, a estrutura matricial lida bem com um ambiente externo menos estável. Entretanto, apresenta desvantagens como dificuldade de coordenação.
E finalmente, as Estruturas em rede que agrupa várias formas organizacionais alternativas às estruturas burocráticas tradicionais, ou seja, saem de modelos extremamente hierárquicos e com pouca abertura para a comunicação, para modelos abertos e modelos próprios de organizações. É um termo de natureza genérica, que agrupa uma série de formas organizacionais alternativas às estruturas burocráticas tradicionais. São nomeadas como organizações em rede organizações baseadas na informação ou organizações pós-industriais. Dentre os fatores que impulsionam o surgimento dessas estruturas contemporâneas estão: as características ambientais, o impacto da globalização, a necessidade de inovação e a natureza da tarefa da organização.
São marcadas por características como utilização de equipes multifuncionais, maior amplitude de controle, ênfase na estrutura informal, forte relação com o ambiente externo e disseminação de tecnologias de informação. São exemplos deste modelo de estrutura empresas que atuam no ramo da biotecnologia, moda, música e cinema. Nestas indústrias há altos níveis de incerteza em relação a demanda (preferências dos consumidores) e uso da tecnologia, tendo como características ciclos de vida de produtos curtos e necessidade de rapidez na disseminação de informação.

Continue navegando