Buscar

alimentos%20funcionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Rafaela Pereira de Oliveira
Resumo: A Ingestão de Alimentos Funcionais e Sua Contribuição Para a Diminuição da Incidencias de Doenças 
	O presente artigo nos mostra que os alimentos funcionais não são apenas aqueles que consumidos nas dietas possuem funções nutricionais, mas também produzem efeitos metabólicos e fisiológicos no organismo. Seus efeitos vem sendo estudados em especial nas patologias, como câncer, diabetes, hipertensão, mal de alzheimer, doenças inflamatórias, intestinais e cardiovasculares. 
	No que se refere a esses alimentos é importante frizar que eles não curam doenças, apenas previnem o aparecimento e caso isso ocorrra, ajudam o organismo a combatê-la de uma forma mais eficaz. Eles não devem ser usados como remédio, mais sim incorporados numa dieta para que possam ser consumidos diariamente, ajudando o organismo a se fortalecer. 
	Esses alimentos devem ser consumidos preferencialmente na forma original, inseridos dentro da alimentação, de forma que possam demonstrar o seu real benefício, dentro de um padrão alimentar normal. O ideal é que as pessoas consumam mais frutas, verduras, fibras e alimentos integrais. 
	Os benefícios dos alimentos funcionais são decorrentes a vários efeitos metabólicos e fisiológicos que contribuem para um melhor desempenho no organismo dos indivíduos que os ingerem. Por exemplo: a Luteína atua na proteção da visão contra a ação de radicais livres, catarata e degeneração macular; Ácidos clorogênicos e melanoidinas tem o efeito antidepressivo e inibição do desejo de consumir álcool e drogas ilegais; Compostos sulfurados especialmente a alicina (bactericida) e terpenóides tem efeitos antibacterianos e antivirais. 
	Os alimentos funcionais podem ser encontrados para o consumo humano de duas formas: naturais e artificiais. As formas naturais são alimentos que contém ácidos graxos (linoléico, ômega 3 e 6), fibras, probiótios (lactobacilos e bifidobactérias), compostos fenólicos (resveratrol, isoflavona e zeaxantina) e carotenóides (betacaroteno, licopeno e luteína). 
	Os ácido graxos são componentes orgânicos sintetizados quando as gorduras são quebradase podem ser usados como fontes de energia pelas células. Outro componente são as fibras classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis contribuem para a diminuição do nível de colesterol previnindo doenças cardiovasculares, atuam no combate à obesidade, propiciam o retardo na absorção de glicose e ainda protegem contra o câncer de intestino. Já as fibras insolúveis tem como função acelerar a velocidade do trânsito fecal, aumenta o bolo fecal, estimula o bom funcionamento do intestino, previnindo a constipação intestinal e o câncer coloretal. 
	Os probióticos são alimentos com microrganismos vivos que ajudam no equilíbrio da microbióta intestinal, inibem o crescimento de microrganismos patogênicos e ainda melhoram a digestão e reduzem o risco de tumores. 
	Os compostos fenólicos são antioxidantes que possuem um papel importante na redução da oxidação lipídica, quando incorporados na alimentação humana. Além de conservar a qualidade do alimento, eles também reduzem o risco de patologias como arteriosclerose e câncer. Um exemplo de antioxidantes: antoxantina, presente na batata combate a formação de tumores, além de auxiliar em processos inflamatórios e alérgicos. 
	Os carotenóides são também agentes antioxidantes e estimulam o sistema imunológico. São pigmentos de cor vermelha, verde, alaranjada, ou amarela, encontrada nas células de todos os vegetaisque atuam na fotossíntese. Os grupos mais conhecidos são os: Betacaroteno, licopeno e luteína.
	Enfim, os alimentos funcionais sao importantes para saúde humana , é só mais uma estratégia para prevenir e controlar alguns tipos de doenças crônico-degenerativas, lembrando que eles não impedem o aparecimento de doenças, mas apenas atuam ajudando o organismo a se fortalecer, caso essa doença surja.

Outros materiais