Buscar

1Na formação da bainha de mielina

Prévia do material em texto

1Na formação da bainha de mielina, qual diferença entre os oligodendrócitos e células de Schwann? Onde se localizam respectivamente?
R: As células de Schwann atuam como isolante elétrico para os neurônios do SNC. As células de Schwann se localizam no SNP e possuem um prolongamento que se enrola em torno de um segmento de um único axônio. Os oligodendrócitos, por sua vez, isolam os neurônios do SNC, sendo que cada oligodendrócito possui prolongamentos que envolvem diversos axônios. As células de Schwann, à diferença dos oligodendrócitos, são capazes de invadir o SNC para remielinizar axônios desmielinizados, sempre que os astrócitos tenham sido destruídos. O brometo de etídio é uma droga gliotóxica usada para induzir desmielinização com o desaparecimento precoce de astrócitos, de modo que as células de Schwann têm liberdade para invadir o SNC.
Com base nos critérios funcionais o sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso visceral. O sistema nervoso somático é aquele que relaciona o organismo com o meio ambiente. Apresenta um componente aferente e outro eferente. O sistema nervoso visceral é aquele que se relaciona com a inervação e controle das estruturas viscerais, também apresenta componente aferente e outro eferente. Em relação ao texto acima, quais as diferenças entre o sistema nervoso visceral e somático aferentes?
R:O sistema nervoso somático aferente conduz sinais de neurônios sensoriais ao sistema nervoso central como exemplo os mecanorreceptores.Já o sistema nervoso visceral é o responsável pelo controle dos músculos lisos, do cardíaco e da secreção das glândulas exócrinas.
Determine as funções dos neurônios aferentes, neurônios eferentes e neurônios de associação ou interneurônios.
R: NEURÔNIO AFERENTE: São os que recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao SNC. NEURÔNIOS EFERENTES: Transmitem os impulsos motores (resposta e estímulo) e INTERNEURÔNIOS: Estabelecem ligações entre os neurônios receptores e os neurônios motores.
linguagem verbal é um fenômeno complexo do qual participam áreas corticais e sub corticais, tendo sem dúvidas, o córtex cerebral o papel mais importante. Admite-se a existência de apenas duas áreas corticais para a linguagem: uma anterior (área de Broca) e outra posterior (área de Wernicke), ambas de associação. Em relação ao texto responda:A - A que estão relacionadas às áreas de Broca e de Wernicke?B - Como são denominados os distúrbios de linguagem originados por lesões destas áreas e quais os déficits encontrados em indivíduos com lesão na área de Broca e de indivíduos com lesão na área de Wernicke?
R: Área de Wernicke é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala. Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada. Danos causados na área de Wernicke podem fazer com que uma pessoa que escute perfeitamente e reconheça bem as palavras, seja incapaz de agrupá-las para formar um pensamento coerente, caracterizando a doença conhecida como Afasia de Wernicke.
Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem contem os programas motores da fala. Essa área é localizada no giro frontal inferior, que participa do processo de decodificação fonológica e que vai organizar a resposta motora com a finalidade de executar a articulação da fala após receber o estímulo transmitido e processado pela área de Wernicke." Os distúrbios de linguagem são denominados afasia de broca, afasia motora ou não fluente, pois as pessoas tem dificuldade em falar, mesmo que possam entender a linguagem ouvida ou lida. Tem dificuldade em dizer as coisas, fazendo pausa pra procurar a palavra certa.
O sistema nervoso central tem sete divisões principais. Porém todo comportamento é mediado pelo SNC, que consiste em medula e encefalo. O encefalo é composto de seis regiões, cada uma podendo ser subdivididas em muitas áreas anatômicas e funcionalmente distintas. Descreva as seis principais divisões encefálica.
BULBO RAQUIDIANO:  é a porção inferior do tronco encefálico, juntamente com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. ... É um órgão condutor de impulsos nervosos.
HIPOTÁLAMO:  é uma região do encéfalo dos mamíferos (tamanho aproximado ao de uma amêndoa) localizado sob o tálamo, formando uma importante área na região central do diencéfalo, tendo como função regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas. 
CORPO CALOSO:  é uma estrutura do cérebro de mamíferos localizada na fissura longitudinal que conecta os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. É a maior estrutura de substância branca no cérebro, consistindo de 200-250 milhões de projeções axônicas contralaterais. Muito da comunicação inter-hemisférica do cérebro, entre o 3º e 4º ventrículos, é conduzida através do corpo caloso.
TÁLAMO: é uma estrutura localizada no diencéfalo, entre o córtex cerebral e o mesencéfalo, formada fundamentalmente por substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo . São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais. Dentre suas funções estão a transmissão de sinais motores e sensitivos para o córtex , além da regulação da consciência, sono e estado de alerta.
FORMAÇÃO RETICULAR:  é uma parte do tronco cerebral (ou tronco encefálico) que está envolvida em ações como os ciclos de sono, o despertar e a filtragem de estímulos sensoriais, para distinguir os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes. A sua principal função é ativar o córtex cerebral.
CEREBELO: é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio, pelo controle do tónus muscular, dos movimentos involuntários e aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, saltar, andar de bicicleta, entre outras atividades. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelares, e por uma parte central, chamada de Vermis. 
ALESSANDRA COELHO VALENTIM
AV2 NEUROANATOMOFISIOLOGIA
MATRÍCULA 201907347321

Continue navegando