Buscar

GABARITO 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Comunicação Corporativa
Após mais de duas décadas de discussões, no ano de 2016, um novo acordo ortográfico entrou em vigor no Brasil (Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). A adoção desse acordo apontou muitas mudanças na grafia de palavras.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 1.
Considerando os estudos feitos na disciplina, assinale a alternativa que aponta a grafia correta de palavra, conforme o acordo ortográfico que passou a vigorar em 2016: 
Nota: 0.0
	A	
supra renal
	B	
neo-acadêmico
	C	
tres
	D	
médiuns
Gabarito: suprarrenal, neoacadêmico, três, médiuns e linguiça.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 49, 52, 53 e 56.
	E	
lingüiça
Questão 2/10 - Comunicação Corporativa
“Além da atenção que você precisa dar à construção dos parágrafos, é importante que a redação das frases não comprometa a clareza do texto.” 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 4.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – Na frase: O salário de um professor é mais baixo do que um médico, da forma como foi escrita a comparação ocorre entre o tamanho do salário e o tamanho do médico. Isso é chamado de erros de comparação
II – O uso excessivo da palavra “que” dever ser evitado na construção de frases.
III – A ausência de paralelismos é quando utilizamos chavões nas frases, que são aquelas expressões que perderam o sentido
IV – Quando usamos o sujeito como complemento na redação das frases, estamos repetindo ideias de forma desnecessária.
Nota: 10.0
	A	Apenas as assertivas I e II estão corretas
Você acertou!
Na frase: O salário de um professor é mais baixo do que um médico, da forma como foi escrita a comparação ocorre entre o tamanho do salário e o tamanho do médico. Isso é chamado de erros de comparação; o uso excessivo da palavra que dever ser evitado na construção de frases. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 4, p. 183, 185, 187 e 188. 
	B	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	C	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
	D	
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	E	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Questão 3/10 - Comunicação Corporativa
Com a expansão da internet, o e-mail tornou-se a forma mais rápida, barata e cômoda de comunicação entre pessoas e empresas.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 3.
Assinale a alternativa correta em relação às características do gênero textual e-mail:
 
Nota: 10.0
	A	
E-mails, como qualquer correspondência, não valem como prova em juízo.
	B	
Pode-se usar pontuação (!!!!!, ?????,!?!?!) para expressar sentimentos em e-mail nas empresas.
	C	
Não há necessidade de revisar os e-mails antes de enviá-los.
	D	
É importante indicar no campo Assunto qual é o tema a ser tratado.
Você acertou!
Gabarito: É importante indicar no campo Assunto qual é o tema a ser tratado – as outras alternativas estão ao contrário do que é indicado no livro base.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 155-159.
	E	
Os e-mails importantes devem ser escritos todo em caixa alta (letra maiúscula)
Questão 4/10 - Comunicação Corporativa
Estudou-se na disciplina sobre os diversos modelos de argumentação, expondo-se que é preciso ter sempre em mente que a argumentação é o corpo do texto. Então leia o texto a seguir: “O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente para os desobedientes.”
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 3.
Com base nos estudos da disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o modelo de argumentação empregado no texto acima:
Nota: 10.0
	A	
Argumentação por citação de autoridade.
	B	
Argumentação por comprovação.
	C	
Argumentação por causa e consequência.
	D	
Argumentação por raciocínio lógico.
Você acertou!
Gabarito: Argumentação por raciocínio lógico. A criação das relações de causa e efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoa que pode ser contestada. Exemplo: “O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente para os desobedientes”.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p.144.
 
	E	
Argumentação por constatação.
Questão 5/10 - Comunicação Corporativa
A diferença entre tema e título é frequente. Enquanto o tema compreende o assunto proposto para discussão, o título sintetiza o conteúdo discutido.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 3.
De acordo com as orientações do livro base, o título preferivelmente deve ser dado em que momento?
Nota: 10.0
	A	
Antes da elaboração do texto.
	B	
Durante a elaboração do texto.
	C	
Após a elaboração do texto.
Você acertou!
Gabarito: O título deve ser dado, preferencialmente, após a elaboração do texto.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 125.
	D	
Juntamente com o tema.
	E	
Ao mesmo tempo da elaboração do texto.
Questão 6/10 - Comunicação Corporativa
Após mais de duas décadas de discussões, no ano de 2016, um novo acordo ortográfico entrou em vigor no Brasil (Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). A adoção desse acordo constituiu-se em um passo em direção à pretendida unificação ortográfica de países lusófonos, isto é, aqueles cujo idioma oficial é a língua portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé, Guiná-Bissau e Timor Leste. Porém, essas alterações apresentadas pelo acordo dizem respeito a alguns itens.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 1.
Considerando os estudos feitos na disciplina, analise se os itens adiante dizem respeito às alterações mencionadas acima. Após, assinale a alternativa que representa a análise correta:
I. Alfabeto
II. Trema
III. Emprego do hífen
IV. Acentuação gráfica
V. Pontuação
Nota: 10.0
	A	
Todos os itens com o novo acordo ortográfico
	B	
Somente os itens I, II, III e IV sofreram alterações com o novo acordo ortográfico
Você acertou!
Gabarito: Somente os itens I, II, III e IV sofreram alterações com o novo acordo ortográfico. As alterações feitas no novo acordo dizem respeito ao (à): Alfabeto, Trema, Emprego do hífen, Acentuação gráfica.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 48.
 
	C	
Somente os itens II, IV e V sofreram alterações com o novo acordo ortográfico
	D	
Somente os itens III e IV sofreram alterações com o novo acordo ortográfico
	E	
Somente os itens IV e V sofreram alterações com o novo acordo ortográfico
Questão 7/10 - Comunicação Corporativa
Homônimos são palavras que apresentam identidade (isto é, são
iguais) na grafia e/ou na pronúncia, mas apresentam significação diferente. Parônimos são palavras parecidas na grafia e/ou na pronúncia. Lembre-se: Parecido não é igual!
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 2.
Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as expressões sublinhadas na frase a seguir.
Parecia estar prestes a acontecer uma nova greve de ônibus, pois os empresários mostraram-se pouco sábios na resolução dos problemas dos trabalhadores, opondo-se à doação de aumento aos motoristas e cobradores.
Nota: 10.0
	A	
eminente – incipientes – seção
	B	iminente – insipientes – cessão
Você acertou!
Gabarito: iminente significa que está a ponto de acontecer; insipientes – que não têm conhecimento, ignorantes; e cessão – ceder, conceder, doar.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 115 e 116.
 
	C	iminente – incipiente – cessão
	D	
eminente – insipientes – seção
	E	
iminente – insipiente – sessão
Questão 8/10 - Comunicação Corporativa
“É preciso ter sempre em mente que a argumentação é o corpo do texto. É por meio dela que apresentamos nosso ponto de vista, cujo propósito é convencer alguém a mudar de opinião ou alterar um comportamento”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Para dar credibilidade ao argumento proposto podemos citar pessoas de prestígio, conhecedoras do assunto. Esse é um modelo de argumentação conhecido como argumentação por citação de autoridade.
II – O modelo de argumentação por comprovação é usado quando o autor do texto sustenta a sua argumentação por meio da apresentação de dados, estatísticas e percentuais.
III – Exemplos não podem ser usados como recurso para argumentação. Pois o leitor não sabe se eles são verdadeiros ou não. 
IV – Quando usamos relações de causa (os motivos, porquês) e de consequência (os efeitos), estamos utilizando um modelo de argumentação conhecido como argumentação por causa e consequência.
Nota: 10.0
	A	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	B	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	C	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Para dar credibilidade ao argumento proposto podemos citar pessoas de prestígio, conhecedoras do assunto. Esse é um modelo de argumentação conhecido como argumentação por citação de autoridade; O modelo de argumentação por comprovação é usado quando o autor do texto sustenta a sua argumentação por meio da apresentação de dados, estatísticas e percentuais; quando usamos relações de causa (os motivos, porquês) e de consequência (os efeitos), estamos utilizando um modelo de argumentação conhecido como argumentação por causa e consequência. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3, pp. 143,144 e 146.
	D	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
	E	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Questão 9/10 - Comunicação Corporativa
Uma língua nunca é falada da mesma forma por seus usuários, porque ela está sempre sujeita a variações. Existem vários aspectos que interferem na produção linguística e contribuem para o aparecimento dessas variações. Leia o fragmento a seguir, retirado de uma crônica de Carlos Drumond de Andrade: “Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 1.
Com base nos estudos da disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente a variação em que se encaixa o fragmento acima transcrito, retirado da crônica de Carlos Drummond de Andrade:
Nota: 10.0
	A	
Espaço
	B	
Tempo
Você acertou!
Gabarito: A alternativa correta é ‘Tempo’, conforme item ‘Língua padrão e variantes linguísticas’ do capítulo 1 do livro base. Tempo: o português falado hoje é diferente do português de décadas e, principalmente, de séculos atrás.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 26-27.
	C	
Grupo social
	D	
Atividade profissional
	E	
Situação comunicativa
Questão 10/10 - Comunicação Corporativa
Estudou-se na disciplina que acentuam-se as palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima), porém somente quando terminadas em: L; N; R; X; OS; Ã(s); I(s); U(s); UM, UNS; NOS; ditongos crescentes; ditongos +EI, +EIS.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 1.
Com base nessas informações, observe as palavras apontadas abaixo e assinale a alternativa na qual as palavras foram acentuadas adequadamente: 
Nota: 10.0
	A	
Volei, gavea.
	B	
Álbum, pólen.
Você acertou!
Gabarito: vôlei; gávea; álbum, pólen; ônix; elétron; espontâneo; órgãos; rubricas, íons.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 56.
	C	Onix, eletrôn.
	D	
Espontaneo, orgâos.
	E	
Rúbricas, ions

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais