Buscar

Bovino leiteiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

26/05/21
MELHORAMENTO GENÉTICO EM BOVINOS LEITEIROS
A maior parte dos animais que são de aptidão leiteira, tem um processo de seleção maior. A Bovinocultura leiteira no brasil está bem avançado em relação as demais, isso é fruto do mercado grande. Porem ainda não somos autossuficientes, temos que importar derivados de leites de ouros países.
Produção de leite= atividade econômica com papel social. 
Quando estamos na época de seca, é melhor suplementar (dar comida de cocho). Mas nem sempre eles são suplementados, então ocorre queda de oferta de produto, então aumenta a importação de outros países.
A raça holandesa é de referência no mundo pra produção de leite. Essa raça foi a mais trabalhada na questão genético do mundo.
A meta do produtor de leite, ao executar um programa de melhoramento genético é o de usar a herança dos seus animais pela incorporação de novos genes capazes de imprimir-lhes maior produção e produtividade
Em termos técnicos, seu objetivo é o de aumentar o ganho genético pelo uso racional de método de seleção e de reprodução.
O produtor vai escolher selecionar animas pra aumentar o volume de leite produzido, porém a qualidade e quantidade vai diminuir.
Se o produtor quer aumentar a qualidade de leite (aumentar a gordura), vai ter menos volume de leite.
Algumas características que identificam uma boca vaca:
Alta produção de leite com alta porcentagem de gordura, proteína e lactose; longa vida produtiva; problemas reprodutivos mínimos; conformação que reduz a incidência de mastite e doenças de casco; resistência a doenças; conversão alimentar eficiente.
PROVA: Como ver os trejeitos de uma boca vaca leiteira? Na verdade não posso ter certeza se a vaca é uma boa vaca só de ver pela beleza, só porque aparenta ser boa. É preciso medir o leite dela antes de afirmar qualquer coisa. Em MG a gente valia o reprodutor ou matriz em função da sua produção e a produção dos seus filhos e filhas.
Considerações importantes...
O estabelecimento da lactação depende naturalmente da produção de um bezerro. Algumas Femeas nascidas, senão todas, serão mantidas como animais de reposição ou para expansão de rebanho.
Cada característica é em parte herdada dos pais, mas também é influenciada por outros fatores. Por exemplo, uma vaca pode ter habilidade genética para produção de leite, porem sua produção será reduzida em consequência de nutrição inadequada, parto complicado, período seco curto, mastite etc. portando a produção de leite é influenciada pela constituição do ambiente em que o animal está.
Qual a relação entre tipo e produção? 
As correlações genéticas entre tipo (beleza plástica) e produção são baixas. Se o criador deseja melhorar a produção de leite selecionando apenas para o tipo, os resultados serão pobres. 
Seleção para melhoria estética só se justifica em rebanhos de elite e de alta produção de leite. Para a maioria dos produtores de leite, a única e eficaz alternativa é selecionar para produção de leite.
Antagonismos genéticos entre produção e reprodução
Todas vez que começo a selecionar a vaca pra produzir mais leite, essa vaca começa a apresentar problemas reprodutivos. Por quê? Por dois motivos: Pelo balança energético negativo, a vaca perde peso, fica com score corporal mais baixa, diminui o cio. Precisa equilibrar esse balanço. E também pela fisiologia de lactação, durante a ordenha ela libera ocitocina, que interfere na relação de hormônios fsh e Lh, e vai retardar o cio.
Então precisa de uma atenção redobrada nos animais de alta capacidade produtiva de leite por causa desses dois problemas.
Características a serem selecionadas
Produção de leite, produção de gordura do leite (o volume de leite diminue), volume de leite (gordura de leite diminui), reprodução, tipo e conformação, longevidade produtiva
Correções e ajustes – base de comparação
· Idade da vaca.
Não vale a pena trocar uma vaca antiga por uma novilha porque não vou saber se a novilha vai produzir mais leite que a antiga
· Duração da lactação 
De 305 para 365 dias= 1,70
De 365 para 305 dias= 0,85
· Número de ordenhas
2 ordenhas diárias
· Teor de gordura no leite
· Teor de proteína no leite
· Duração do período seco
· Intervalo entre partos
Menor intervalo entre partos. O ideal é de 12 meses
Características morfológicas a selem analisadas na seleção
· Temperamento leiteiro
Elas são dóceis
· Aparência geral
· Sistema mamário
· Capacidade corporal
Seleção capacidade de transmissão prevista”. PTA predicted transmitting ability (DEP)
A PTA é estimada no macho, de transmitir capacidade leiteira pras suas filhas. PTA é somente para melhoramento de gado leiteiro. DEP é melhoramento de gado de corte.
A PTA pode ser trabalhada de 2 maneiras: em relação a sua base genética e ?. Ela muda anualmente que o animal pode ter um aumento ou diminuição do pta.
A DEP não muda. A PTA vai se modificar toda vez que a base genética mexer. O rebanho leiteiro é muito mais alterado geneticamente. 
A PTA tem como referencial a base genética daquela raça. E pra cada raça tem uma base genética diferente. Pra comparar os animais tem que ser da mesma raça! Ex: holandesa om holandesa. E ela muda TODOS OS ANOS.
Como toda estimativa, preciso determinar a acurácia. Todos que apresentam alta acurácia, quer dizer eu posso acreditar naquela informação. Os sumários sempre precisam estar ATUALIZADOS.
Touro positivo/negativo. Por que muda?
A base genética que é o ponto de referência para o cálculo do pta é atualizada de tempos em tempos. O processo genético contínuo dos rebanhos implica em valores crescentes de produção. A alteração da base genética não modifica o mérito dos touros, mas facilita a comparação entre eles.
Seleção: como proceder os acasalamentos
- O úbere é a característica que tem a maior relação com longevidade a produtiva, especialmente a coloração de tetas, a profundidade e o ligamento do úbere anterior. A glândula mamaria tem que ter um tamanho compatível com o tamanho do corpo. Úberes muito baixos são mais susceptíveis a mastite e injúrias. Úbere muito raso (próximo ao corpo) em geral indica baixa produção. A glândula mamaria tem que ser média.
- As pernas, principalmente as traseiras devem ser consideradas. Eliminar animais que possuem pés com má conformação, problemas de fertilidade, mastite.
- Ao estabelecer o objetivo zootécnico, o programa de seleção não deve conter mais do que quatro ou cinco características. A tentativa de corrigir muitas caracteriaticas ao memso tempo reduz consideravelmente a taxa de ganho genético. Uma vez estabelecido o objetivo zootécnico e identificadas as características a serem melhoradas, o próximo passo é a seleção de touros com base nos PTAs.

Outros materiais