Buscar

paper escola e sociedade


Prévia do material em texto

2
A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA
Sibele campos e Cristiane Rosangela 	Scheernann 
 Saionara Aparecida da Silva
	
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Família é muito importante na educação das nossas crianças, a educação é o único sinônimo claro e evidente para definir um futuro mais humano para as próximas gerações e a família precisa dar suporte e estar presente na educação.
Família e escola devem formar uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, porém cada uma deve fazer a sua parte seguindo na mesma direção para que os objetivos sejam alcançados com sucesso. A família e a escola precisam estar lado a lado para traçar um cenário de ensino para a construção de uma nova realidade educacional.
“A família tem a responsabilidade de formar o caráter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores éticos e morais” (CHALITA, GABRIEL, 2001, Pg. 26).
 Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar aos educandos, por outro lado os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes.
 O pai que procura saber sobre a relação dos filhos com os professores, comportamento em sala de aula, notas dificuldades nas disciplinas normalmente está disposto a ajudar o professor a vencer os desafios em sala de aula. Isso promove uma melhora no desempenho do aluno.
A família é essencial para que a criança ganhe confiança, para que se sinta valorizada, para
que se sinta assistida. Que bela a cena de um pequeno rebento tentando dar os primeiros passos, passando do gatinhar para o andar, e a família torcendo, aplaudindo e vibrando. (CHALITA, GABRIEL, 2001, PG26).	
Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados.
A eficácia do professor em minha opinião aumenta quando a criança já chega a escola com bons hábitos. As crianças aprendem melhor quando recebem o estímulo da família.
Se os pais e escola interagem de forma contínua e buscam resolver os problemas imediatamente, considerando sempre às causas dos conflitos e dificuldades, certamente eles encontraram juntas as soluções que favorecem a família, os educadores, a instituição escolar e principalmente, os alunos. Essa é a razão da parceria entre escola e família. De acordo com (CHALITA, GABRIEL, 2001, Pg. 27).
A família deve acompanhar a alfabetização, incentivando a leitura, ajudando nas primeiras escritas, inserindo brinquedos pedagógicos. Melhor seria dar um jogo de habilidades do que uma arma de plástico, um programa educativo do que uma novela seria muito melhor desde que o pai e a mãe participem juntos. A parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também fortifica a escola.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Uma relação de confiança entre a família e a escola, contribui para que a criança tenha mais segurança ao explorar o mundo e descobrir sua própria identidade. Quando os pais confiam na escola e participam da educação dos filhos, eles valorizam a suas descobertas e podem dar continuidade ás experiências realizadas pelas crianças no período escolar. Da mesma forma, a escola também contribui para potencializar a relação familiar e envolver aprendizagens próximas ao seu contexto.
www.cartaeducacao.com.br/new-rss/confianca-entre-familia-e-escola-e-base-para-a-educacao-infantil
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Escolhi o tema da família com participação na escola, pois concordo plenamente que as famílias deveriam participar mais da vida escolar dos seus filhos. Mas isso não é realidade de muitas famílias, falo por experiência, pois toda vez que solicitam a presença dos pais na escola muitos não comparecem. E a presença dos pais não deveria ser mais participativa somente na escola e sim em tudo e em todos os momentos da vida dos seus filhos.
Qualquer projeto educacional depende da participação familiar, por melhor que seja uma escola por mais bem preparada que estejam seus professores, nunca irão suprir a carência deixada por uma família ausente.
REFERÊNCIAS
CHALITA, Gabriel. Educação a solução está no afeto. São Paulo: Gente. 2001.
PORVIR, Marina Lopes Do. Confiança entre família e escola e base para educação infantil: programas procuram fortalecer o vínculo familiar e integrar pais e responsáveis no dia a dia da escola. 2016. Disponível em: www.cartaeducacao.com.br/new-rss/confianca-entre-familia-e-escola-e-base-para-a-educacao-infantil/. Acesso em: 28 março, 2019.
1 Sibele Goni Campos e Cristiane Rosangela scheernann
2 Saionara Aparecida da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Pedagogia (PED2475/3) – Prática do Módulo III – 17/06/2019

Mais conteúdos dessa disciplina