Buscar

RESPOSTA APS - CASO CLÍNICO MR01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: Medicina Veterinária 
DOCENTE: Caroline Primo
DISCIPLINA: Práticas Veterinárias I 
DATA: 02/06/2021 
DISCENTE: Daniely Da Cruz Rabelo Barros 
Respostas 
A)Qual a fonte? Qual a queixa principal?
R:Fonte: O proprietário
Principal queixa: cólica 
B) Para realizar o atendimento, exame físico no animal é ideal que o mesmo seja contido, qual seria a forma de contenção apropriada para o presente caso? 
R:Peia 
C) Você enquanto médico veterinário cite a 03 perguntas de extrema importância para se chegar ao diagnóstico (o motivo da cólica) neste caso em específico?
R: O animal alimenta-se bem? 
Bebe água normalmente? Qual a origem (qualidade) e disponibilidade (quantidade) de água?
Está defecando? Qual o tipo de fezes (duras, moles, pastosas, líquidas)?
D) De acordo com o exame físico realizado descreva as técnicas exploratórias realizadas relacionando as técnicas e os achados clínicos encontrados nesse caso? 
R: Inspeção - A observação do animal pode oferecer inúmeras informações úteis para o diagnóstico, tais como estado mental, postura e marcha, condição física ou corporal, estado dos pelos e pele, formato abdominal.
Nesse caso: O animal apresentava-se incomodado, apático, como a cabeça voltada para o flanco e posição de cifose. Pelame eriçado e sem brilho, com presença de ectoparasitos, condição corporal normal. No exame das mucosas, essas se apresentavam vermelho tijolo. r o exame da cavidade oral, onde encontrou algumas pontas nos dentes molares e lesões na região vestibular da bochecha.
Palpação - O sentido do tato é responsável por informações sobre estruturas superficiais ou profundas. Pela palpação, é possível notar modificações de textura, espessura, consistência, sensibilidade, temperatura, volume, dureza, além da percepção de frêmitos, flutuação, elasticidade, edema e outros fenômenos
Nesse caso: Exame dos linfonodos observou-se que o submandibular direito se apresentava maior que o esquerdo. O pinçamento cutâneo apresentava uma sútil demora de retorno;
Auscultação - O método de auscultação é usado principalmente no exame dos pulmões, em que é possível evidenciar os ruídos respiratórios normais e os patológicos; no exame do coração, para auscultação das bulhas cardíacas normais e suas alterações e para reconhecer sopros e outros ruídos; e no exame da cavidade abdominal, para detectar os ruídos característicos inerentes ao sistema digestório de cada espécie animal.
Nesse caso: Frequência Cardíaca (FC): 64 batimentos por minuto (bpm), e no exame do sistema respiratório evidenciou-se um som claro e uma frequência Respiratória (FR): 34 movimentos por minuto (mpm). , observou-se também hipomotilidade intestinal nos 4 quadrantes e as descargas cecais 1 a cada 5 minutos.
Percussão - Existem dois objetivos básicos para a utilização da percussão: fazer observações com relação à delimitação topográfica dos órgãos; e fazer comparações entre as mais variadas respostas sonoras obtidas. Por meio da percussão, é possível obter três tipos fundamentais de som: claro,timpânico e maciço, e sons espaciais como o metálico.
Nesse caso: No exame do trato gastrointestinal notou-se uma marcante distensão abdominal bilateral, com evidência de som metálico.
E) Quais linfonodos são possíveis de serem avaliados superficialmente nos equinos? Justifique a alteração encontrada.
R: Mandibular, Retro-faríngeo, Pré-escapular ou cervical superficial, pré-crural
O sistema linfático também é uma das principais vias de absorção de nutrientes a partir do sistema gastrintestinal, sendo responsável, principalmente, pela absorção dos lipídios. Finalmente, até mesmo grandes partículas, tais como bactérias, podem abrir seu caminho por entre as células endoteliais dos capilares linfáticos e, desse modo, passar para a linfa.
O exame do sistema linfático (vasos linfáticos e linfonodos) é importante por vários motivos, dentre os quais se destacam: Por participar dos processos patológicos que ocorrem nas áreas ou regiões por eles drenadas, as alterações que ocorrem no sistema linfático são capazes de identificar o órgão ou a região que está acometida
F) De acordo com o exame físico das mucosas, qual a nomenclatura correta? justifique a coloração encontrada. 
R: Congesta ou hiperêmica apresenta cor vermelho- escuro, devido à maior Permeabilidade vascular. Observa-se ingurgitamento dos vasos das mucosas em consequência da estagnação do sangue. 
Pode ser devido: A Inflamaçãoe/ou infecção local, Septicemia/bacteriemia, Febre, Congestão pulmonar, Endocardite, Pericarditetraumática.
G) De acordo com o exame clínico realizado, qual a provável justificativa para o desenvolvimento da cólica nesse cavalo?
R: Alterações na mastigação, em decorrência da diminuição da capacidade mastigatória, resultante de desgaste dentário, podem levar a sinais gastrintestinais, pois os alimentos não são corretamente digeridos, chegando ao estômago com fibras de tamanho maior que o normal, aumentando o tempo de permanência do mesmo no trato digestório, responsável pelo processo de digestão.
O desgaste desigual da superfície oclusal dos dentes da bochecha resultará no desenvolvimento de proeminências agudas, que podem causar obstrução mecânica à trituração do alimento. Além disso, durante a mastigação, essas pontas agudas sobre o aspecto lingual (mandibular) da arcada superior e sobre o aspecto bucal (maxilar) da inferior irão lacerar a mucosa da língua e das bochechas, respectivamente. A dor provocada por essas lesões nos tecidos moles atrapalhará a mastigação normal.
O acúmulo de material fecal ocorre gradativamente, ate que a distensão cause dor, ocorrendo cólica por compactação. As compactações formam-se preferencialmente em locais onde ocorre diminuição do diâmetro intestinal como, por exemplo, flexura pélvica e transição do cólon dorsal direito para o cólon transverso. Além desses locais, podem ocorrer próximas a esfíncteres como, por exemplo, no esfíncter íleo-ceco-cólico, e por isso não apresenta fezes a nível retal.

Outros materiais