Buscar

ATIVIDADE%20REFLEXIVA%20I-patricia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA 1
PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUC.INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ALUNO(A): PATRÍCIA FERREIRA DA SILVA MOTOSO
RGM: 13815163609 Semestre:6 º
TUTOR: Adriana Mesquita
Para iniciar seu plano de estágio para a prática de ensino em educação física elabore um roteiro de reconhecimento escolar que tragam itens de questionamentos, tipos de dados importantes que devem constar para conhecer e mapear a instituição de ensino contendo:
A) Quais pontos você observaria ao adentrar em uma instituição escolar? Indique itens relacionados à estrutura pedagógica geral e específica à Educação Física.
R: A escola tem uma boa estrutura física, tem uma quadra grande,uma área de recreação um lugar propício à aprendizagem dos alunos.onde o professor poderá desenvolver seu trabalho.
B) O que perguntaria aos responsáveis pela gestão escolar? Considere itens para direção, coordenação pedagógica.
R: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.
C) Ao professor de Educação Física o que perguntaria?
R:O profissional da área de Educação Física promove a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, alémde planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas.Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir riscos de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias. Além disso, contribui para desenvolver habilidades nos esportes. É na escola que os alunos aprendem a importância de ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
D) Relativo ao planejamento pedagógico o que seria importante questionar (como projeto pedagógico, plano curricular, plano de ensino e planos de aulas).
 R: O trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo. 
INTRODUÇÃO
 Em conformidade com o material teórico e a entrevista que fiz, pude compreender que o espaço físico escolar possui grande importância para o corpo discente, uma vez que este será cenário diário de estudo, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer. Deve ser convidativo para os alunos, representando relações de intimidade e afetividade, que pode se manifestar através de apreciação visual ou estética e pelos sentidos a partir de uma longa vivência.
 A escola tem uma boa estrutura física, tem uma quadra grande,uma área de recreação um lugar propício à aprendizagem dos alunos.onde o professor poderá desenvolver as atividades.
 A educação física é uma porta para a formação social e de princípios do educando. É preciso que o professor tenha autonomia para administrar e despertar esses valores no aluno, transformando o meio em que vive.
 É importante o professor ter consciência do estado de saúde de seus alunos. Assim, ele poderá desenvolver aulas com mais qualidade, segurança e poderá também orientá-los de forma correta.
 O trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo. Assim também, a escola como um todo, a partir das diretrizes gerais para a rede pública, define-se estabelecendo prioridades e ações, ou seja, seu Projeto de escola.
CONCLUSÃO
 Acredito, portanto, que ao dar a necessária atenção ao espaço físico escolar, teremos uma melhora significativa no ensino da Educação Física, pois serão nesses espaços em que a elaboração do conhecimento, a criatividade, a formação crítica e os objetivos traçados pelo professor etc tomarão formas. Caso contrário, a Educação Física, enquanto educação, tenderá a reproduzir modelos técnicos e mecânicos, como vemos atualmente, "uma neurótica luta contra segundos e a favor dos centímetros" (Oliveira, 2004, p. 105).
O professor tem de acompanhar as mudanças que ocorrem no ensino escolar e valorizar a formação social e cultural dos estudantes. Para isso, é preciso realmente um bom planejamento de aula com informações preciosas para o professor aperfeiçoar dia a dia a sua prática de ensinar. Um dos fatores que desmotiva o aluno é a falta de criatividade daquele professor que não sabe explorar melhor os conteúdos. Segundo o texto, improvisar realmente não é o melhor caminho.
 Dessa forma, aprendi que somente planejando as aulas, é que podemos ter resultados satisfatórios e sucesso no aprendizado dos alunos.
REFERÊNCIAS 
Entrevista feita com a diretora,o professor de Educação Física e o supervisor da escola que faço o estágio. 1. Vasconcelos ATS. Interdisciplinaridade na educação física: valorizando a prática pedagógica no ensino fundamental. [Monografia]. Porto Velho (RO): Universidade Federal de Rondônia; 2007. 
 2. Mello AM. Psicomotricidade, Educação Física e Jogos infantis. 7. ed. São Paulo: Ibrasa, 2009. 
 3. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de diretrizes e bases da educação nacional; lei nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 05 abr. 2014.

Continue navegando