Buscar

O Nordeste e o preconceito linguístico


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Nordeste e o preconceito linguístico
 Conhecido como uma das regiões mais pobres do Brasil, é a que mais sofre discriminação linguística. A região nordeste hoje, apesar de todo desenvolvimento cultural e estrutural da sociedade, infelizmente ainda sofre preconceito linguístico e esse preconceito foi escancarado mais ainda depois dos resultados da eleição de 2018, quando uma onda de comentários ofensivos contra os nordestinos se alastrou por todas as redes sociais. 
 O preconceito também é visto em novelas, quando o nordestino é colocado como grosso, bravo e é feito de chacota por causa de seu sotaque e gírias. Essa maneira de demostrar que o sotaque do nordeste é algo engraçado é o que causa o preconceito entre pessoas, em sua maior parte do sudeste.
 O Brasil é um país de grandes diversidades, logo é inadmissível zombar de alguém por suas diferenças. Logo, para um melhor conhecimento das culturas do país e diversidades linguísticas, as escolas e os pais devem estimular as crianças através de leituras sobre a região, como filmes que demostrem que há várias formas de expressões e que falar diferente do que já se conhece não quer dizer que é errado, logo não é algo que se deva debochar. A grande mídia deve estimular a diferença com propagandas que mostre que uma palavra pode ter vários significados, dependendo da região, assim informar melhor a sociedade sobre as variações da língua portuguesa.

Continue navegando